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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Transportes
 
Disciplina: STT0407 - Estradas II
Highway and Pavement Design II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
Conceituar pavimentação rodoviária e fornecer conhecimentos que capacitem o aluno reconhecer, caracterizar e determinar propriedades dos materiais do subleito e dos materiais usados na construção do pavimento, calcular o carregamento do tráfego, conceber e dimensionar a estrutura do pavimento, avaliar as condições de pavimentos em uso e propor medidas para o seu reforço ou restauração. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3350692 - Adalberto Leandro Faxina
3538990 - Ana Paula Furlan
50070 - Glauco Tulio Pessa Fabbri
 
Programa Resumido
Introdução, conceituação e tipos de pavimentos. Fatores que governam o comportamento dos pavimentos, ruína estrutural e funcional. Estudo do subleito e camadas de reforço, sub-base e base. Revestimentos asfálticos. Estudo do carregamento veicular. Concepção, dimensionamento e análise mecanística de pavimentos.  Avaliação e reforço de pavimentos.
 
 
 
Programa
Introdução e conceituação de pavimentos. Pavimentos flexíveis e rígidos. Conceitos básicos de mecânica dos solos aplicados à geotecnia de estradas. Construção de aterros rodoviários e controle de compactação.Fatores que governam o comportamento dos pavimentos flexíveis. Ruína estrutural: deformações permanentes e fadiga. Ruína funcional: conforto e segurança de rolamento, e conceitos de serventia e irregularidade.Ensaios para a determinação do comportamento dos materiais. Ensaios de compressão simples e diametral, índice de suporte Califórnia (CBR), triaxial convencional e triaxial cíclico e compressão diametral cíclica. Módulo de resiliência.Classificações de solos. Classificações Unificada, HRB e Metodologia MCT.Estudo do subleito. Investigação, reconhecimento e exploração do subleito, prospecção e avaliação de jazidas, ensaios de campo e laboratório. Determinação do perfil longitudinal e CBR de projeto.Camadas de reforço, sub-base e base. Bases estabilizadas granulometricamente, composição granulométrica e método de Rothfucs. Macadames hidráulico e betuminoso e bases de solo-cimento. Escolha de materiais e definição de parâmetros de projeto. Revestimentos asfálticos. Materiais pétreos e ligantes, tratamentos superficiais e concretos asfálticos. Método de dosagem de Marshall.Estudo do carregamento veicular. Tipos de veículos, tráfego, equivalência de cargas e definição do número de solicitações equivalentes. Concepção e dimensionamento de pavimentos. Método do DNER e Método da AASHTO. Análise mecanística de pavimentos. Princípios, modelos de fadiga, cálculo de tensões e deformações, e dimensionamento do pavimento. Avaliação funcional e estrutural de pavimentos em uso. Principais defeitos nos pavimentos flexíveis. Medidas de deflexões, Viga Benkelman (DNER-ME 24/94). Cálculo de reforço (DNER-PRO 11-79).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Duas provas referentes à primeira e à segunda parte do curso com notas P1 e P2, respectivamente e uma prova substitutiva, com conteúdo referente à prova cuja nota o aluno deseje substituir; exercícios semanais desenvolvidos em sala ou extra-sala, com atribuição de nota.
Critério
Média de exercícios: ME= [ SomatóriaEi / n), onde Ei são notas dos ‘n’ exercícios semanais;Média de provas: MP=(P1+P2)/2, onde P1 e P2 são notas das provas.CRITÉRIO PARA APROVAÇÃO:Se ME maior ou igual a 5,0 e MP maior ou igual a 5,0 então a média final MF=(ME+MP)/2, caso contrário, MF=MP se MP < 5,0 ou MF= 4,5 se MP maior ou igual a 5,0
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
PRINCIPAL:BALBO, J.T. – Pavimentação Asfáltica: Materiais, Projeto e Restauração. Oficina de Textos, 2007.BERNUCCI, L.B.; MOTTA, L.M.G.; CERATTI, J.A.P. e SOARES, J.B. – Pavimentação Asfáltica – Formação Básica para Engenheiros. PETROBRAS e ABEDA, 2006. DER/SP – Manual de Normas de Pavimentação. Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo.DNER – Coletânea de Normas. Ministério dos Transportes, 2002.DNER – Diretrizes Básicas para a Elaboração de Estudos e Projetos Rodoviários. Ministério dos Transportes, 2002.DNER – Manual de Pavimentação. Ministério dos Transportes, 1996.DNER – Manual de Implantação Básica. Ministério dos Transportes, 1996.HUANG, Y.H. – Pavement Analysis and Design. Prentice Hall, 1993.MEDINA, J. e MOTTA, L.M.G. – Mecânica dos Pavimentos. COPPE/UFRJ, 2006.SENÇO, W. – Manual de Técnicas de Pavimentação. Editora Pini, 2001.COMPLEMENTAR:ASCE: American Society of Civil Engineers – Journal of Transportation Engineering. (coleção).SOUZA, M.L. – Pavimentação Rodoviária. Livros Técnicos e Científicos Editora, 1980.TRB: Transportation Research Board – Transportation Research Record (coleção).WITCZAK, M.W., YODER, E.J. – Principles of Pavement Design. John Wiley e Sons,1975.
 

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