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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Química de São Carlos
 
Química e Física Molecular
 
Disciplina: SQM0418 - Análise Instrumental II
Instrumental Analysis II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação: 14/07/2021

Objetivos
Discutir conceitos ligados a processos de separação de compostos em escala analítica e preparativa. Introduzir conhecimentos de métodos de análise cromatográficos usando diversos tipos de detectores espectrométricos e espectroscópicos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4859030 - Álvaro José dos Santos Neto
61019 - Emanuel Carrilho
 
Programa Resumido
Extração por solvente, cromatografia, eletroforese e espectrometria de massas acoplada a técnicas de separação.
 
 
 
Programa
Extração por solvente. Fundamentos de cromatografia, teoria cinética da cromatografia e aspectos dinâmicos da separação cromatográfica. Cromatografia líquida clássica e de alta eficiência: cromatografia de troca iônica, cromatografia de exclusão, cromatografia em fase normal e em fase reversa. Cromatografia em fase gasosa. Espectrometria de massas: fundamentos, principais fontes de ionização e analisadores, e aplicações analíticas para as técnicas de separação. Principais detectores utilizados em cromatografia. Eletroforese capilar de zona: fundamentos teóricos e instrumentação. Eletroforese micelar capilar e acoplamento com espectrometria de massas. Eletroforese em microssistemas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trata-se de uma disciplina com turmas teóricas e práticas vinculadas, sendo 2 créditos (30 h) de teoria, 2 créditos de prática (30 h) e 1 crédito de trabalho (30 h). Na parte prática serão contemplados o atendimento a vídeo aulas e vídeo tutoriais via Ambiente MOODLE; a realização de atividades avaliativas online por meio do Ambiente MOODLE; e a discussão presencial dos procedimentos envolvidos e execução das aulas práticas, nas quais os alunos deverão desenvolver experimentos envolvendo os instrumentos analíticos disponíveis e apresentados no programa. Cada turma de prática vinculada terá 5 aulas quinzenais de 3 h durante as 10 primeiras semanas letivas, para o desenvolvimento dos experimentos; e 5 aulas semanais de 3 h nas 5 últimas semanas letivas, para o desenvolvimento do estudo de caso ou situação-problema, mais a realização das arguições. As atividades relativas ao crédito de trabalho contemplarão o atendimento às vídeo-aulas e vídeo-tutoriais referentes às práticas, o atendimento aos questionários online e demais atividades relativas à parte experimental ambos realizados via Ambiente MOODLE, e os estudos e demais atividades a distância demandados pelo desenvolvimento do estudo de caso. Na parte teórica serão utilizadas aulas expositivas, aplicação e discussão de exercícios, dinâmicas com métodos ativos de ensino e aprendizagem, e atividades a distância via Ambiente MOODLE (vídeo aulas, entrega de atividades, participação em fórum de discussão). Em relação às atividades teóricas, 2 créditos serão desenvolvidos em aula semanal de 2 horas consecutivas, ocupada principalmente no formato de exposição e discussão de conteúdo, incluindo solução de exercícios propostos. Eventualmente, serão contempladas atividades didáticas monitoradas a distância, via Ambiente MOODLE; ou aulas presenciais contemplando métodos ativos de ensino-aprendizagem.
Critério
Média ponderada entre as avaliações de teoria (T) e prática/experimental (E). Nota final = ((PxT) + ((1-P)xE))/2 Onde, P= fator de ponderação, T=média das provas teóricas/teórico-práticas, E=média das avaliações práticas/experimentais (questionários, relatórios etc). Se T ≥5,0, então P=50%; Se T<5,0 e ≥ 4,0, então P=60% Se T<4,0, então P=70% Avaliação experimental (E) = ((Pré+Pós)/2 + Arguição + Estudo)/3 Onde, Pré=média aritmética das notas dos questionários pré-aula prática; Pós=média aritmética das notas dos questionário pós-aula prática; Arguição=nota das arguições sobre as aulas práticas; e Estudo=nota do desenvolvimento do estudo de caso (relatório, avaliação, painel etc).
Norma de Recuperação
Alunos com nota inferior a cinco e igual ou superior a três farão uma prova de recuperação. A recuperação consistirá de uma prova obrigatória adicionada de um trabalho (opcional, a critério do docente). Critério de aprovação na recuperação: (média final do semestre + nota de recuperação)/2 igual ou superior a 5,0.
 
Bibliografia
     
1.	C. H. Collins, G. Braga, P. S. Bonato, Fundamentos de cromatografia. Editorada Unicamp: 2006; p 453.
2.	F. M. Lanças, Cromatografia em fase gasosa. Acta: 1993; p 240.
3.	F. M. Lanças, Validação de métodos cromatográficos de análise. RiMa: 2004; p 62.
4.	Q. B. Cass, N. M. Cassiano, Cromatografia líquida. Elsevier: 2015; p 392.
5.	F. M. Lanças, Cromatografia liquida moderna: HPLC/CLAE. Átomo: 2009; p 384.
6.	P. J. M. Cordeiro, Práticas de cromatografia líquida. Scortecci editora: 2009; p 112.
7.	P. J. M. Cordeiro, Práticas de cromatografia a gás. Scortecci editora: 2011; p 104.
8.	C. D. García, K. Y. Chumbimuni-Torres, E. Carrilho, Capillary Electrophoresis and Microchip Capillary Electrophoresis: Principles, Applications, and Limitations. Wiley: 2013; p 394.
9.	J. O. W. Vega Bustillos, A. Sassine, R. March, A espectrometria de massas quadrupolar. Scortecci editora: 2003; p 162.
10.	B. Boyd, C. Basic, R. Bethem, Trace Quantitative Analysis by Mass Spectrometry. John Wiley & Sons: 2008; p 724.
11.	R. Ekman, J. Silberring, A. Westman-Brinkmalm, A. Kraj, Mass Spectrometry: Instrumentation, Interpretation, and Applications. Wiley: 2009; p 388.
12.	J. H. Gross, Mass Spectrometry: A Textbook. 2 ed.; Springer Berlin Heidelberg: 2011; p 753.
13.	D. C. Harris, Análise química quantitativa. 8 ed.; LTC: 2012; p 886.
14.	F. J. Holler, D. A. Skoog, S. R. Crouch, Princípios de análise instrumental. 6 ed.; Bookman: 2009; p 1055.
 
 

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