Ao final do curso o aluno deverá ter adquirido as seguintes competências específicas (C): C1: Entendimento sólido dos processos de solidificação de metais, tecnologia de fundição, processos de moldagem e metalurgia da soldagem. Isso inclui a capacidade de identificar, explicar e aplicar esses processos na prática. C2: Capacidade de analisar e resolver problemas relacionados à formação de defeitos em peças fundidas, problemas de soldabilidade, classificação de processos de soldagem e resolução de defeitos em soldas. C3: Compreensão de técnicas de mistura, processos de sinterização e o uso de métodos não convencionais na fabricação de peças metálicas a partir de pós. Capacidade de aplicar esse conhecimento na criação de peças "verdes" e sinterizadas e entender os processos envolvidos. Para alcançar as competências (C) listadas acima, o aluno deverá desenvolver as seguintes habilidades (H): H1: Habilidade na identificação e aplicação de processos de fundição e soldagem. H2: Habilidades para analisar e resolver problemas relacionados a defeitos em peças fundidas, problemas de soldabilidade, classificação de processos de soldagem e a resolução de defeitos em soldas. Isso inclui a capacidade de diagnosticar problemas, identificar suas causas e propor soluções eficazes. H3: Habilidades na identificação e aplicação de processos voltados à preparação de peças "verdes" a partir de pós metálicos o que inclui técnicas de mistura e processos de sinterização, bem como a aplicação de métodos não convencionais na fabricação de componentes metálicos.
Parte I: Solidificação de Metais. Segregação e defeitos de peças fundidas. Tecnologia de fundição. Processos de moldagem. Controle de peças fundidas. Parte II: Metalurgia da Soldagem. Soldabilidade. Classificação dos principais processos de soldagem. Processos de soldagem não convencionais. Defeitos. Aspectos metalúrgicos de soldas. Parte III: Pós Metálicos: obtenção, caracterização e aplicação na metalurgia do pó. Mistura, processos de fabricação de peças "verdes" e sua sinterização. Processos não convencionais da metalurgia do pó.
Parte I: Solidificação de Metais - nucleação homogênea e heterogênea (inoculação), taxa de nucleação (refino microestrutural), crescimento, super-resfriamento constitucional, morfologia da interface de crescimento, micro e macro-segregação. Tecnologia da fundição - contração de solidificação, cálculo básico de massalotes, sistemas de alimentação em moldes, simulação da fundição, preparação do metal líquido. Processos de moldagem - em areia verde, areia com resinas de cura a frio e a quente, em casca, areia soprada, macharia, molde cheio, cera perdida, moldes cerâmicos, moldes permanentes metálicos, injeção, centrifugação, reofundição e tixofundição. Aspectos metalúrgicos de peças fundidas, defeitos. Parte II: Metalurgia da Soldagem - formação da microestrutura na poça de fusão, segregação, fragilização por hidrogênio, trincas a quente e a frio. Soldabilidade de aços. Classificação dos principais processos de soldagem - por fusão, no estado sólido, brasagem, solda brasagem e solda branda. Processos de soldagem convencionais ao arco elétrico e a chama. Processos de soldagem não convencionais - por explosão, por fricção mistura, por ultra-som. Parte III: Pós Metálicos - obtenção por processos químicos, termoquímicos, eletrolíticos, atomização e moagem. Caracterização de pós e sua aplicação na metalurgia do pó. Técnicas de mistura, aspectos sobre o transporte e armazenamento de pós. Processos de fabricação de peças "verdes" por compactação uniaxial e isostática. Técnicas de sinterização e fenômenos envolvidos. Processos não convencionais da metalurgia do pó - compactação/sinterização isostática a quente, injeção de pós, sinterização/refusão a LASER para prototipagem rápida (impressão 3D).
BIBLIOGRAFIA: KALPAKJIAN, Serope e SCHMID, Steven. Manufacturing processes for engineering materials. 5a ed., Pearson Education, New Jersey, 2007. CHIAVERINI, Vicente. Tecnologia Mecânica. 2a ed., McGraw-Hill, São Paulo, 1986. GARCIA, Amauri. Solidificação - fundamentos e aplicações. 2a ed., UNICAMP, 2007. CAMPOS FILHO, Mauricio Prates de e DAVIES, Graeme John. Solidificação e fundição de metais e suas ligas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1978. CAMPBELL, John. Castings. 2a ed., Elsevier Butterworth-Heinemann, 2003. WAINER, Emilio; BRANDI, Sergio Duarte e DE MELLO, Fabio Decourt Homem. Soldagem: processos e metalurgia. São Paulo: Edgard Blucher, 1992. MARQUES, Paulo Villani. Tecnologia da soldagem. Belo Horizonte: Esab, 1991. CHIAVERINI, Vicente. Metalurgia do pó. São Paulo: ABM, 4a ed., 2001. HIRSCHHORN, J.S. Introduction to powder metallurgy. New Jersey, APMI, 1976. COMPLEMENTAR: AMERICAN SOCIETY FOR METALS. ASM Handbook Committee. Metals Handbook (Casting). 9a ed., vol. 15, Ohio, 1988. AWS Welding Handbook, vol. 2. AMERICAN SOCIETY FOR METALS. ASM Handbook Committee. Metals Handbook (Welding, Brazing and Soldering). 9a ed., vol. 6, Ohio, 1988. AMERICAN SOCIETY FOR METALS. ASM Handbook Committee. Metals Handbook (Powder Metallurgy). 9a ed., vol. 7, Ohio, 1988. ASM INTERNATIONAL. ASM Handbooks Online: http://products.asminternational.org/hbk/index.jsp