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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Sistemas de Computação
 
Disciplina: SSC0722 - Métodos e Técnicas para Análise e Projeto de Sistemas Reativos
Methods and Techniques for Analysis and Design of Reactive Systems

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Apresentar os conceitos de análise e projeto de sistemas voltados para aplicações de tempo real ou reativas, tais como controladores de processos e sistemas embutidos. Ao longo do curso o aluno deve assimilar os conceitos e desenvolver o modelo de um sistema exemplo, utilizando os métodos e técnicas ensinados em classe.
 
Introduce concepts of software quality and productivity Present methods for software deisgn and development of information systems for the Web.
 
 
Programa Resumido
Características dos softwares de tempo real: classificações e aplicações. Técnicas para especificação do comportamento de sistemas reativos: máquinas de estado finito, redes de Petri e Statecharts. Validação e simulação de modelos. Principais métodos para análise e projeto de sistemas reativos: Darts, Ward & Mellor. Desenvolvimento de um sistema exemplo completo.
 
Describe in details the phase of object-oriented design using UML. Software test and maintenance. Reengineering and Reverse Engineering. Software Reuse. Methods for Web systems development.
 
 
Programa
Características dos softwares reativos: classificações e aplicações. Técnicas para especificação do comportamento de sistemas reativos: máquinas de estado finito, redes de Petri e Statecharts. Validação e simulação de modelos. Principais métodos para análise e projeto de sistemas reativos. Desenvolvimento de um sistema exemplo completo.
 
Techniques and Methods for Software design. UML design models: interaction diagram and class diagrams. Methods and criteria for software verification and validation: software inspection and software testing. Software maintenance. Reengineering and Reverse Engineering. Techniques for software reuse: Software Patterns and Frameworks. Methods for developing Web Information Systems. Practical utilization of supporting tools for information system development.
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com o apoio de um livro texto, utilizando quadro negro e retro-projetor.
Critério
Serão atribuídas notas a exercícios e trabalhos executados, alguns em classe e outros fora de classe. A nota final será calculada pela média ponderada das notas obtidas pelo aluno nos trabalhos e provas, no decorrer do semestre.
Norma de Recuperação
(NP-2) / 5 * Mrec + 7 - NP, se Mrec >= 5; ou Max { NP, Mrec }, se Mrec < 5
 
Bibliografia
     
·	Livro Texto:

- PRESSMAN,R.S. Software Engineering: - A Practitioner's Approach. 4th Edition, McGraw-Hill, USA, 1997.

· Bibliografia Complementar:


- GOMAA, H. A Software Design Method for Real-Time Systems, CACM, vol. 27, no. 9, pp 938-949, 1984.
- HAREL, D. et alli. STATEMATE: A Working Environment for the Development of Complex Reactive Systems, IEEE Transactions on Software Engineering, Vol. 16, No. 3, pp. 403-414, 1990.
- HATLEY, D. and PIRBHAI, M. Strategies for Real-Time Systems Specification, Dorset-House, 1987.
- Revistas e Periódicos da área.

 

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