Ao final do curso o aluno deverá ter adquirido as seguintes competências específicas (C): C1: Conhecer os sistemas de um autoveículo referentes à tração e frenagem. C2: Compreender a interação destes sistemas no desempenho dos veículos. C3: Criar programas de simulação para estudo do desempenho na tração e na frenagem de veículos rodoviários. Para alcançar as competências (C) listadas acima, o aluno deverá desenvolver as seguintes habilidades (H): H1: Estudar os fundamentos da dinâmica veicular na tração e na frenagem. H2: Relacionar e saber modelar matematicamente e computacionalmente os sistemas do veículo para a determinação do seu desempenho. H3:Utilizar os programas de simulação no estudo do desempenho da frenagem e tração
Balanço de forças em um autoveículo: forças de frenagem, tração e de resistência ao movimento. Estudo da dinâmica longitudinal (tração e frenagem). Conhecimento dos sistemas que compõem o veículo e suas funções de transferência. Elaboração de programa de simulação em computador com aplicação em um veículo exemplo.
Equações de movimento. Determinação do centro de gravidade, momentos e produtos de inércia. Contato pneumático x pavimento. Forças longitudinais produzidas pelos pneus. Funções de transferência de um pneu em contato com o pavimento. Forças de resistência ao rolamento. Forças de resistência do ar. Forças de tração. Motor, embreagem, caixa de mudança de marchas, diferenciais. Forças de frenagem. Legislação sobre a frenagem. Componentes do sistema de freios. Cálculo das forças de frenagem. Ábacos de desempenho na tração. Elaboração de programa de simulação na tração e na frenagem. Determinação do desempenho de um veículo exemplo usando simulação em computador.
STEEDS, W. Mechanics of road vehicles. B ERNACLE, H.R. Mechanics of automobiles. HUCHO, W.H. Aerodynamics of road vehicles, from fluid mechanics to vehicle engineering. Butterworth, 1987. CANALE, A.C. Automobilismo, dinâmica e desempenho. S.Paulo, Erica, 1989. CANALE, A.C. Estudo do desempenho de autoveículos rodoviários considerando o passeio do centro de gravidade e restrições impostas pelo binômio pneumático x pavimento. S.Carlos, EESC/USP, 1991, tese de doutorado. GILLESPIE, T.G. Fundamentals of Vehicle Dyamics. SAE, 1992.