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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Materiais
 
Disciplina: SMM0171 - Mecânica de Autoveículos II
Mechanics of vehicles II

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Ao final do curso o aluno deverá ter adquirido as seguintes competências específicas (C):
C1: Conhecer os sistemas de um autoveículo referentes à dinâmica lateral.
C2: Compreender a interação destes sistemas no desempenho dos veículos na dinâmica lateral (curvas).
C3: Criar programas de simulação para estudo do desempenho na dinâmica lateral de veículos rodoviários.
Para alcançar as competências (C) listadas acima, o aluno deverá desenvolver as seguintes habilidades (H):
H1: Estudar os fundamentos da dinâmica veicular na curva.
H2: Relacionar e saber modelar matematicamente e computacionalmente os sistemas do veículo para a determinação do seu desempenho na dinâmica lateral.
H3: Utilizar os programas de simulação no estudo do desempenho da dinâmica lateral.
 
The following specific competences (C) related to the mechanical manufacturing processes will must be achieved by students at the end of course: C1: Know the systems of a vehicle relating to lateral dynamics. C2: Understand the interaction of these systems on vehicle performance in lateral dynamics (curves). C3: Create simulation programs to study the performance of lateral dynamics of road vehicles In order to achieve the above competences (C) the student will need to develop the following abilities (A): A1: Study the fundamentals of vehicle dynamics in curves. A2: Relate and know how to mathematically and computationally model the systems used in the vehicle to determine its performance in curves. A3: Use simulation programs to study lateral dynamics performance.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2088405 - Alvaro Costa Neto
75860 - Antonio Carlos Canale
 
Programa Resumido
Balanço de forças em um autoveículo: forças laterais, de frenagem, de tração e de resistências ao movimento. Estudo da dinâmica lateral (curvas). Conhecimento dos sistemas que compõem o veículo e suas funções de transferência. Elaboração de programa de simulação em computador com aplicação em um veículo exemplo.
 
Balance of forces in a vehicle: lateral forces, braking forces, traction forces and resistance forces. Study of lateral dynamics (curves). Knowledge of the systems that make up the vehicle and their transfer functions. Development of a computer simulation program with application to an example vehicle.
 
 
Programa
Equações de movimento aplicadas em um veículo rodoviário. Determinação do centro de gravidade, momentos e produtos de inércia. Contato pneumático x pavimento. Forças laterais produzidas pelos pneus. Funções de transferência de um pneu em contato com o pavimento. Forças de resistência ao rolamento. Forças de resistência do ar. Estabilidade direcional. Estabilidade estática. Estabilidade dinâmica.  Oirigibilidade. Sistemas automaticos de aumento de estabilidade. Tombamento lateral. Sistemas
automáticos anti-tombamento. Resolução das equações de movimento laterais. Elaboração de programa computacional de simulação para o estudo da dinâmica lateral. Aplicação dos programas de simulação em um veículo exemplo.
 
Equations of motion applied to a road vehicle. Determination of the center of gravity, moments and products of inertia. Tires x pavement. Lateral forces produced by tires. Transfer functions of a tire in contact with the pavement. Rolling resistance forces. Air resistance forces. Directional stability. Static stability. Dynamic stability. Driveability. Automatic stability increase systems. Solving lateral equations of motion. Development of a computer simulation program for the study of lateral dynamics. Application of simulation programs on an example vehicle.
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação: Aulas expositivas teóricas, aulas de exercícios. Método: Média ponderada das notas atribuidas ao aluno em provas e trabalhos. Cada habilidade (H) será avaliada baseada em metodologias ativas como segue: H1: Exercícios em sala de aula H2: Exercícios em terminal de computador. H3: Aplicação do programa de simulação criado em um veículo exemplo escolhido pelo próprio aluno.
Critério
Média aritmética das notas atribuidas ao aluno em provas e trabalhos maior ou igual a 5.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) f) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Gillespie, T.D. 1992 Fundamentals of Vehicle Dynamics, Society of Automotive Engineers, Inc., USA.
Reimpell, J. & Stoll, H. 1996 The Automotive Chassis: Engineering Principles, Society of Automotive Engineers, Inc., USA.
Rill, G. Vehicle Dynamics, Apostila, FH Regensburg.
Milliken, W.F. & Milliken, D.L. 1995 Race Car Vehicle Dynamics, Society of Automotive Engineers, Inc., USA.
 

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