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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Materiais
 
Disciplina: SMM0171 - Mecânica de Autoveículos II
Vehicle Dynamic II

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2002 Desativação:

Objetivos
Complementaar formação básica em Mecânica de Autoveículos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2088405 - Alvaro Costa Neto
 
Programa Resumido
1.Introdução. 2.Influência da Suspensão na Dinâmica Vertical; 3.Influência da Suspensão na Dinâmica Lateral; 4.Suspensões Veículares; 5.Análise da Geometria das Suspensões.
 
 
 
Programa
1.Introdução. 2.Influência da Suspensão na Dinâmica Vertical; 3.Influência  da Suspensão na Dinâmica Lateral; 4.Suspensões Veículares; 5. Análise da Geometria das Suspensões. 
1. INTRODUÇÃO = 1.1 Modelos Matemáticos 1.2 Introdução à Dinâmica de Veículos 1.3 Classificação dos Problemas em Dinâmica de Veículos 1.4 Sistemas de Coordenadas em Dinâmica de Veículos 1.4 Sistemas de Coordenadas e Grandezas Físicas
2. INFLUÊNCIA DA SUSPENSÃO NA DINÂMICA VERTICAL 2.1 Descrição das Irregularidades da Via 2.2 Modelos do Conjunto Chassis e Suspensão 2.3 Modelo "Quarter-Car" 2.3.1 Análise da RF para Alguns Pares Entrada Saída 2.3.2 Efeito da Rigidez da Suspensão 2.3.3 Efeito do Amortecimento 2.3.4 Ressonância do Conjunto Roda/Suspensão 2.4 Modelo Bidimensional - 2 DOF - 1 Massa 2.5 - Tolerância do Ser Humano à Vibrações 3. INFLUÊNCIA DA SUSPENSÃO NA DINÂMICA LATERAL 3.1 Sistema de Direção 3.2 Dinâmica Lateral de um Modelo "Single Track" 3.3 Análise de Estabilidade 3.4 Resposta de Regime Permanente 3.5 Tendência de Esterçamento 3.6 "Steer Gradient" 3.7 Obtenção do "Steer Gradient" 3.8 Efeito da Geometria da Suspensão 4. SUSPENSÕES VEÍCULARES 4.1 Geometria de Suspensões 4.2 Terminologia da Geometria de Suspensões 4.2.1 Definições Básicas 4.2.2 Ângulo de Cambagem 4.2.3 Ângulo de Caster 4.2.4 Ângulo de Convergência 4.2.5 Ângulo de "Kingpin" 4.3 Tipos de Suspensão 4.3.1 Suspensão de Feixe de Molas ("Hotchhkiss") 4.3.2 Suspensão de 4 Barras ("Four Link") 4.3.3 Suspensão de Barra de Torção ("Torsion Beam") 4.3.4 Suspensão de Bandeja Dupla 4.3.5 Suspensão Traseira Multibarras ("Quadra Link") 4.3.6 Suspensão do Tipo MacPherson 4.3.7 Suspensão do Tiplo "Tralling Arm" 4.3.8 Suspensão do Tipo "Swing Axle" 4.3.9 Suspensão do Tipo "Semi-Traling Arm" 5. ANÁLISE DA GEOMETRIA DE SUSPENSÕES 5.1 Introdução 5.2 Análise da Vista Lateral: Geometria "Anti" 5.2.1 Análise por Braços Equivalentes: Vista Lateral 5.2.2 Geometria "Anti-Pitch" e "Anti-Squat" 5.2.3 Geometria "Anti-Dive" 5.3 Análise da Vista Frontal: "Roll Center" 5.3.1 Introdução 5.3.2 Determinação do "Roll Center" 5.3.3 Suspensão SLA 5.3.4 Suspensão do Tipo MacPerson 5.3.5 Suspensão do Tipo "Swing Arm" 5.3.6 Suspensão Traseira de 4 Barras 5.3.7 Suspensão Traseira de 3 Barras 5.3.6 Suspensão de Feixe de Molas ("Hotchkiss").
 
 
 
Avaliação
     
Método
Expositivos e Exercícios.
ATIVIDADES DISCENTES: Exercícios em Computador.
Critério
Média ponderada das notas atribuídas ao aluno em provas, trabalhos, exercícios, relatórios e listas.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Costa Neto, A. Suspensão e Dirigibilidade, Apostila.
Gillespie, T.D. 1992 Fundamentals of Vehicle Dynamics, Society of Automotive Engineers, Inc., USA.
Reimpell, J. & Stoll, H. 1996 The Automotive Chassis: Engineering Principles, Society of Automotive Engineers, Inc., USA.
Rill, G. Vehicle Dynamics, Apostila, FH Regensburg.
Milliken, W.F. & Milliken, D.L. 1995 Race Car Vehicle Dynamics, Society of Automotive Engineers, Inc., USA.
 

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