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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Matemática Aplicada e Estatística
 
Disciplina: SME0876 - Teoria de Resposta ao Item
Item Response Theory

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
Fornecer ao aluno os conceitos básicos da análise clássica para avaliação de questionários e provas e apresentar as vantagens da Teoria de Resposta ao Item (TRI) sobre as técnicas anteriores. Apresentar os principais modelos da TRI, métodos de estimação de seus parâmetros e exemplificar suas aplicações em áreas como Educação, Medicina e Marketing.
 
Study the basic concepts of Classical Test Theory (CTT) for psychometric analysis of a test in contrast to Item Response Theory (IRT) analysis in the same sense. Present the main IRT models, estimation methods and practical application in areas as Education, Medicine and Marketing.
 
 
Programa Resumido
Análise Clássica. Principais modelos unidimensionais da TRI. Métodos de Estimação. Aplicações.
 
 
 
Programa
Métodos da análise clássica de provas e questionários. Vantagens da TRI sobre os métodos clássicos. Principais modelos unidimensionais da TRI (para dados dicotômicos, nominais e ordinais). Estimação por máxima verossimilhança, máxima verossimilhança marginal e métodos bayesianos (marginal e por Monte Carlo via Cadeia de Markov). Equalização. Aplicações a dados de diferentes áreas, tais como Educação, Psicologia e Marketing.
 
Some methods of CTT for psychometric properties of a test. Unidimensional IRT models: for binary, nominal and ordinal response. CTT x IRT: advantages and disadvantages. Estimation methods: Maximum likelihood, marginal maximum likelihood, bayesian (marginal, EAP, MAP and MCMC). Equating. Practical applications: in Education, in Psychology and in Marketing.
 
 
Avaliação
     
Método
Exposição teórica com vistas aos objetivos aplicativos da matéria, seguida de exercícios e trabalhos práticos dentro e fora da classe.
Critério
Média ponderada das provas.
Norma de Recuperação
Número de provas: no mínimo uma (01) e no máximo duas (02) provas.
Critério de aprovação: a nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
• MF = 5 se 5 <= MR <= (10 - MS)
• MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 - MS)
• MF = MS se MR< 5
 
Bibliografia
     
Livros Texto:
- ANDRADE, D.F.; TAVARES, H.R.; VALLE, R.C. “Teoria de resposta ao item: conceitos e aplicações”. São Paulo: Associação Brasileira de Estatística, 2000.

Bibliografia Complementar:
- BAKER, F.B. “Item Response Theory - Parameter Estimation Techniques”. New York: Marcel Dekker Inc., 1992.
- EMBRETSON, S.E.; REISE, S.P. “Item response theory for psychologists”. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Inc., Publishers, 2000.
- HAMBLETON, R.K,; SWAMINATHAN, H.; ROGERS, H.J. “Fundamentals of item response theory”. London: Sage Publications Inc, 1991.
- LINDEN, W.J. VAN DER; HAMBLETON, R.K. “Handbook of modern item response theory”. New York: Springer, 1996.
 

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