Desenvolver conhecimentos relacionados aos conceitos de qualidade e de gestão da qualidade no desenvolvimento de sistemas, bem como sua importância para a estratégia de negócios da organização.
Definição e fundamentos básicos de qualidade. Gestão da qualidade no ambiente empresarial. Ferramentas básicas, gerenciais e avançadas para gestão da qualidade. Qualidade no desenvolvimento de software. Métricas, dimensões e atributos da qualidade. Modelos normatizados. Modelos de melhoria de processo de software.
Definição e fundamentos básicos de qualidade. Qualidade como vantagem competitiva. Gestão da qualidade no ambiente empresarial (Six Sigma, Kaisen, PDCA, SERVQUAL). Ferramentas básicas, gerenciais e avançadas para gestão da qualidade. Abordagem econômica da qualidade. Qualidade no desenvolvimento de software (qualidade de processo, de produto e em uso). Métricas de qualidade de software (GQM, PSM). Dimensões e atributos da qualidade ( ISO/IEC 25010). Modelos normatizados (ISO/IEC 25000, ISO/IEC 12207, ISO/IEC 12119, entre outros). Modelos de melhoria de processo de software (CMMI, MPS-Br). Atividades de extensão: Documentação de estudos de caso de avaliação de qualidade de software para aplicativos móveis e aplicações Web. Essa documentação pode ser disponibilizada para ser utilizada por alunos dos cursos de computação. A carga horária corresponde a 30 horas.
Livro Texto CARPINETTI, L.C.R Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 2. ed. São Paulo, 2012. ROCHA, A.R.C.; MALDONADO, J.C.; WEBER, K.C. Qualidade de software: teoria e prática. Prentice Hall, 2001. TOLEDO, J.C.; BORRÁS, M.A.A.; MERGULHÃO, R. C.; MENDES, G.H.S. Qualidade: gestão e métodos. Rio de Janeiro: LTC, 2013. Bibliografia Complementar CARNEIRO, V. Identification of quality characteristics for mobile applications, dissertação de mestrado, COPPE-UFRJ, 2019. (https://www.cos.ufrj.br/uploadfile/publicacao/2938.pdf). CMMI® for Development, Version 1.3, Software Engineering Institute, 2010. Relatório Técnico (https://resources.sei.cmu.edu/asset_files/technicalreport/2010_005_001_15287.pdf). FITZSIMMONS, J.A., FITZSIMMONS, M. J. Administração de Serviços: Operações, Estratégia e Tecnologia de Informação. 4.ed. Porto Alegre: Bookman 2014. GARVIN, D. A. Competing on the eight dimensions of quality. Harvard Business Review. New York, v. 65, n.6, p.101-109, 1987. IMAI, M. KAIZEN: a estratégia para o sucesso competitivo. São Paulo: IMAM, s/d. (Série Qualidade e Produtividade do IMAM). ISO/IEC. (2011). Systems and software engineering—Systems and software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE)—System and software quality models. (ISO/IEC 25010:2011). ISO/IEC. (2014). Software engineering—Systems and software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE)—Requirements for quality of Ready to Use Software Product (RUSP) and instructions for testing (ISO/IEC 25051:2014). ISO/IEC. (2015). Information technology - Process assessment - Process measurement framework for assessment of process capability ISO/IEC 33020:2015 [ISO/IEC 33020:2015]. JURAN, J. M.; GRYNA, F. M. Controle da Qualidade-(vários volumes) KUME, H. Métodos estatísticos para melhoria da qualidade. 5. ed. São Paulo: Editora Gente, 1993. MPS.BR: Melhoria do Processo de Software Brasileiro, Guia de Avaliação - Processo e Método de Avaliação MA-MPS, 2021, Disponível em: https://softex.br/mpsbr/guias/# ROCHA, A., TRAVASSOS, G., SANTOS, G., & REINEHR, S. (2017). QPS-Modelo para Avaliação da Qualidade de Produtos de Software: Resultados Iniciais. In Proceedings of the Brazilian Software Quality Symposium (SBQS’17). ROTONDARO, R. G. et al. Seis sigma: estratégia gerencial para melhoria de processos, produtos e serviços. São Paulo: Atlas, 2002.. ROZENFELD, H. et al (2006). Gestão de Desenvolvimento de Produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo, Saraiva, 2006.