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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Sistemas de Computação
 
Disciplina: SSC0962 - Gestão da Qualidade no Desenvolvimento de Sistemas
Quality Management in Systems Development

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Desenvolver conhecimentos relacionados aos conceitos de qualidade e de gestão da qualidade no desenvolvimento de sistemas, bem como sua importância para a estratégia de negócios da organização.
 
Develop knowledge related to the concepts of quality and quality management in systems development, as well as their importance to the organization's business strategy.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2162648 - Ellen Francine Barbosa
1434819 - Márcia Mazzeo Grande
1926404 - Rosana Teresinha Vaccare Braga
 
Programa Resumido
Definição e fundamentos básicos de qualidade.
Gestão da qualidade no ambiente empresarial.
Ferramentas básicas, gerenciais e avançadas para gestão da qualidade.
Qualidade no desenvolvimento de software.
Métricas, dimensões e atributos da qualidade.
Modelos normatizados. 
Modelos de melhoria de processo de software.
 
Definition and fundamentals of quality. Quality management in the business environment. Basic, managerial and advanced tools for quality management. Quality in software development. Quality metrics, dimensions and attributes. Standardized models. Models for software process improvement.
 
 
Programa
Definição e fundamentos básicos de qualidade.
Qualidade como vantagem competitiva. 
Gestão da qualidade no ambiente empresarial (Six Sigma, Kaisen, PDCA, SERVQUAL).
Ferramentas básicas, gerenciais e avançadas para gestão da qualidade.
Abordagem econômica da qualidade.
Qualidade no desenvolvimento de software (qualidade de processo, de produto e em uso).
Métricas de qualidade de software (GQM, PSM).
Dimensões e atributos da qualidade ( ISO/IEC 25010).
Modelos normatizados (ISO/IEC 25000, ISO/IEC 12207, ISO/IEC 12119, entre outros).
Modelos de melhoria de processo de software (CMMI, MPS-Br).

Atividades de extensão: Documentação de estudos de caso de avaliação de qualidade de software para aplicativos móveis e aplicações Web. Essa documentação pode ser disponibilizada para ser utilizada por alunos dos cursos de computação. A carga horária corresponde a 30 horas.
 
Definition and basics of quality. Quality as a competitive advantage. Quality management in the business environment (Six Sigma, Kaisen, PDCA, SERVQUAL). Basic, managerial and advanced tools for quality management. Economic approach to quality. Quality in software development (quality of process, quality of product and quality in use). Software quality metrics (GQM, PSM). Dimensions and attributes of quality (ISO/IEC 25010). Standardized models (ISO/IEC 25000, ISO/IEC 12207, ISO/IEC 12119, among others). Models for software process improvement (CMMI, MPS-Br).
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seguidas de exercícios e trabalhos práticos.
Critério
Serão atribuídas notas a exercícios e trabalhos práticos executados, e a provas sobre os assuntos do programa. A nota final será calculada pela média ponderada das notas obtidas pelo aluno no decorrer do semestre.
Norma de Recuperação
(NP-2) / 5 * Mrec + 7 - NP, se Mrec >= 5; ou Max { NP, Mrec }, se Mrec < 5
 
Bibliografia
     
Livro Texto

CARPINETTI, L.C.R  Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 2. ed. São Paulo, 2012. 

ROCHA, A.R.C.; MALDONADO, J.C.; WEBER, K.C. Qualidade de software: teoria e prática. Prentice Hall,  2001.

TOLEDO, J.C.; BORRÁS, M.A.A.; MERGULHÃO, R. C.; MENDES, G.H.S. Qualidade: gestão e métodos. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

Bibliografia Complementar

CARNEIRO, V.  Identification of quality characteristics for mobile applications, dissertação de mestrado, COPPE-UFRJ, 2019. (https://www.cos.ufrj.br/uploadfile/publicacao/2938.pdf).

CMMI® for Development, Version 1.3, Software Engineering Institute, 2010. Relatório Técnico (https://resources.sei.cmu.edu/asset_files/technicalreport/2010_005_001_15287.pdf).

FITZSIMMONS, J.A., FITZSIMMONS, M. J.  Administração de Serviços: Operações, Estratégia e Tecnologia de Informação. 4.ed. Porto Alegre: Bookman 2014. 

GARVIN, D. A. Competing on the eight dimensions of quality. Harvard Business Review. New York, v. 65, n.6, p.101-109, 1987. 

IMAI, M. KAIZEN: a estratégia para o sucesso competitivo. São Paulo: IMAM, s/d. (Série Qualidade e Produtividade do IMAM). 

ISO/IEC. (2011). Systems and software engineering—Systems and software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE)—System and software quality models. (ISO/IEC 25010:2011).

ISO/IEC. (2014). Software engineering—Systems and software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE)—Requirements for quality of Ready to Use Software Product (RUSP) and instructions for testing (ISO/IEC 25051:2014).

ISO/IEC. (2015). Information technology - Process assessment - Process measurement framework for assessment of process capability ISO/IEC 33020:2015 [ISO/IEC 33020:2015].

JURAN, J. M.; GRYNA, F. M. Controle da Qualidade-(vários volumes) 

KUME, H. Métodos estatísticos para melhoria da qualidade. 5. ed. São Paulo: Editora Gente, 1993. 

MPS.BR: Melhoria do Processo de Software Brasileiro, Guia de Avaliação - Processo e Método de Avaliação MA-MPS, 2021, Disponível em: https://softex.br/mpsbr/guias/#

ROCHA, A., TRAVASSOS, G., SANTOS, G., & REINEHR, S. (2017). QPS-Modelo para Avaliação da Qualidade de Produtos de Software: Resultados Iniciais. In Proceedings of the Brazilian Software Quality Symposium (SBQS’17).

ROTONDARO, R. G. et al.  Seis sigma: estratégia gerencial para melhoria de processos, produtos e serviços. São Paulo: Atlas, 2002.. 

ROZENFELD, H. et al (2006). Gestão de Desenvolvimento de Produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo, Saraiva, 2006.   
 

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