Ao final do curso o aluno deverá ter adquirido as seguintes competências específicas (C): C1: Conhecer os principais tratamentos térmicos e termoquímicos aplicados no meio industrial; C2: Compreender a influência da microestrutura, processamento e composição química nas propriedades mecânicas dos mais variados tipos de aços; C3: Aplicar, analisar os tratamentos térmicos e termoquímicos para adequá-los aos aços com o intuito de desenvolver as propriedades necessárias a uma determinada demanda; C4: Criar soluções para atender às demandas de processos térmicos e termoquímicos na indústria metalmecânica. Para alcançar as competências (C) listadas acima, o aluno deverá desenvolver as seguintes habilidades (H): H1: Estudar os mecanismos de endurecimento de ligas metálicas e os fundamentos dos processos térmicos e termoquímicos e suas influências nas propriedades dos aços; H2: Estudar e relacionar os parâmetros dos processos térmicos e termoquímicos com as diferentes microestruturas que se pode obter nos aços; H3: Relacionar os processos térmicos e termoquímicos com alterações microestruturais e saber quais são as consequências no desempenho em termos de propriedades mecânicas dos aços; H4: Desenvolver um projeto de tratamento térmico e com isso dimensionar um componente mecânico sujeito a cargas proposto na parte final do curso.
Mecanismos de endurecimento das ligas metálicas. Tratamentos térmicos mais comuns: Recozimento. Normalização, Têmpera e Revenimento. Temperabilidade. Efeito dos elementos de liga nos aços. Meios de resfriamento. Tensões residuais de têmpera. Processos de têmpera não convencionais. Aços Inoxidáveis. Aços Ferramenta. Processo termoquímico de cementação.
Mecanismos de endurecimento das ligas metálicas. As aplicações para os diversos tipos de recozimento. Normalização e suas modificações microestruturais melhorando bandeamento. Construindo o diagrama TTT. Tratamento térmico de Têmpera e Revenimento. Propriedades mecânicas dos aços sob os diferentes tratamentos térmicos relacionando com as microestruturas obtidas a partir desses tratamentos térmicos Efeito dos elementos de liga nos aços e sua influência na temperabilidade. Medidas de avaliação da temperabilidade. Adequação do meio de têmpera à temperabilidade do aço. Meios de têmpera e os mecanismos de resfriamento para os diversos tipos de fluidos. Manutenção dos banhos de resfriamento e técnicas de avaliação do desempenho dos meios de resfriamento. Tensões residuais de têmpera e o seu potencial nos fenômenos de distorção e aparecimento de trincas. Processos de têmpera não convencionais. Aços inoxidáveis e os diferentes tipos de corrosão localizada. Aços ferramenta: Aplicações e os cuidados no seu tratamento térmico. Processo de cementação: parâmetros, tipos, e suas influência nas microestruturas finais obtidas.
KRAUSS, G. Principles of heat Treatment of Steel. Ohio, a. Society for Metais, 1980. DOANE, D.V., KIRKALDY, J.S. Hardenability Concepts with Applications to Steel. Warrendale, Aime, 1978. COLPAERT, H. Metalografia dos produtos siderúrgicos comuns. 4o edição revista e atualizada por André Luiz da Costa e Silva. Editora Edgard Blucher. 652 p. SILVA, A. L. V. C. e MEI, P. R. Aços e Ligas Especiais. Editora Edgard Blucher. ASM Heat Treater’s Guide. Practices and Procedures for Iron and Steels. Harry Chandler editor. ASM International. Textos Científicos atualizados