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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Transportes
 
Disciplina: STT0628 - Engenharia de Tráfego e Simulação de Tráfego Rodoviário

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina visa estudar o tráfego veicular em vias e rodovias, focalizando suas propriedades, coleta de dados, métodos para projeto e planejamento da operação de componentes do sistema viário e o uso de simuladores para analisar alternativas de projeto. Ao terminar a disciplina, o aluno deverá ter adquirido um bom entendimento do sistema de tráfego rodoviário e de seus componentes; ser capaz de planejar e conduzir coletas de dados de tráfego; dominar os métodos quantitativos usados por engenheiros de tráfego para projetar e avaliar componentes do sistema viário; compreender a teoria do fluxo de tráfego e conduzir avaliações da qualidade de serviço; projetar interseções semaforizadas; e avaliar alternativas de projeto através de simulação microscópica.  Além desses tópicos, o aluno deverá aprender a elaborar relatórios técnicos, fazer apresentações técnicas e trabalhar em equipes.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
85200 - Jose Reynaldo Anselmo Setti
 
Programa Resumido
Introdução: conceitos e definições. Modelagem de correntes de tráfego rodoviário. Estudos de tráfego e estimação de parâmetros de correntes de tráfego. Simulação microscópica de correntes de tráfego. Sinalização rodoviária. Projeto de cruzamentos semaforizados. Avaliação de desempenho de componentes viários.
 
 
 
Programa
1.	Introdução, conceitos e definições.
2. Modelagem de correntes de tráfego rodoviário: modelos macroscópicos (fluxo-velocidade-densidade); modelos microscópicos; modelos de car-following; modelos de filas; calibração de modelos.
3. Estudos de tráfego; métodos de coleta de dados; análise estatística de dados de tráfego; estimação de parâmetros de correntes de tráfego
4. Simulação de correntes de tráfego rodoviário. Introdução e conceitos básicos. Planejamento de experimentos com simulação microscópica. Análise dos resultados de simulação.
5. Sinalização rodoviária: fatores humanos; uniformização da sinalização de tráfego; sinalização horizontal; sinalização vertical; manuais de sinalização e projeto de sinalização rodoviária.
6. Semaforização: introdução ao controle semafórico; estudos preliminares; avaliação de alternativas; justificativas para instalação de semáforos; projeto de semáforos de tempo fixo. Semáforos atuados. Redes semafóricas. Simulação de cruzamentos semaforizados.
7. Análise de alternativas de projeto através de simulação microscópica de correntes de tráfego: definição do modelo, escolha das medidas de desempenho, calibração e validação do modelo, análise dos resultados da simulação. Estudo de casos e aplicações práticas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do aprendizado será́ feita a partir de trabalhos práticos e, se necessário, de uma arguição escrita, que tratará de todos os aspectos estudados durante a disciplina. Os trabalhos práticos incluirão laboratórios e um projeto.
Os laboratórios são práticas em que os alunos analisam casos aplicando os métodos discutidos nas aulas. Os alunos deverão entregar um relatório para cada prática. Cada relatório terá́ uma nota atribuída e a média aritmética dessas notas será́ a nota de laboratórios (NL).
O projeto deverá ser desenvolvido em grupos de até 4 alunos e visa demonstrar que os alunos são capazes de usar os conhecimentos adquiridos para analisar um problema prático de Engenharia de Tráfego. Cada grupo deverá propor, por escrito, um projeto relacionado a um tema proposto pelo docente responsável. Cada grupo deverá fazer a apresentação de seu projeto e entregar um relatório. A nota de projeto (NP) será́ atribuída em função da qualidade da apresentação e da qualidade do relatório.
Critério
A média das notas de trabalhos práticos (MTP) será a média aritmética de NL e NP: MTP = 0,5NL + 0,5NP.
Os alunos que obtiverem MTP ≥ 7,0 estarão dispensados da arguição final e sua nota final será MTP. Os alunos que obtiverem MTP ≤ 7,0 serão submetidos a uma arguição escrita. A nota final (NF) será́ a média aritmética da nota da arguição (NP) e da média das notas dos trabalhos práticos (MTP):
NF = (NP + MTP)/2
Norma de Recuperação
Sem recuperação, tendo em vista que a avaliação baseia-se em projeto e práticas de laboratório.
 
Bibliografia
     
ELEFTERIADOU, L. (2014) An Introduction to Traffic Flow Theory. Springer, EUA.
Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, Vol. I - Sinalização Vertical de Regulamentação. CONTRAN, Ministério das Cidades, 2007.
Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, Vol. II - Sinalização Vertical de Advertência. CONTRAN, Ministério das Cidades, 2007.
Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, Vol. IV - Sinalização Horizontal. CONTRAN, Ministério das Cidades, 2007.
Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, Vol. V - Sinalização Semafórica (Versão preliminar). CONTRAN, Ministério das Cidades, 2012.
MURTHY, A.; MOHLE, H. (2001) Transportation Engineering Basics (2a. ed.). ASCE Press, EUA.
PORTUGAL, L.S. (2005). Simulação de Tráfego: Conceitos e Técnicas de Modelagem. Editora Interciência, Rio de Janeiro.
ROESS, R.; PRASSAS, E.; McSHANE, W. (2010) Traffic Engineering (4a. ed.) Ed. Pearson, EUA.
SETTI, J.R.A. (2000). Introdução à simulação de sistemas de transporte. Notas de aula, EESC-USP, São Carlos, SP.
SPIEGELMAN, C.; PARK, E.; RILETT, L. (2011) Transportation Statistics and Microsimulation. CRC Press, EUA.
TRIOLA, M.F. (2005). Introdução à Estatística (9a. ed.). LTC Editora, Rio de Janeiro, 682 p.
 

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