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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Materiais
 
Disciplina: SMM0157 - Mecânica de Autoveículos I
Vehicle Dynamic I

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2000 Desativação:

Objetivos
Estudo do desempenho dos autoveículos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
75860 - Antonio Carlos Canale
 
Programa Resumido
Forças em equilíbrio num autoveículo. Aceleração e movimentos de rotação. Freios. Movimento das rodas elásticas, sistemas de esterçamento dos autoveículos. Alguns ábacos de desempenho. Dinâmica de frenagem. Deternmionação de alguns dos limites de desempenho dos autoveículos. Tipos e alguns aspectos gerais das suspensões.
 
 
 
Programa
Forças em equilíbrio num autoveículo. Aceleração e movimentos de rotação. Freios. Movimento das rodas elásticas, sistemas de esterçamento dos autoveículos. Alguns ábacos de desempenho. Dinâmica de frenagem. Deternmionação de alguns dos limites de desempenho dos autoveículos. Tipos e alguns aspectos gerais das suspensões.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas, aulas de exercícios.
Critério
Média ponderada das notas atribuidas ao aluno em provas e trabalhos.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
STEEDS, W. Mechanics of road vehicles.B ERNACLE, H.R. Mechanics of automobiles. HUCHO, W.H. Aerodynamics of road vehicles, from fluid mechanics to vehicle engineering. Butterworth, 1987. CANALE, A.C. Automobilismo, dinâmica e desempenho. S.Paulo, Erica, 1989. CANALE, A.C. Estudo do desempenho de autoveículos rodoviários considerando o passeio do centro de gravidade e restrições impostas pelo binômio pneumático x pavimento. S.Carlos, EESC/USP, 1991, tese de doutorado. GILLESPIE, T.G. Fundamentals of Vehicle Dyamics. SAE, 1992.
 

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