Introduzir ao aluno o paradigma de Computação Pervasiva (Computação Ubíqua), abordando seus fundamentos conceituais e tecnológicos. Apresentar o estado da arte em aplicações computacionais que exploram a integração com o ambiente físico e interação espontânea entre recursos distribuídos no ambiente, capacitando o aluno para compreender a tecnologia de sistemas pervasivos.
Paradigmas da computação ubíqua. Dispositivos: handhelds, wearable computing. Conectividade: computação móvel (comunicação wireless, operação com restrição de energia), redes transientes, comunidades ad hoc. Infra-estrutura: operação em ambientes dinâmicos e heterogêneos, middleware. Integração física: redes de sensores e atuadores, interfaces naturais. Interação espontânea: ciência de contexto, interação inter-dispositivos. Aplicações.
- WEISER, M., The Computer for the Twenty-First Century, Scientific American, pp. 94-110, Sep. 1991 (Artigo inicial).- WEISER, M., Hot Topics: Ubiquitous Computing, IEEE Computer, 71-72. 1993 - IEEE Pervasive Computing, periódico, artigos selecionados das edições desde 2002. - UBICOMP, Anais da conferência internacional Ubicomp, artigos selecionados das edições desde 1999.- PERVASIVE, Anais da ``International Conference on Pervasive Computing'', artigos selecionados das edições desde 2002.