Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Materiais
 
Disciplina: SMM0224 - Introdução à Fundição, Soldagem e Metalurgia do Pó
Introduction to Casting, Welding and Powder Metallurgy

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Adquirir conhecimentos dos principais processos de fundição, soldagem e metalurgia do pó, bem como de novos processos (não convencionais), de seus principais aspectos metalúrgicos, propriedades, aplicações, vantagens e desvantagens técnicas e econômicas. Identificação dos problemas comuns em componentes metálicos fundidos, soldados e sinterizados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5347354 - Marcelo Falcão de Oliveira
 
Programa Resumido
Parte I: Solidificação de Metais. Segregação e defeitos de peças fundidas. Tecnologia de fundição. Processos de moldagem. Controle de peças fundidas. Parte II: Metalurgia da Soldagem. Soldabilidade. Classificação dos principais processos de soldagem. Processos de soldagem não convencionais. Defeitos. Aspectos metalúrgicos de soldas. Parte III: Pós Metálicos: obtenção, caracterização e aplicação na metalurgia do pó. Mistura, processos de fabricação de peças "verdes" e sua sinterização. Processos não convencionais da metalurgia do pó.
 
 
 
Programa
Parte I: Solidificação de Metais - nucleação homogênea e heterogênea (inoculação), taxa de nucleação (refino microestrutural), crescimento, super-resfriamento constitucional, morfologia da interface de crescimento, micro e macro-segregação. Tecnologia da fundição - contração de solidificação, cálculo básico de massalotes, sistemas de alimentação em moldes, simulação da fundição, preparação do metal líquido. Processos de moldagem - em areia verde, areia com resinas de cura a frio e a quente, em casca, areia soprada, macharia, molde cheio, cera perdida, moldes cerâmicos, moldes permanentes metálicos, injeção, centrifugação, reofundição e tixofundição. Aspectos metalúrgicos de peças fundidas, defeitos. Parte II: Metalurgia da Soldagem - formação da microestrutura na poça de fusão, segregação, fragilização por hidrogênio, trincas a quente e a frio. Soldabilidade de aços. Classificação dos principais processos de soldagem - por fusão, no estado sólido, brasagem, solda brasagem e solda branda. Processos de soldagem convencionais ao arco elétrico e a chama. Processos de soldagem não convencionais - por explosão, por fricção mistura, por ultra-som. Parte III: Pós Metálicos - obtenção por processos químicos, termoquímicos, eletrolíticos, atomização e moagem. Caracterização de pós e sua aplicação na metalurgia do pó. Técnicas de mistura, aspectos sobre o transporte e armazenamento de pós. Processos de fabricação de peças "verdes" por compactação uniaxial e isostática. Técnicas de sinterização e fenômenos envolvidos. Processos não convencionais da metalurgia do pó - compactação/sinterização isostática a quente, injeção de pós, sinterização/refusão a LASER para prototipagem rápida (impressão 3D).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas e práticas de laboratório.
Critério
Média aritmética maior ou igual a 5,0, das notas em provas escritas somada à média de notas atribuídas em trabalhos práticos.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
KALPAKJIAN, Serope e SCHMID, Steven. Manufacturing processes for engineering materials. 5ª ed., Pearson Education, New Jersey, 2007.
CHIAVERINI, Vicente. Tecnologia Mecânica. 2ª ed., McGraw-Hill, São Paulo, 1986.
GARCIA, Amauri. Solidificação - fundamentos e aplicações. 2ª ed., UNICAMP, 2007.
CAMPOS FILHO, Mauricio Prates de e DAVIES, Graeme John. Solidificação e fundição de metais e suas ligas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1978.
CAMPBELL, John. Castings. 2ª ed., Elsevier Butterworth-Heinemann, 2003.
AMERICAN SOCIETY FOR METALS. ASM Handbook Committee. Metals Handbook (Casting). 9ª ed., vol. 15, Ohio, 1988.
WAINER, Emilio; BRANDI, Sergio Duarte e DE MELLO, Fabio Decourt Homem. Soldagem: processos e metalurgia. São Paulo: Edgard Blucher, 1992.
MARQUES, Paulo Villani. Tecnologia da soldagem. Belo Horizonte: Esab, 1991.
AWS Welding Handbook, vol. 2.
AMERICAN SOCIETY FOR METALS. ASM Handbook Committee. Metals Handbook (Welding, Brazing and Soldering). 9ª ed., vol. 6, Ohio, 1988.
CHIAVERINI, Vicente. Metalurgia do pó. São Paulo: ABM, 4ª ed., 2001.
HIRSCHHORN, J.S. Introduction to powder metallurgy. New Jersey, APMI, 1976.
AMERICAN SOCIETY FOR METALS. ASM Handbook Committee. Metals Handbook (Powder Metallurgy). 9ª ed., vol. 7, Ohio, 1988.
ASM INTERNATIONAL. ASM Handbooks Online: http://products.asminternational.org/hbk/index.jsp
 

Clique para consultar os requisitos para SMM0224

Clique para consultar o oferecimento para SMM0224

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP