Introduzir conceitos básicos sobre hardware e software de robôs móveis. Familiarizar o aluno com os sensores e atuadores mais comuns utilizados na robótica móvel. Estudo de arquiteturas e softwares de controle de robôs móveis. Implementação em laboratório de algoritmos de navegação para a solução de problemas clássicos da robótica móvel.
História e evolução da robótica móvel. Descrição e análise de características dos sensores e atuadores mais utilizados na área de robótica móvel. Estudo das arquiteturas de robôs móveis. Estudo de algoritmos de navegação e de cooperação de robôs móveis. Estudo e utilização da ferramenta Player/Stage para a programação e controle de robôs móveis. Desenvolvimento de projetos em laboratório utilizando simuladores de robôs móveis na solução de problemas.
História e evolução da robótica móvel. Descrição e análise de características dos sensores e atuadores mais utilizados na área de robótica móvel. Estudo das arquiteturas de robôs móveis. Estudo de algoritmos de navegação e de cooperação de robôs móveis. Estudo e utilização da ferramenta Player/Stage para a programação e controle de robôs móveis. Desenvolvimento de projetos em laboratório utilizando simuladores de robôs móveis na solução de problemas. Atividades de extensão: Disponibilização de material didático. A carga horária corresponde a 10 horas.
·Livro Texto:- SEBASTIAN THRUN, WOLFRAM BURGARD, DIETER FOX, Probabilistic Robotics, MIT Press, 2005.·Bibliografia Complementar:-ROLAND SIEGWART, ILLAH R. NOURBAKHSH, Introduction to Autonomous Mobile Robots, MIT Press, 2004-ROBIN MURPHY, An Introduction to AI Robotics, MIT Press.-RONALD ARKIN, Behavior-based Robotics, MIT Press, 2001-Player/Stage - Software tools for robot and sensors applications, http://playerstage.sourceforge.net/.