Ao final do curso o aluno deverá ter adquirido as seguintes competências específicas (C): C1: Conhecimento teórico e prático em princípios, procedimentos, equipamentos, vantagens e limitações de quatro diferentes técnicas de inspeção não-destrutiva. C2: Analisar e confrontar curvas de probabilidade de detecção de defeitos e danos, e potenciais origens de imperfeições durante o ciclo de vida do componente avaliado. C3: Examinar de modo não destrutivo amostras e componentes aeronáuticos e automotivos, reportando e justificando tecnicamente as ações realizadas e resultados obtidos, atentando para o papel exercido pelo material, processo de manufatura e condição de operação em serviço na geração de danos e defeitos na peça. C4: Selecionar o método de inspeção não-destrutiva mais indicado para cada situação com base no material, processo de fabricação, condições de operação em serviço e potenciais danos e defeitos existentes. Para alcançar as competências (C) listadas acima, o aluno deverá desenvolver as seguintes habilidades (H): H1: Sistematizar e aplicar, nas práticas experimentais e nos respectivos relatórios, os conhecimentos teóricos absorvidos em sala de aula. H2: Inspecionar amostras e corpos de prova especialmente construídos, e componentes mecânicos de alta-responsabilidade para avaliação da integridade estrutural. H3: Controlar operações de equipamentos. H4: Entender como um aparelho deve funcionar, e como as mudanças nas condições, nas operações e no ambiente afetam os resultados.
Introdução e conceitos básicos. Finalidade dos ensaios não-destrutivos. Danos e defeitos. Inspeção visual. Líquidos penetrantes, Ultrassom. Correntes parasitas. Princípios básicos de outras técnicas de interesse. Aplicação aos materiais compósitos.
Introdução. Conceitos básicos. Finalidade dos ensaios não-destrutivos. Definição, diferenças. e origens de danos e defeitos durante o ciclo de vida do componente mecânico de engenharia. Inspeção visual: princípios, procedimentos, aplicações, vantagens e limitações. Líquidos penetrantes: princípios, procedimentos, aplicações, vantagens e limitações. Ultrasom: princípios, procedimentos, aplicações, vantagens e limitações. Correntes parasitas: princípios, procedimentos, aplicações, vantagens e limitações. Partículas magnéticas. Radiografia. Termografia do infravermelho. Aplicação em materiais compósitos. Visitas técnicas são previstas.
Bibliografia (principal e complementar): CARTZ L. Nondestructive Testing. American Society for Materials, ASM International, 1995, ISBN: 978-0-87170-517-4. 229 pg. SUMMERSCALES J. Nondestructive Testing of Fibre Reinforced Plastics Composites. Springer Dordrecht, 1990, ISBN: 978-1-85166-468-9. 493 pg.