Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Química de São Carlos
 
Físico-Química
 
Disciplina: SQF0320 - Comunicação e Expressão em Linguagem Científica I
Scientific Writing and Communication I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Aprimorar a capacidade de escrita e leitura do aluno em linguagem científica através do conhecimento das diversas estruturas dos documentos escritos, com ênfase na estrutura de relatórios de laboratório; Familiarizar os alunos com o levantamento de dados bibliográficos em bibliotecas e bases de dados online; Fornecer subsídios para que o aluno possa utilizar programas computacionais, tais como Origin e Excel, tendo em vista a elaboração de documentos científicos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3461417 - Ana Claudia Kasseboehmer
4866167 - Salete Linhares Queiroz
 
Programa Resumido
1º bloco: Escrita em linguagem científica e aspectos éticos da produção científica. 2º bloco: Relatórios de laboratório. 3° bloco Pesquisa bibliográfica em comunicações técnicas e científicas. 4° bloco Elaboração de gráficos utilizando programas computacionais.
 
 
 
Programa
1º bloco: Escrita em linguagem científica: natureza da escrita em linguagem acadêmica, tipos de documentos científicos (relatórios de laboratório, artigos de revisão, revisão bibliográfica de tópicos específicos, artigos sobre pesquisas científicas etc); aspectos éticos da produção científica. 2º bloco: Relatórios de laboratório: aspectos estruturais e estratégias para redação; estabelecimento de relações entre os artigos originais de pesquisa e os relatórios de laboratório. 3° bloco Pesquisa bibliográfica em comunicações técnicas e científicas: introdução à metodologia de pesquisa em comunicações técnicas e científicas, incluindo coleta de informações a partir de fontes primárias e secundárias. 4° bloco Utilização de programas computacionais, tais como Origin e Excel, de aplicação na produção de documentos científicos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, palestras convidadas, leitura e discussão de textos científicos, resolução de exercícios, prova teórica e/ou prática.
Critério
Apresentação de trabalhos escritos (como resumos, questionários, resenhas) sobre tópicos referentes ao curso, participação nas aulas, apresentação de seminários e realização de provas.
Norma de Recuperação
Não há possibilidade de recuperação, tendo em vista a natureza das atividades realizadas na disciplina.
 
Bibliografia
     
)OLIVEIRA, J. R. S. e QUEIROZ, S. L. Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química. Editora Átomo: Campinas, 2007. 2) FARACO, C. A. e TEZZA, C. Prática de texto para estudantes universitários. Petrópolis, Editora Vozes, 2001. 3) BOOTH, V. Communicating in science: writing a scientific paper and speaking at scientific meetings. Cambridge, Cambridge University Press, 2000. 4)MASSI, L. e QUEIROZ, S. L. Iniciação científica no ensino superior: funcionamento e contribuições. Editora Átomo: Campinas, 2010. 5) LATOUR, B. e WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Relume Dumará: Rio de Janeiro, 1997. 6) FRYE, C. Microsoft Excel 2013 - Passo a Passo. Bookman: Porto Alegre,2014. 7) Artigos originais de pesquisa, de divulgação científica, de revisão e de educação na área de química.
 

Clique para consultar os requisitos para SQF0320

Clique para consultar o oferecimento para SQF0320

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP