Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Química de São Carlos
 
Físico-Química
 
Disciplina: SQF0321 - Comunicação e Expressão em Linguagem Científica II
Scientific Writing and Communication II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação: 14/07/2021

Objetivos
Desenvolver no aluno habilidades comunicativas orais  com ênfase em aspectos formais de preparação e organização de apresentações acadêmicas individuais, tais como seminários e palestras; 
Promover o aperfeiçoamento de assuntos correlatos estudados na disciplina de Comunicação e Expressão em Linguagem Científica I. Fornecer aos alunos subsídios que lhes permitam a realização de uma leitura crítica da literatura primária em química.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4866167 - Salete Linhares Queiroz
 
Programa Resumido
1º bloco:
	Apresentação oral em linguagem científica.
2º bloco:
        Aspectos formais de preparação e organização de apresentações acadêmicas individuais.
3º bloco:
        Literatura primária em química.
 
 
 
Programa
1º bloco:
Apresentação oral em linguagem científica: a natureza e os objetivos das apresentações orais em linguagem científica.
2º bloco:
Aspectos formais de preparação e organização de apresentações acadêmicas individuais: seleção de tópicos, preparação de roteiro, projeção de voz, postura, uso de equipamentos como retroprojetor, data-show, flipcharts etc.
3º bloco:
Literatura primária em química: aspectos estruturais e retóricos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. seminários, palestras convidadas, leitura e discussão de textos científicos, resolução de exercícios e de estudo de casos, prova teórica e/ou prática.
Critério
Apresentação de trabalhos escritos (como resumos, questionários, resenhas) sobre tópicos referentes ao curso, participação nas aulas, apresentação de seminários e realização de provas.
Norma de Recuperação
Não há possibilidade de recuperação, tendo em vista a natureza das atividades realizadas na disciplina.
 
Bibliografia
     
1) OLIVEIRA, J. R. S. e QUEIROZ, S. L. Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química, Editora Átomo: Campinas, 2007.
2) BOOTH, V. communicating in science: writing a scientific paper and speaking at scientific meetings. Cambridge, Cambridge University Press, 2000.
3) HASBANI, G. Fazendo excelentes apresentações. São Paulo, Market Books, 2001.
4) SÁ, L.P. e QUEIROZ, S. L. Estudo de casos no ensino de química. Editora Átomo: Campinas, 2010 (2ª Edição).
5) Artigos originais de pesquisa, de divulgação científica, de revisão e de educação na área de química.
 

Clique para consultar os requisitos para SQF0321

Clique para consultar o oferecimento para SQF0321

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP