Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Transportes
 
Disciplina: STT0405 - Planejamento e Análise de Sistemas de Transportes
Planning and Analysis of Transportation Systems

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Estudar os principais conceitos relacionados com os aspectos econômicos e sociais dos sistemas de transporte e entender sua influência no planejamento, projeto e operação de sistemas de transporte.Estudar os principais aspectos relacionados com os impactos ambientais do sistema de transporte e entender sua influência na avaliação, planejamento, projeto e operação de sistemas de transporte. Estudar os principais conceitos ligados à tarifação de sistemas de transporte e à avaliação de projetos de transporte e mostrar sua influência no planejamento, projeto e operação de sistemas de transporte.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2086275 - Antonio Nelson Rodrigues da Silva
3536261 - Cira Souza Pitombo
 
Programa Resumido
Aspectos econômicos e sociais dos sistemas de transporte. Aplicações da análise de sistemas em transportes. Demanda por transporte, custo e oferta de transporte. Equilívrio entre a oferta e a demanda. Aspectos de tarifação em sistemas de transporte. Impactos ambientais dos sistemas de transporte. Avaliação de projetos de transporte.
 
 
 
Programa
Transporte e sociedade: aspectos econômicos, sociais, políticos e ambientais. Análise de sistemas em transportes: aplicação dos princípios da análise de sistemas aos transportes - conceitos, diagnóstico e prognóstico. Demanda por transporte: uma teoria sobre usuário de transporte; modelos de demanda diretos; modelos de demanda sequenciais; relação entre a demanda e o benefício ao usuário. Oferta de transporte: veículos, vias, terminais, regulamentos e convenções para o uso dos componentes do sistema de transporte; capacidade; capacidade x frequência; nível de serviço; oferta de transporte como instrumento da política de desenvolvimento regional. Custos de transporte: conceitos básicos; custos de estudos e projetos; custos de implantação, operação e manutenção de vias e terminais; custo operacional de veículos; oferta de transporte e custo; métodos de estimação de custos; alocação de custos indivisíveis. Equilíbrio entre demanda e oferta: conceitos básicos; interação entre demanda e oferta; tráfego resultante; custos generalizados de viagem; custos e benefícios para usuários. Tarifação em transporte: conceitos básicos; tarifação e seus objetivos; formas de tarifação. Transporte e impactos ambientais: impactos do transporte sobre o ambiente natural e construído; conceito de licenciamento ambiental, Licença Prévia, Licença de Instalação, Licença de Operação, estudo de impacto ambiental (EIA) e relatório de impacto ambiental (Rima). Avaliação de projetos de transporte: pontos de vista na avaliação; custos, benefícios e externalidades de projetos de transporte; técnicas empregadas na avaliação e ordenação de projetos alternativos para um sistema de transporte.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; exercícios a serem resolvidos em aulas e extraclasse; projetos e trabalhos a serem desenvolvidos em aulas e extraclasse. Recursos audiovisuais.
Critério
Serão realizadas 3 provas no semestre, sendo que a menor nota é desprezada no cálculo da média aritmética das notas de prova (MP). Serão realizados 4 testes durante o semestre, sendo que a menor nota obtida é desprezada no cálculo da média aritmética das notas de teste (MT). Nos casos em que há desenvolvimento de projeto, a nota de projeto é considerada juntamente com as três notas de prova, sendo a menor nota desprezada.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
O texto básico para os alunos será a apostila escrita pelo Prof. Eiji Kawamoto: Kawamoto, E. (2001) Análise de sistemas de transporte. EESC-USP.

Outras referências bibliográficas que serão usadas como material de apoio incluem:
Tribunal de Contas da União. Cartilha de licenciamento ambiental. 2ed. Brasília, 83p., 2007.
Ortúzar, J.D. e Willumsen, L. G. Modelos de Transporte. PubliCan, Ediciones de la Universidad de Cantabria, 2008.
 

Clique para consultar os requisitos para STT0405

Clique para consultar o oferecimento para STT0405

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP