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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Transportes
 
Disciplina: STT0408 - Fundamentos de Engenharia de Transportes
Fundamentals of Transportation Engineering

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
Caracterizar os componentes dos sistemas de transporte e familiarizar-se com os aspectos mais importantes da sua operação; conhecer os conceitos básicos relacionados à locomoção veicular de forma a entender como as características de desempenho dos veículos influenciam o projeto e a operação de sistemas de transporte; entender os conceitos básicos relativos ao fluxo de veículos e seu controle e à capacidade e qualidade de serviço de ferrovias e rodovias, para compreender como esses fatores influenciam o projeto e a operação do sistema viário; familiarizar-se com a prática do desenvolvimento de projetos de engenharia de transporte em equipes técnicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5207246 - André Luiz Barbosa Nunes da Cunha
3536261 - Cira Souza Pitombo
85200 - Jose Reynaldo Anselmo Setti
 
Programa Resumido
Os sistemas de transportes: sua natureza, organização e seus componentes. Veículos e suas características. Mecânica da locomoção de trens e caminhões. Introdução à engenharia de tráfego. Fluxos de veículos e seu controle. Capacidade e qualidade de serviço em vias de transporte.
 
 
 
Programa
1. Introdução: O sistema de transportes. Componentes dos sistemas de transporte. Organização e importância econômica do sistema de transporte. Visita técnica para ilustração e compreensão dos conceitos ligados à operação dos sistemas de transporte.
2. Locomoção de veículos ferroviários: Força motriz em locomotivas diesel-elétricas. Resistência ao movimento. Velocidade de cruzeiro. Frenagem de trens. Comprimento máximo do trem. Tempo de ciclo e consumo de combustível.
3. Locomoção de veículos rodoviários: Pesos e dimensões de veículos rodoviários. Força motriz em veículos rodoviários. Resistência ao movimento. Velocidade de cruzeiro. Frenagem de veículos rodoviários. Tempo de ciclo e consumo de combustível.
4. Fluxo de veículos e seu controle: Diagrama espaço-tempo. Princípios fundamentais dos fluxos de veículos. Modelos macroscópicos de fluxo de tráfego rodoviário. Aplicações de teoria das filas à análise de fluxos de tráfego. Controle de tráfego ferroviário. Controle de tráfego rodoviário.
5. Capacidade viária: Capacidade de vias férreas com linha singela e linha dupla. Capacidade e nível de serviço de autoestradas e rodovias de pista dupla.
6. Fluxo de veículos em interseções: Cruzamentos semaforizados. Determinação do intervalo entre verdes. Projeto de semáforos isolados pelo método de Webster.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do aprendizado será feita a partir de listas de exercícios, provas e um projeto a ser desenvolvido ao longo do semestre.
As listas de exercícios têm por objetivo a fixação dos conceitos discutidos nas aulas.
Durante o semestre, os alunos deverão entregar pelo menos 5 listas de exercícios. Cada lista terá uma nota atribuída e a média aritmética dessas notas é a nota de listas (NL). O projeto deverá ser desenvolvido em grupos de até 2 alunos e visa demonstrar que os alunos são capazes de, trabalhando em equipes, usar os conhecimentos adquiridos para analisar um problema prático de Engenharia de Transportes. Os grupos devem entregar dois relatórios parciais e um relatório final. A entrega de todos os relatórios é obrigatória, uma vez que as habilidades envolvidas no desenvolvimento do projeto são indispensáveis para o exercício profissional do engenheiro civil. A nota de projeto (NP) é a média aritmética das notas dos relatórios entregues.
As provas servem para avaliar a fixação os conhecimentos adquiridos. Durante o semestre, serão ministradas 3 provas e a nota de provas (P) é a média aritmética das duas melhores notas das provas.
Critério
A nota final (NF) será calculada através da fórmula NF=alfa * beta (0,6P +0,4NP). Serão considerados aprovados os alunos que obtiverem NF maior ou igual a 5,0. O valor do coeficiente alfa é atribuído em função da nota de projeto NP, de tal forma que alfa=1, se NP for maior ou igual a 5,0; em caso contrário, alfa=0. O coeficiente beta é atribuído em função da nota de listas NL, de acordo com o seguinte critério: beta=0, se NL for menor ou igual a 5,0; beta=0,7 se NL for maior que 5,0 e menor ou igual a 6,0; beta=0,8 se NL for maior que 6,0 e menor ou igual a 7,0; beta=0,9 se NL for maior que 7,0 e menor ou igual a 8,0; beta=1 se NL for maior que 8,0 e menor ou igual a 9,0; beta=1,05 se NL for maior que 9,0 e menor ou igual a 9,5; e beta=1,1 se NL for maior que 9,5.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia principal: Setti, J.R. (no prelo) Fundamentos de Engenharia de Transportes.Bibliografia complementar: Morlok, E.K. (1978) Introduction to Transportation Engineering and Planning. McGraw-Hill, Nova Iorque, EUA.Khisty, C.J. e Lall, B.K.  (2003) Transportation Engineering: An Introduction (3ª. ed.), Prentice Hall.Mannering, F.L.; Kilareski, W.P. e Washburn, S.S. (2005) Principles of Highway Engineergin and Traffic Analysis (3ª. ed). John Wiley & Sons.Roess, R.P.; McShane, W.R. e Prassas, E. (2004) Traffic Engineering (3ª. ed). Prentice Hall.TRB (2000) Highway Capacity Manual 2000. Transportation Research Board, Washington, DC, EUA.
 

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