Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Materiais
 
Disciplina: SMM0157 - Mecânica de Autoveículos I
Vehicle Dynamic I

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Ao final do curso o aluno deverá ter adquirido as seguintes competências específicas (C):
C1: Conhecer os sistemas de um autoveículo referentes à tração e frenagem.
C2: Compreender a interação destes sistemas no desempenho dos veículos.
C3: Criar programas de simulação para estudo do desempenho na tração e na frenagem de veículos rodoviários.
Para alcançar as competências (C) listadas acima, o aluno deverá desenvolver as seguintes habilidades (H):
H1: Estudar os fundamentos da dinâmica veicular na tração e na frenagem.
H2: Relacionar e saber modelar matematicamente e computacionalmente os sistemas do veículo para a determinação do seu desempenho.
H3:Utilizar os programas de simulação no estudo do desempenho da frenagem e tração
 
The following specific competences (C) related to the mechanical manufacturing processes will must be achieved by students at the end of course: C1: Know the systems of a vehicle relating to traction and braking. C2: Understand the interaction of these systems on vehicle performance. C3: Create simulation programs to study the traction and braking performance of road vehicles. In order to achieve the above competences (C) the student will need to develop the following abilities (A): A1: Study the fundamentals of vehicle dynamics in traction and braking. A2: Relate and know how to mathematically and computationally model the systems used in the vehicle to determine its performance. Alterações aprovadas na 444o reunião do Conselho do SMM, realizada em 13/11/2023 SMM0157 - Mecanica de Autoveículos I A3: Use simulation programs to study braking and traction performance.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
75860 - Antonio Carlos Canale
 
Programa Resumido
Balanço de forças em um autoveículo: forças de frenagem, tração e de resistência ao movimento.
Estudo da dinâmica longitudinal (tração e frenagem).
Conhecimento dos sistemas que compõem o veículo e suas funções de transferência.
Elaboração de programa de simulação em computador com aplicação em um veículo exemplo.
 
Balance of forces in a vehicle: braking, traction and movement resistance forces. Study of longitudinal dynamics (traction and braking). Knowledge of the systems that make up the vehicle and their transfer functions. Development of a computer simulation program with application to an example vehicle.
 
 
Programa
Equações de movimento. Determinação do centro de gravidade, momentos e produtos de inércia.
Contato pneumático x pavimento.
Forças longitudinais produzidas pelos pneus.
Funções de transferência de um pneu em contato com o pavimento.
Forças de resistência ao rolamento.
Forças de resistência do ar.
Forças de tração. Motor, embreagem, caixa de mudança de marchas, diferenciais.
Forças de frenagem. Legislação sobre a frenagem.
Componentes do sistema de freios.
Cálculo das forças de frenagem.
Ábacos de desempenho na tração.
Elaboração de programa de simulação na tração e na frenagem.
Determinação do desempenho de um veículo exemplo usando simulação em computador.
 
Equations of motion. Determination of the center of gravity, moments and products of inertia. Pneumatic contact x pavement. Longitudinal forces produced by tires. Transfer functions of a tire in contact with the pavement. Rolling resistance forces. Air resistance forces. Traction forces. Engine, clutch, gearbox, differentials. Alterações aprovadas na 444o reunião do Conselho do SMM, realizada em 13/11/2023 Braking forces. Braking legislation. Brake system components. Calculation of braking forces. Traction performance abacos. Preparation of a simulation program for traction and braking. Determining the performance of an example vehicle using computer simulation.
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação Aulas expositivas teóricas, aulas de exercícios. Método Média ponderada das notas atribuidas ao aluno em provas e trabalhos. Cada habilidade (H) será avaliada baseada em metodolgias ativas como segue: H1: Exercícios em sala de aula H2: Exercícios em terminal de computador. H3: Aplicação do programa de simulação criado em um veículo exemplo escolhido pelo próprio aluno.
Critério
Média aritmética das notas atribuidas ao aluno em provas e trabalhos maior ou igual a 5.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) f) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
STEEDS, W. Mechanics of road vehicles.
B ERNACLE, H.R. Mechanics of automobiles.
HUCHO, W.H. Aerodynamics of road vehicles, from fluid mechanics to vehicle engineering. Butterworth, 1987.
CANALE, A.C. Automobilismo, dinâmica e desempenho. S.Paulo, Erica, 1989.
CANALE, A.C. Estudo do desempenho de autoveículos rodoviários considerando o passeio do centro de gravidade e restrições impostas pelo binômio pneumático x pavimento. S.Carlos, EESC/USP, 1991, tese de doutorado.
GILLESPIE, T.G. Fundamentals of Vehicle Dyamics. SAE, 1992.
 

Clique para consultar os requisitos para SMM0157

Clique para consultar o oferecimento para SMM0157

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP