1) Introduzir a terminologia / grandezas normalmente utilizadas nas Suspensões Veiculares.2) Apresentar os principais tipos de suspensões em uso e sua categoria de aplicação.3) Discutir os principais parâmetros / grandezas utilizados para avaliar o comportamento de suspensões nos seus mais variados aspectos afetos à Dinâmica Veicular.4) Utilizar ferramentas computacionais atuais.5) Ilustrar resultados e análises em casos práticos.
1.Introdução; 2. Considerações Preliminares do Projeto de Suspensões; 3. Geometria de Suspensões; 4. Tipos de Suspensões; 5. Análises de Geometria de Suspensões; 6. Efeito da Geometria da Suspensão / Sistema de Direção no Handling.
1. Introdução; 2. Considerações Preliminares do Projeto de Suspensões; 2.1 Determinação dos Parâmetros Iniciais do Projeto; 2.1.1Deflexão Estática; 2.1.2 Freqüências Naturais de Massa Suspensa e não Suspensa; 2.1.2.1 Efeito da Rigidez; 2.1.2.2 Efeito do Amortecimento; 2.1.2.3 Efeito da Massa não Suspensa; 2.1.3 Freqüências Naturais de Bounce e Pitch; 2.1.4 Freqüências Naturais de Roll; 3. Geometria de Suspensões; 3.1 Terminologia da Geometria de Suspensões; 3.2 Definições Básicas; 3.3 Ângulo de Cambagem; 3.4 Ângulo de Caster; 3.5 Convergência; 3.6 Ângulos de Pino Mestre; 4. Tipos de Suspensões; 4.1 Suspensões para Eixo Rígido; 4.1.1 Feixe de Molas; 4.1.2 Quatro Barras; 4.1.3 Barra de Torção; 4.2 Suspensões Independentes; 4.2.1 Bandeja Dupla; 4.2.2 Multibarras; 4.2.3 MacPherson; 4.2.4 Tralling Arm; 4.2.5 Swing Axle; 4.2.6 Semi-Trainling Arm; 5. Análises da Geometria de Suspensões; 5.1. Análise da Vista Lateral: 5.1.1 Análise por Braços Equivalentes; 5.1.2 Geometria Anti-Squat e Anti-Pitch; 5.1.3 Geometria Anti-Dive; 5.2 Análise da Vista Frontal; 5.2.1 Introdução; 5.2.2 Definição de Roll Center e Roll Axis; 5.2.3 Determinação do Roll Center; 5.2.4 Suspensão Independente; 5.2.4.1 Bandeja Dupla; 5.2.4.2 MacPherson; 5.2.4.3 Swing Arm; 5.2.5 Suspensão do Eixo Rígido; 5.2.5.1 Traseira de 4 Barras; 5.2.5.2 Traseira de 3 Barras; 5.2.5.3 Feixe de Molas; 6. Efeito d Geometria da Suspensão / Sistema de Direção ho Handling; 6.1 Geometria de Ackermann; 6.2 Roll Steer; 6.3 Bump Steer; 6.4 Camber Steer; 6.5 Convergência; 6.6 Inclinação do Roll Axis.
Básica:Apostila Dinâmica Veicular - Costa Neto, A.Gillespie, T.D. Fundamentals of Vehicle Dynamics, 1992.Rempel & Stoll, Automotive Chassi Engineering Principles, 1996.Complementar:Milliken, W. & Milliken, D. Race Car Vehicle Dynamics, 1995.Bastow, D. & Howard, G. Car Suspension and Handling, 3a edição, 1993.Bosch. Automotive Handbook, 2a edição, 1986.