Geral: proporcionar o desenvolvimento do espírito de investigação e do senso crítico aliado ao exercício da criatividade. Específico: Familiarizar o aluno com procedimentos de síntese e caracterização de materiais inorgânicos (metais, cerâmicas e materiais vítreos). Introduzir conceitos ligados à reatividade química de materiais inorgânicos explorando aspectos básicos de termodinâmica de reações químicas relevantes à engenharia de materiais.
A disciplina é ministrada e dividida em quatro etapas descritas a seguir: a) estrutura de materiais inorgânicos cristalinos e não-cristalinos; b) Síntese e caracterização de materiais cerâmicos e vítreos; c) reatividade química de materiais inorgânicos e d) cor em materiais cerâmicos.
A disciplina contém um grupo de práticas dirigidas descritas a seguir: a) cristalização e análise comparativa de haletos e metais alcalinos por difração de raios-X; b) Preparação e caracterização do óxido de estanho (II) e óxido de estanho (IV); c) Síntese de monótlitos de sílica via processo sol-gel e sua caracterização por difração de raios-X; d) Preparação de ferrofluido aquoso; e) Reatividade de Metais; f) reatividade de cerâmicas e materiais vítreos frente às bases e aos ácidos; g) Preparação de pigmentos cerâmicos.
A.B.Ellis et all, Teaching General Chemistry: A Materials Science Companion. American Chemical Society. 1993, 554 p. H.Yanagida et all, The Chemistry of Ceramistry. John Wiley & Sons. 1996. 262p. A.K.Varshneya. Fundamentals of Inorganic Glasses. Academic Press Inc., 1994. 570p. B.M. Mahan & R.J.Myers. Química: Um Curso Universitário. 4ª Ed., Edgrad Blücher. 1995. 552p. Journal of Chemical Education.