Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Transportes
 
Disciplina: STT0182 - Mobilidade Urbana e Redes de Transporte
Urban mobility and transportation networks

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Estudar as interrelações entre redes de transporte e a estrutura urbana e como isso interfere na mobilidade urbana sustentável. Conhecer os aspectos importantes para o planejamento dos sistemas integrados de transporte público urbano, modos ativos de transporte e estrutura viária urbana. Aplicar esses conceitos em projeto.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2086275 - Antonio Nelson Rodrigues da Silva
85200 - Jose Reynaldo Anselmo Setti
 
Programa Resumido
O sistema de transporte urbano e seus componentes. Redes de transporte e a estrutura urbana. Mobilidade urbana sustentável. Planejamento de sistemas de transporte público. Modos ativos de transporte. Conceitos de engenharia de tráfego. Elementos de projeto de infraestrutura viária urbana.
 
 
 
Programa
Componentes dos sistemas de transportes. Classificação das vias e o planejamento do sistema viário urbano: a estrutura urbana e o sistema viário urbano. O conceito de redes de transporte. A importância da integração modal para a cidade sustentável. A mobilidade urbana sustentável e seus indicadores. Elementos do planejamento de sistemas integrados de transporte público. Principais conceitos e indicadores utilizados no planejamento de transporte público urbano. Conceitos para o planejamento de sistemas de transporte público de massa (BRT, VLT e linhas de metrô). O conceito de “complete streets”: elementos de seção transversal de vias urbanas inclusivas com espaços para pedestres, transporte coletivo, e bicicletas. Elementos da análise de correntes de tráfego viário e seu controle; "traffic calming".
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do aprendizado é baseada em provas e em um projeto de curso. Os alunos deverão fazer as duas provas regulares previstas ao longo do semestre. Uma prova substitutiva, compreendendo toda a matéria da disciplina, é oferecida para alunos com desempenho insuficiente nas provas regulares ou que pretendam melhorar sua média final. A nota da prova substitutiva substitui a pior nota das provas regulares. O projeto de curso deve ser desenvolvido ao longo do semestre, em grupos de até quatro alunos. Ao longo do desenvolvimento do projeto são atribuídos vistos e notas às diversas etapas. O projeto que não tiver todos os seus vistos é considerado não entregue. O desenvolvimento e a entrega do projeto são obrigatórios e pré-requisito para a aprovação na disciplina.
Critério
A nota final é calculada pela fórmula Nota Final = x [0,5 Media Prova + 0,5 Media Projeto], em que Media Prova é a média aritmética da nota das duas provas regulares; Media Projeto é a média aritmética da nota das entregas parciais do projeto; e x = 1, se Media Projeto for maior que 4,9 e Media Prova for maior que 3,0 ou x = 0, se uma dessas duas condições não for satisfeita.
Norma de Recuperação
Sem recuperação, pois a disciplina exige o desenvolvimento de um projeto.
 
Bibliografia
     
1. Hoel, L.; Garber, N.; Sadek, A. (2011) Engenharia de infraestrutura de transportes: uma integração multimodal. São Paulo: Cengage Learning.
2. Ferraz, A. C.; Espinosa Torres, I. A. (2008) Transporte público urbano (2a. ed.). São Carlos: RiMa.
3. Portugal, L. S. (org.) (2017) Transporte, mobilidade e desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Elsevier.
4. UN-HABITAT. (2013) Planning and Design for Sustainable Urban Mobility: Global Report on Human Settlements 2013, United Nations Human Settlements Programme. Nairobi: UN-Habitat, Abingdon [etc.]: Earthscan from Routledge. 
http://new.unhabitat.org/planning-and-design-for-sustainable-urban-mobility-global-report-on-human-settlements-2013.

 

Clique para consultar os requisitos para STT0182

Clique para consultar o oferecimento para STT0182

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP