Estimular os alunos a descobrir se tem personalidade empreendedora ou se nã0, aoerfeiçoar sua conduta empreendedora.
O curso abordará o histórico do empreendedorismo mundial e brasileiro, para entendimento do tema. Os alunos entenderão se têm ou não conduta empreendedora e assim poderão aperfeiçoá-la em maior ou menor grau. Técnicas clássicas de planejamento de processos e projetos de negócios serão analisadas. Ao final os alunos farão um plano concreto de abertura de um negócio.
• Introdução ao curso. Ser empreendedor. Histórico dos pensadores.• Motivação , competências e habilidades profissionais e interpessoais• Levantamento do perfil empreendedor e seu modus faciende• Aplicação do SMART• O empreendedorismo e a globalização• Estudo de viabilidade e pesquisa de campo e uso da FOFA• Montagem de um Plano de Negócios factívelConteúdo detalhadoAula 1 – Introdução ao curso. Ser empreendedorEmentaIntrodução ao que será abordado no curso. Abordagem básica da personalidade do empreendedor. Histórico do empreendedorismo e de suas teorias. Pensadores e estudiosos. Objetivos GeraisSituar o aluno em relação ao empreendedorismo e sua história. Objetivos EspecíficosIniciar o convívio com o tema, para que o aluno comece a identificar se possui personalidade ou conduta empreendedora.Programa de AulasDefinição do termo empreendedorTeoristas do empreendedorismoMetodologiaAulas presenciais expositivas ministradas em sala de aula, discussão em grupo. Aula 2 – Motivação , competências e habilidadesEmentaAplicação de testes para descobrir potencialidades empreendedoras entre os alunosObjetivos GeraisSituar o aluno em relação a outros empreendedores e a si mesmo.Objetivos EspecíficosPor meio dos testes, identificar possíveis condutas a serem desenvolvidas pelo aluno e técnicas básicas para isto.Programa de AulasQuestionário de motivaçõesTipos de motivação: Motivação de realização, Motivação de afiliação e Motivação de poder.Competências e habilidades empreendedoras e outrasCaracterísticas dos empreendedoresCarreiras empreendedoras do futuro e definições de cada umaMetodologiaAulas presenciais expositivas ministradas em sala de aula. Aplicação de testes. Discussão de casos.Aula 3 - Levantamento do perfil empreendedorEmentaAplicação de teste e análise/interpretaçãoObjetivos GeraisSituar o aluno em relação a outros empreendedores e a si mesmo, com testes mais abrangentes.Objetivos EspecíficosPor meio destes testes, identificar possíveis condutas a serem desenvolvidas pelo aluno e maneiras para isto.Programa de AulasDeterminação do perfil empreendedor: inferior, médio e superiorApresentação de vídeos de empreendedores (Sebrae - Gente que Faz).MetodologiaAulas presenciais expositivas ministradas em sala de aula. Aplicação de testes.Aula 4 – Aplicação do SMARTEmentaEstudo do conceito de SMART – Specific, Measurable, Achievable, Realistic e Time.Objetivos GeraisPermitir ao aluno compreender as metas a ser desenvolvidas para se atingir um plano empreendedor.Objetivos EspecíficosAprendizado das técnicas do SMARTPrograma de AulasApresentar o SmartUsar na prática o Smart com exemplos de casos reais ou fictíciosMetodologiaAulas presenciais expositivas ministradas em sala de aula. E uso de casos reais de aplicação do Smart.Aula 5 – O empreendedorismo e a globalizaçãoEmentaAnálise dos empreendedores em nível global.Objetivos GeraisPermitir ao aluno analisar como os blocos econômicos perfazem uma trama que afeta o desenvolvimento regional e global.Objetivos EspecíficosInformar que as ações locais podem ter influência direta sobre os negócios de uma região, estado, ou país, inclusive mundialmente e usar parâmetros a serem plicados para desenvolver um projeto de negócio. Programa de AulasOs grandes blocos econômicosUso de microfiltroDemanda solventesDisponibilidade de pessoalEquipamentosMatéria primaConcorrentesMetodologiaAulas presenciais expositivas ministradas em sala de aula e desenvolvimento de parâmetros reais ou fictícios. Aula 6 - Estudo de viabilidade e pesquisa de campo e uso da FOFAEmentaEstudar a viabilidade de um negócio antes dele ser aberto, com todas as suas variáveis teóricas.Objetivos GeraisPermitir ao aluno analisar de forma detalhada uma idéia de negócio, e sua viabilidade de execução plena.Objetivos EspecíficosDesenvolver Programa de AulasAnálise do FOFA (SWAT) = pontos Fortes, Oportunidades, pontos Fracos e Ameaças.ProdutoLocalizaçãoAspectos técnicosSituação de oferta e demandaMarketingAmeaçasPúblico alvoFatores críticosMetodologiaAulas presenciais expositivas ministradas em sala de aula. Aula 7 a 13 – Plano de NegóciosEmentaIniciar de fato um plano de negócios em todas as suas nuances, através de gráfico pré-prontos, tabelas e quadros. Será um preparo de cada aluno junto a seu plano de negócios, nas aulas subseqüentes, até seu término.Objetivos GeraisPermitir ao aluno desenvolver seu próprio plano de negócios real ou fictício.Objetivos EspecíficosFazer o aluno compreender que o plano é essencial para que haja maior possibilidade de êxito futuro.Programa de AulasPlanejamento de novos negóciosMinimizando riscosPlano de MarketingPlano de ProduçãoPlano de Organização e GerenciamentoPlano FinanceiroEstudos de casosMetodologiaAula presencial e expositiva, com preparo do seu caso individual (projeto) ou em grupo.
Garcia, L.F. Pessoas de Resultados: O perfil de quem se destaca sempre”, pela Editora Gente 5a. edição (2002). Garcia, L.F. “Gente que Faz: Manual prático para quem quer aprender os segredos dos grandes realizadores”, pela Editora Gente (2006)Gioso, M.A. Guia prático de sobrevivência. Estágio no exterior? Tese? Pesquisa? Medvet Livros. 2007. 128p. Gioso, M.A. Profissional liberal. Como ganhar mais dinheiro de forma ética. Mevet Livros, 2007, 89p.KOTTER, John P. Liderando mudanças. Rio de Janeiro, Ed. Campus, 1997.KRAMES, Jeffey A. O estilo Jack Welch de liderança. Rio de Janeiro: Campus, 2005.Manual do Sebrae de Empreendedorismo, 2007.