Capacitar o aluno a realizar a modelagem de sistemas de software por meio da utilização de técnicas e linguagens de modelagem de sistemas de software e considerando diversas perspectivas dos sistemas e seus níveis de refinamento.
Apresentar o conceito e a importância de abstração e de modelagem de sistemas de software, bem como as técnicas e linguagens para a modelagem que estejam alinhadas à indústria de software, em especial a orientada a objetos.
Definição de abstração. Importância da abstração e de modelagem de sistemas de software. Modelagem orientada a objetos no contexto de processos de desenvolvimento de software, tais como o Processo Unificado e Métodos Ágeis. Modelagem estática: diagrama de classes. Modelagem comportamental: diagrama de casos de uso, de interação (diagramas de sequência e de comunicação), de estado e de atividades. Do projeto para a codificação.
Livro Texto LARMAN, C. Utilizando UML e Padrões: Uma Ferramenta à Análise e ao Projeto Orientados a Objetos e ao Processo Unificado. Bookman, Porto Alegre, 2004. WASLAWICK, R.S. Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos. Editora Campus, 2004. Bibliografia Complementar VALENTE, M. T. Engenharia de Software Moderna: Princípios e Práticas para Desenvolvimento de Software com Produtividade, 2020 (https://engsoftmoderna.info/). Object Management Group. Unified Modeling Language. (https://www.omg.org/spec/UML/About-UML/)