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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Materiais
 
Disciplina: SMM0343 - Introdução ao Rendering Automotivo
Introduction to Automotive Rendering

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Despertar o interesse do aluno em relação à profissão de designer automotivo, disponibilizando-lhe ferramentas de expressão de conceitos em sintonia com o estado da arte do setor.
Capacitar o aluno para o entendimento da interface do design criativo com outros departamentos do processo de desenvolvimento de veículos e seus componentes, principalmente os de engenharia e marketing, em empresas do setor produtivo e de serviços.
Desenvolver no aluno a capacidade de identificar deficiências e propor soluções coerentes com as exigências e limitações do meio onde está inserido, estimulando-o, ao mesmo tempo, a quebra paradigmas no processo de busca de soluções criativas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2706571 - Luis Carlos Passarini
 
Programa Resumido
1.Introdução e Histórico
2.Perspectivas e traços
3.Brilhos e reflexos
4.Definição volumétrica e contraste
5.Ferramentas
6.Valor do traçado e detalhes
7.Oficinas
 
 
 
Programa
1.O que é design – introdução, ferramentas e equipamentos, do sketch ao show room, o mundo dos interiores, carros conceito.
2.Ângulos, perspectivas e traços – definição do ponto de vista, exploração de ângulos diferentes.
3.Brilhos e reflexos – representação de uma superfície de alto brilho.
4.Definição volumétrica e contraste.
5.Ferramentas – meios manuais e meios digitais
6.Valor do traçado e detalhes
7.Oficinas – desenhos e sketchs.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas com recursos audiovisuais, aulas práticas com recursos multimídia
Critério
Média aritmética dos trabalhos feitos em oficinas na sala de aula e em casa
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Principal:
ABC do Rendering – Castilho. M. et. al. Infolio , 2006

Complementar:
Concept Cars: Designing for the Future – Richard Dredge Draw 3-D: A Step by Step Guide to Perspective Drawing-D.C. DuBosque Masters of Car Design (Genius) – Larry Edsall
How to Draw Fast Cars, Monster Trucks, & Fighter Jets – Christopher Hart Draw Cars (Draw) – Doug Dubosque
500 Fantastic Cars. A Century of the Word’s Concept Cars-Serge Bellu
How to Draw Cars Like a Pro, 2nd Ed. (Motorbooks Studio) – Thom Taylor
 

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