Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Matemática Aplicada e Estatística
 
Disciplina: SME0825 - Metodologia Científica I
scientific methodology I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Apresentar ao estudante a linguagem científica através de uma visão geral da experimentação e das várias formas de planejamento de uma pesquisa.
 
introduce the student the scientific language through an overview of the trial and the various forms of planning a survey .
 
 
Programa Resumido
Introdução ao estudo de Metodologia Científica. O trabalho de pesquisa, sua divulgação e sua aplicação. A biblioteca como fonte de informação.
 
Introduction to Scientific Methodology . The research , its dissemination and application . The library as a source of information.
 
 
Programa
1. O que é pesquisa? Por que fazer pesquisa? Por que elaborar um projeto de pesquisa? 2. Método e eficiência nos estudos e na realização de um projeto de pesquisa. - Capacidades e necessidades implicadas: - Planejar: prever prazos, organizar tempo, providenciar o necessário, quantificar esforços, respeitar compromissos;- Leitura: Pré-leitura (seleção do relevante); - Leitura analítica / crítica (reconhecer e compreender as unidades de leitura, fazer analogias, recorrer à memória, distinguir fatos de opiniões, identificar objetivos do autor, avaliar fontes, iluminar texto – quando, quanto, o quê, como, por quê, formas, tomar notas; - sequenciar, definir, sintetizar, esquematizar – níveis hierárquicos, reelaborar material lido – reordenar, levantar questões e resumir); -Prática de leitura analítica; - Resumo: Regras de redução de informação, Prática comentada.
 
1. What is research? Why do research ? Why Develop a research project ? 2 . Method and efficiency studies and conducting a research project . - Capabilities and requirements involved : - Planning : provide deadlines , organize time, provide the necessary efforts to quantify, meeting commitments; - Reading : Pre - reading ( selecting relevant ) - Analytical reading / critique ( recognize and understand the reading units, analogies, resorting to memory, distinguish fact from opinion, identify objectives of the author, evaluating sources, highlight text - when , how , what, how , why, forms , take notes , - sequence , define, synthesize , lay - hierarchical levels , reworking material read - reorganize , raise questions and summarize ) ; - practice analytical reading ; - Summary : Rules for reducing information Practice commented
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas e exemplos práticos.
Critério
Média ponderada das notas de provas e trabalhos práticos.
Norma de Recuperação
Número de provas: no mínimo uma (01) e no máximo duas (02) provas.
Critério de aprovação: a nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
• MF = 5 se 5 <= MR <= (10 - MS)
• MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 - MS)
• MF = MS se MR< 5
 
Bibliografia
     
Livro Texto:
-ANDRADE, M.M. “Introdução à Metodologia do Trabalho Científico”. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.

Bibliografia Complementar:
-CERVO, A.L.; BERVIAN, P. “Metodologia Científica”. 5ª ed., São Paulo: Prentice-Hall, 2002.
-RUIZ, J.A. “Metodologia Científica: Guia para Eficiência nos Estudos”. 5ª ed., São Paulo: Atlas, 2002.
 

Clique para consultar os requisitos para SME0825

Clique para consultar o oferecimento para SME0825

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP