Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Sistemas de Computação
 
Disciplina: SSC0156 - Computação Pervasiva
Pervasive Computing

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
	Introduzir ao aluno o paradigma de Computação Pervasiva (Computação Ubíqua), abordando seus fundamentos conceituais e tecnológicos.  Apresentar o estado da arte em aplicações computacionais que exploram a integração com o ambiente físico e interação espontânea entre recursos distribuídos no ambiente, capacitando o aluno para compreender a tecnologia de sistemas pervasivos.
 
Introduce the paradigm of Pervasive and Ubiquitous Computing, addressing their conceptual and technological foundations. Discuss the state of the art in computer applications that exploit the integration with the physical environment and invisible interaction between distributed resources in the environment. This in turn enables students to understand the technology of pervasive systems
 
 
Programa Resumido
Paradigmas da computação ubíqua.  Dispositivos: handhelds, wearable computing.  Conectividade: computação móvel (comunicação wireless, operação com restrição de energia), redes transientes, comunidades ad hoc.  Infra-estrutura: operação em ambientes dinâmicos e heterogêneos, middleware.  Integração física: redes de sensores e atuadores, interfaces naturais. Interação espontânea: ciência de contexto, interação inter-dispositivos.  Aplicações.

 
Paradigms of ubiquitous computing. Devices: mobile devices, wearable computing. Connectivity: mobile computing (wireless communication operation with energy restriction), transient networks, ad hoc communities. Infrastructure: operation in dynamic and heterogeneous environments, middleware. Physical integration: sensor networks and actuators, natural interfaces. spontaneous interaction: context awareness, inter-device interaction. Pervasive Computing Applications.
 
 
Programa
Paradigmas da computação ubíqua.  Dispositivos: handhelds, wearable computing.  Conectividade: computação móvel (comunicação wireless, operação com restrição de energia), redes transientes, comunidades ad hoc.  Infra-estrutura: operação em ambientes dinâmicos e heterogêneos, middleware.  Integração física: redes de sensores e atuadores, interfaces naturais. Interação espontânea: ciência de contexto, interação inter-dispositivos.  Aplicações.

 
 
 
Avaliação
     
Método
Exposição em aulas e fixação através de trabalhos práticos, com a orientação do professor.

Critério
Provas escritas, exercícios e trabalhos.

Norma de Recuperação
(NP-2) / 5 * Mrec + 7 - NP, se Mrec >= 5; ou Max { NP, Mrec }, se Mrec < 5
 
Bibliografia
     
-	WEISER, M., The Computer for the Twenty-First Century, Scientific American, pp. 94-110, Sep. 1991 (Artigo inicial).
- WEISER, M., Hot Topics: Ubiquitous Computing, IEEE Computer, 71-72. 1993
- IEEE Pervasive Computing, periódico, artigos selecionados das edições desde 2002.
- UBICOMP, Anais da conferência internacional Ubicomp, artigos selecionados das edições desde 1999.
- PERVASIVE, Anais da ``International Conference on Pervasive Computing'', artigos selecionados das edições desde 2002.
 

Clique para consultar os requisitos para SSC0156

Clique para consultar o oferecimento para SSC0156

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP