Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Materiais
 
Disciplina: SMM0202 - Corrosão Metálica
Metallic Corrosion

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Fornecer fundamentos para identificar as principais formas de corrosão metálica em materiais estruturais, apontando inicialmente os fatores que irão afetar o desempenho do componente quando em serviço, posteriormente selecionar os materiais que possuam combinações de propriedades apropriadas, incluindo por certo a de corrosão e que seja o mais barato possível, levando em conta as técnicas de fabricação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
81676 - Joao Manuel Domingos de Almeida Rollo
 
Programa Resumido
Introdução: seleção de materiais metálicos resistentes à corrosão. Passividade, sensibilização e corrosão a quente. Corrosão de metais. Considerações eletroquímicas. Potenciais de eletrodo. Série de pontenciais de eletrodo padrão. Influência de concentração e da temperatura sobre o potencial de eletrodo. A série galvânica. Taxas de corrosão. Polarização. Taxas de corrosão a partir de dados de polarização. Diagrama de Porbaix. Curvas de polarização anódica. Impedância eletroquímica. Ambientes de corrosão. Formas de corrosão. Fragilização por hidrogênio.
 
 
 
Programa
Introdução: seleção de materiais metálicos resistentes à corrosão. Passividade, sensibilização e corrosão a quente. Corrosão de metais. Considerações eletroquímicas. Potenciais de eletrodo. Série de pontenciais de eletrodo padrão. Influência de concentração e da temperatura sobre o potencial de eletrodo. A série galvânica. Taxas de corrosão. Polarização. Taxas de corrosão a partir de dados de polarização. Diagrama de Porbaix. Curvas de polarização anódica. Impedância eletroquímica. Ambientes de corrosão. Formas de corrosão. Fragilização por hidrogênio. Prevenção da corrosão.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e aulas em laboratório.
ATIVIDADES DISCENTES: participação nas aulas teóricas e em laboratório. Realização de provas escritas.
Critério
Média ponderada das notas, atribuídas às provas (aulas teóricas e práticas).
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Gentil, V. Corrosão 4a. Ed., Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos - Editora S.A., 2003.
Gemeli, E. Corrosão e Materiais Metálicos e sua Caracterização. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos - Editora S.A., 2001.
ASM Handbook Committee, ASM Handobook: Corrosion; Fundamentals, Testing, and Protection, vol. 13A, Materials Park, Ohio: ASM International, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
Ticianelli, E.A.; Gonzalez, E. Eletroquímica: Princípios e Aplicações, 2a. ed., São Paulo: EDUSP, 1998.
Wolynec, S. Técnicas Eletroquímicas em Corrosão. São Paulo: EDUSP, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para SMM0202

Clique para consultar o oferecimento para SMM0202

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP