Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Transportes
 
Disciplina: STT0630 - Ferramentas Computacionais Aplicadas à Engenharia Civil
STT0630-Computer tools applied to Civil Engineering

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina visa familiarizar o aluno no uso de ferramentas computacionais aplicadas à prática de projetos de Engenharia Civil, a fim de dar ao futuro engenheiro condições de utilizar essas ferramentas de forma eficiente para a solução de seus problemas científicos e tecnológicos. O aluno que completar o programa desta disciplina será capaz de:
1. Aplicar os seus conhecimentos de matemática, ciência e engenharia;
2. Projetar e conduzir experimentos, assim como analisar e interpretar um banco de dados;
3. Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
4. Apresentar e plotar projetos de Engenharia Civil em formatos padrões;
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
103165 - Ana Paula Camargo Larocca
5207246 - André Luiz Barbosa Nunes da Cunha
 
Programa Resumido
Introdução. Tratamento de banco de dados. Modelagem numérica dos dados. Desenho de projetos em ambiente CAD. Escala e plotagem de projetos. Noções de desenho em 3D. Ferramentas aplicadas à projetos de engenharia. Noções de software aplicativo colaborativo (BIM). Noções de projetos georreferenciados. Introdução ao modelo digital de terrenos.
 
 
 
Programa
1. Introdução: conceitos e definições de computação, noções de programação e apresentação dos softwares.
2. Tratamento de banco de dados: noções de banco de dados, aquisição de dados, validação de dados, organização e padronização do banco de dados, buscas e referências, verificação de erros e filtragem.
3. Modelagem numérica dos dados: funções matemáticas, estatística, modelos de regressão, ferramentas de otimização, formulários de dados e codificação de programas personalizados.
4. Desenhos de projetos em ambiente CAD: familiarizar com softwares de plataforma CAD, ferramentas de desenho e edição, grupos de objetos, blocos, cortes e fachada, cotas e textos em projetos.
5. Escala e plotagem de projetos: colocando escala no desenho, diferentes escalas no projeto, escala em textos e cotas, técnica de plotagem em papel.
6. Noções de desenho em 3D: espaço 3D, desenhos em 3D, noções de iluminação.
7. Ferramentas aplicadas à projetos: Noções de levantamento topográfico, projetos horizontais e verticais, biblioteca de veículos de projeto, simulação da circulação de veículos em projetos de grande porte.
8. Noções de software aplicativo colaborativo (BIM): elaboração de projetos em plataforma colaborativa “Building Information Modelling” (BIM)
9. Noções de projetos georreferenciados: desenvolvimento e gerenciamento de projeto utilizando Sistemas de Informação Geográfica (SIG), utilização de software aplicativo com uso de base de dados espacial.
10. Introdução ao modelo digital de terreno: uso e aplicações de modelos digitais de terrenos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e aulas práticas em laboratório. Atividades discentes: Projeto, exercícios e prova. A avaliação do aprendizado será feita a partir de lista de exercícios (laboratórios) em sala de aula e, se necessário, de uma arguição oral ou escrita, que tratará de todos os aspectos estudados durante a disciplina. Os trabalhos práticos incluem laboratórios e um projeto. Os laboratórios são atividades práticas em que os alunos aplicam as ferramentas discutidas nas aulas. Os alunos devem entregar um relatório para cada prática. Cada relatório terá́ uma nota atribuída e a média aritmética dessas notas será́ a nota de laboratórios (NL). O projeto será desenvolvido individualmente e visa demonstrar que os alunos são capazes de usar os conhecimentos adquiridos em um projeto de Engenharia Civil.
Critério
A nota final (NF) é calculada a partir da nota da arguição final (NA), com peso 2/3, e da média das notas dos trabalhos práticos (MTP), com peso 1/3: NF = 2/3 NA + 1/3 MTP. A média dos trabalhos práticos (MTP) é a média aritmética da nota do projeto (NP) e das notas dos laboratórios (NL). Os alunos que obtiverem MTP ≥ 7,0 estarão dispensados da arguição final (prova ou seminário) e sua nota final será NF = MTP. Os alunos que obtiverem MTP < 7,0 serão submetidos a uma arguição oral ou escrita.
Norma de Recuperação
Sem recuperação, tendo em vista que a nota baseia-se em projeto e práticas de laboratório.
 
Bibliografia
     
FRAZILLIO, Edna M.; CARDOSO, Marcus C. (2015) “Autodesk AutoCAD Civil 3D 2016: Recursos e Aplicações para projetos de infraestrutura”. Editora Érica. ISBN: 8536514817.
GASPAR, João (2009) “Google Sketchup Pro 7 Passo a Passo”. Ed. Vectorpro. ISBN-10: 8561453036.
HADDAD, Paulo (2013) “Excel 2013 Guia inteligente de funções”. Amazon Digital Services. ASIN: B00EJVXL0C.
HADDAD, Renato; HADDAD, Paulo (2003) “Crie planilhas inteligentes com o Microsoft Office Excel 2003 – Avançado”. Ed. Erica. ISBN-10: 8571949921.
MACDONALD, Matthew (2013) “Excel 2013 the missing manual”. 1ª edição. Ed. O’Reilly. ISBN-10: 144935727X.
OMURA, George; BENTON, Brian C. (2015) “Mastering AutoCAD 2016 and AutoCAD LT 2016”. Ed. Sybex, EUA. ISBN 9781119044840.
TRANSOFT (2015) “AutoTURN Classroom training manual”. Transoft Solution.
 

Clique para consultar os requisitos para STT0630

Clique para consultar o oferecimento para STT0630

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP