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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Materiais
 
Disciplina: SMM0204 - Suspensões Veiculares
Vehicle Suspensions

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
1) Introduzir a terminologia / grandezas normalmente utilizadas nas Suspensões Veiculares.
2) Apresentar os principais tipos de suspensões em uso e sua categoria de aplicação.
3) Discutir os principais parâmetros / grandezas utilizados para avaliar o comportamento de suspensões nos seus mais variados aspectos afetos à Dinâmica Veicular.
4) Utilizar ferramentas computacionais atuais.
5) Ilustrar resultados e análises em casos práticos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2088405 - Alvaro Costa Neto
 
Programa Resumido
1.Introdução; 2. Considerações Preliminares do Projeto de Suspensões; 3. Geometria de Suspensões; 4. Tipos de Suspensões; 5. Análises de Geometria de Suspensões; 6. Efeito da Geometria da Suspensão / Sistema de Direção no Handling. 
 
 
 
Programa
1. Introdução; 2. Considerações Preliminares do Projeto de Suspensões; 2.1 Determinação dos Parâmetros Iniciais do Projeto; 2.1.1Deflexão Estática; 2.1.2 Freqüências Naturais de Massa Suspensa e não Suspensa; 2.1.2.1 Efeito da Rigidez; 2.1.2.2 Efeito do Amortecimento; 2.1.2.3 Efeito da Massa não Suspensa; 2.1.3 Freqüências Naturais de Bounce e Pitch; 2.1.4 Freqüências Naturais de Roll; 3. Geometria de Suspensões; 3.1 Terminologia da Geometria de Suspensões; 3.2 Definições Básicas; 3.3 Ângulo de Cambagem; 3.4 Ângulo de Caster; 3.5 Convergência; 3.6 Ângulos de Pino Mestre; 4. Tipos de Suspensões; 4.1 Suspensões para Eixo Rígido; 4.1.1 Feixe de Molas; 4.1.2 Quatro Barras; 4.1.3 Barra de Torção; 4.2 Suspensões Independentes; 4.2.1 Bandeja Dupla; 4.2.2 Multibarras; 4.2.3 MacPherson; 4.2.4 Tralling Arm; 4.2.5 Swing Axle; 4.2.6 Semi-Trainling Arm; 5. Análises da Geometria de Suspensões; 5.1. Análise da Vista Lateral: 5.1.1 Análise por Braços Equivalentes; 5.1.2 Geometria Anti-Squat e Anti-Pitch; 5.1.3 Geometria Anti-Dive; 5.2 Análise da Vista Frontal; 5.2.1 Introdução; 5.2.2 Definição de Roll Center e Roll Axis; 5.2.3 Determinação do Roll Center; 5.2.4 Suspensão Independente; 5.2.4.1 Bandeja Dupla; 5.2.4.2 MacPherson; 5.2.4.3 Swing Arm; 5.2.5 Suspensão do Eixo Rígido; 5.2.5.1 Traseira de 4 Barras; 5.2.5.2 Traseira de 3 Barras; 5.2.5.3 Feixe de Molas; 6. Efeito d Geometria da Suspensão / Sistema de Direção ho Handling; 6.1 Geometria de Ackermann; 6.2 Roll Steer; 6.3 Bump Steer; 6.4 Camber Steer; 6.5 Convergência; 6.6 Inclinação do Roll Axis.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Expositivos e Exercícios.
ATIVIDADES DISCENTES: Exercícios em Computador.
Critério
Média ponderada das notas atribuídas ao aluno em provas, trabalhos, exercícios.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Básica:
Apostila Dinâmica Veicular - Costa Neto, A.
Gillespie, T.D. Fundamentals of Vehicle Dynamics, 1992.
Rempel & Stoll, Automotive Chassi Engineering Principles, 1996.

Complementar:
Milliken, W. & Milliken, D. Race Car Vehicle Dynamics, 1995.
Bastow, D. & Howard, G. Car Suspension and Handling, 3a edição, 1993.
Bosch. Automotive Handbook, 2a edição, 1986.
 

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