· Despertar o interesse do aluno em relação à profissão de designer automotivo, disponibilizando-lhe ferramentas de expressão de conceitos em sintonia com o estado da arte do setor.· Capacitar o aluno para o entendimento da interface do design criativo com outros departamentos do processo de desenvolvimento de veículos e seus componentes, principalmente os de engenharia e marketing, em empresas do setor produtivo e de serviços.· Desenvolver no aluno a capacidade de identificar deficiências e propor soluções coerentes com as exigências e limitações do meio onde está inserido, estimulando-o, ao mesmo tempo, a quebrar paradigmas no processo de busca de soluções criativas.
1. O que é design2. O que torna um design bom3. Histórico4. Estudo de casos
1. O que é design – introdução, ferramentas e equipamentos, do sketch ao show room, o mundo dos interiores, carros conceito.2. O que torna um design bom – introdução, perspectivas, sketch rápido, técnicas de renderização.3. Estado da Arte do Design – 100 anos de design, estúdio Pinnfarina, mestres do design.4. Estudo de casos – carros conceito: os 10 mais influentes, carros conceito: os 10 mais esquecidos.
Principal: How To Design Cars Like a Pro- Tony Lewin.Complementar: Concept Cars: Designing for the Future- Richard DredgeDraw 3-D: A Step by Step Guide to Perspective Drawing- D. C. DuBosque Masters of Car Design (Genius)- Larry Edsall How to Draw Fast Cars, Monster Trucks, & Fighter Jets- Christopher Hart Draw Cars (Draw)- Doug Dubosque 500 Fantastic Cars: A Century of the World's Concept Cars- Serge BelluHow to Draw Cars Like a Pro, 2nd Ed. (Motorbooks Studio)- Thom Taylor