Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Transportes
 
Disciplina: STT0605 - Transporte Ferroviário
Railroad Transportation

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Conhecer detalhes específicos do transporte ferroviário de forma complementar as informações obtidas em outras disciplinas do curso de transporte. Aplicar os conhecimentos obtidos a estudos e operação de ferrovias.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
48084 - Joao Alexandre Widmer
55381 - Jose Leomar Fernandes Junior
 
Programa Resumido
História da evolução. A malha ferroviária brasileira. Veículos ferroviários de passageiros e carga. Geometria e estrutura da via permanente. Terminais ferroviários de passageiros e cargas. Operação ferroviária.
 
 
 
Programa
Introdução. História do transporte ferroviário no Brasil. Transporte ferroviário de cargas - perspectivas econômicas. Transporte ferroviário de passageiros - perspectivas econômicas. Os veículos - componentes e nomenclatura - tipos de veículos. A via permanente - gabarito de via - geometria da via - estrutura da via. Estações e pátios de classificação. Terminais ferroviários de passageiros. Terminais ferroviários de cargas. Sistemas de controle de tráfego ferroviário. Operação e desempenho de trens - Simulador de marcha do trem. Capacidade de vias férreas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas, aulas práticas, aulas em campo. Visitas a obras, empresas ou industrias. Estudos de casos. Recursos audio visuais.
Critério
Os alunos deverão fazer as duas provas regulares. A prova substitutiva poderá ser feita por alunos que perderam as provas regulares, ou pretendam melhorar sua média final. Cada aluno deverá fazer pelo menos três dos quatro tetes marcados durante o semestre letivo. Os alunos terão vários exercícios para casa que contarão para o coeficiente a. O Cálculo da média final (MF) do curso será feito da seguinte forma: MF = a . (0,7 . MP + 0,3 . MT) maior ou igual 5,0 em que MP: média aritmética das duas notas de provas; MT: média aritmética das três melhores notas de testes; a: coeficiente atribuído em função da apresentação de trabalhos de participação.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
ALIAS, Jean - La Voie Ferré, Vol. I e II, Editions Eyrolles, Paris, France, 1977.
BRINA, Helvécio Lapertosa - Estrada de Ferro, LTN Livros Técnicos e Científicos Editora, Vol. I e II, São Paulo.
CNT - Confederação Nacional dos Transportes - Relatório Analítico "Pesquisa Ferroviária CNT 2002", http://www.cnt.org.br.
ESVELD, Coenraad - Moden Railway Track, Plassed & Theurer, American Railway Enginnering Associaton, Bulletins, 1991.
HAY, William H. - Railroad Engineering, John Wiley and Sons, New York, 1982.
PORTO, Telmo Giolito - Apostila da Disciplina PTR2501 - Ferrovias - EPUSP, PTR, São Paulo, 2004.
PORTO, Telmo Giolito - A Infraestrutura da Via Férrea, Dissertação de Mestrado, EPUSP, São Paulo, 1984.
PORTO, Telmo Giolito - Do Planejamento à Implantação de Projetos de Modernização Ferroviária, um Processo Condicionado pelo Fator Técnico, Tese de Doutorado, EPUSP, São Paulo, 1992.
SAAD, Jorge A.C. - Modelo para Análise da Operação de Trechos Ferroviários em Linha Singela, Dissertação de Mestrado, EESC-USP, São Carlos, 1999.
SHOPPA, René Fernandes - 150 Anos do Trem no Brasil, Edição do Autor, Patrocínio Votorantim, 1a. Edição, São Paulo, 2004.
VUCHIC, Vukan R. - Urban Public Transportation System and Technology, Prentice Hall, Englewood Cliffs, N.J., 1981.
PERIÓDICOS:
US National Academy of Science TRB - Records.
ASCE - Transportation Engineering Journal.
American Railway Engineering Association - Bulletins.
Revue General de Chemins de Fer.
Railway Gazette.
Railway International.
RTRI - Railway Technical - Quarterly Reports.
PALAVRAS-CHAVE:
Train; rail car; railroad engineering; light rail transit; streetcars; rail operations; rail operations simulations; American Association of Railroads - AAR; American Railway Engineering Association - AREA.
 

Clique para consultar os requisitos para STT0605

Clique para consultar o oferecimento para STT0605

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP