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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Transportes
 
Disciplina: STT0626 - Aplicações de Pesquisa Operacional em Sistemas de Transporte
Applications of Operations Research to Transportation Systems

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos alunos uma visão geral sobre os principais conceitos, fundamentos e técnicas associados à Pesquisa Operacional como ferramenta de apoio à tomada de decisão em problemas típicos encontrados no planejamento e operação de sistemas de transportes, com base em exemplos típicos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
85200 - Jose Reynaldo Anselmo Setti
 
Programa Resumido
Introdução. Modelagem de problemas em Engenharia de Transportes. Teoria das filas. Programação Linear. Grafos. Alocação de recursos.
 
 
 
Programa
1.Conceito e origens de Pesquisa Operacional
2. Introdução à Modelagem.
3. Introdução à Teoria das Filas. Modelos determinísticos e modelos estocásticos. Aplicações da
Teoria das Filas para análise de problemas típicos de Engenharia de Transportes.
4. Introdução à Programação Linear. Formulação Matemática. Método Gráfico. Ferramentas computacionais para otimização. Aplicações de Programação Linear para solução de problemas típicos de Engenharia de Transportes.
5. Introdução aos grafos. O problema do caminho mínimo. O problema do fluxo máximo.
6. Introdução aos métodos para alocação de recursos. O problema da mochila.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do aprendizado será feita a partir de atividades práticas e, se necessário, de uma arguição escrita, que tratará de todos os aspectos estudados durante a disciplina. As atividades práticas analisam casos aplicando os métodos discutidos nas aulas.
Critério
Cada atividade prática terá uma nota atribuída. A nota final será a média aritmética das notas das atividades práticas (MAP) se MAP for maior ou igual a 7,0 (sete); se MAP for menor que 7,0, a nota final será a média aritmética entre MAP e a nota de uma prova escrita (NP).
Norma de Recuperação
A recuperação consistirá de uma série atividades práticas. A nota final MF do aluno que realizou a recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das atividades de recuperação (MR), como segue: MF = 5,0 se 5,0 ≤ MR ≤ (10,0 − MS), MF = (MS + MR)/2 se MR > (10,0 − MS), e MF = MS se MR < 5,0. O período de recuperação se estende do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Arenales, M.; Armentano, V.; Morabito, R. e Yanasse, H. (2007) Pesquisa Operacional. Rio de Janeiro: Elsevier.
Hillier, F.; Lieberman, G. (2013) Introdução à Pesquisa Operacional (9a. ed.). Porto Alegre: AMGH.
Belfiore, P.; Fávero, L.P. (2013) Pesquisa Operacional para cursos de engenharia. Rio de Janeiro: Elsevier.
Novaes, A. G. (1975) Pesquisa Operacional e Transportes: Modelos Probabilísticos. São Paulo: EDUSP/McGraw-Hill.
Spiegelman, C.; Park, E.; Rilett, L. (2011) Transportation Statistics and Microsimulation. Boca Raton: CRC Press.
 

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