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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
 
Cirurgia
 
Disciplina: VCI0210 - Empreendedorismo
Entrepreneurship

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Estimular os alunos a descobrir se tem personalidade empreendedora ou se nã0, aoerfeiçoar sua conduta empreendedora.
 
 
 
Programa Resumido
O curso abordará o histórico do empreendedorismo mundial e brasileiro, para entendimento do tema. Os alunos entenderão se têm ou não conduta empreendedora e assim poderão aperfeiçoá-la em maior ou menor grau. Técnicas clássicas de planejamento de processos e projetos de negócios serão analisadas. Ao final os alunos farão um plano concreto de abertura de um negócio.
 
 
 
Programa
•	Introdução ao curso.  Ser empreendedor. Histórico dos pensadores.
• Motivação , competências e habilidades profissionais e interpessoais
• Levantamento do perfil empreendedor e seu modus faciende
• Aplicação do SMART
• O empreendedorismo e a globalização
• Estudo de viabilidade e pesquisa de campo e uso da FOFA
• Montagem de um Plano de Negócios factível
Conteúdo detalhado

Aula 1 – Introdução ao curso. Ser empreendedor

Ementa
Introdução ao que será abordado no curso. Abordagem básica da personalidade do empreendedor. Histórico do empreendedorismo e de suas teorias. Pensadores e estudiosos.
Objetivos Gerais
Situar o aluno em relação ao empreendedorismo e sua história.
Objetivos Específicos
Iniciar o convívio com o tema, para que o aluno comece a identificar se possui personalidade ou conduta empreendedora.
Programa de Aulas
Definição do termo empreendedor
Teoristas do empreendedorismo
Metodologia
Aulas presenciais expositivas ministradas em sala de aula, discussão em grupo.

Aula 2 – Motivação , competências e habilidades
Ementa
Aplicação de testes para descobrir potencialidades empreendedoras entre os alunos
Objetivos Gerais
Situar o aluno em relação a outros empreendedores e a si mesmo.

Objetivos Específicos
Por meio dos testes, identificar possíveis condutas a serem desenvolvidas pelo aluno e técnicas básicas para isto.
Programa de Aulas
Questionário de motivações
Tipos de motivação: Motivação de realização, Motivação de afiliação e Motivação de poder.
Competências e habilidades empreendedoras e outras
Características dos empreendedores
Carreiras empreendedoras do futuro e definições de cada uma

Metodologia
Aulas presenciais expositivas ministradas em sala de aula. Aplicação de testes. Discussão de casos.

Aula 3 - Levantamento do perfil empreendedor

Ementa
Aplicação de teste e análise/interpretação
Objetivos Gerais
Situar o aluno em relação a outros empreendedores e a si mesmo, com testes mais abrangentes.
Objetivos Específicos
Por meio destes testes, identificar possíveis condutas a serem desenvolvidas pelo aluno e maneiras para isto.
Programa de Aulas
Determinação do perfil empreendedor: inferior, médio e superior
Apresentação de vídeos de empreendedores (Sebrae - Gente que Faz).
Metodologia
Aulas presenciais expositivas ministradas em sala de aula. Aplicação de testes.

Aula 4 – Aplicação do SMART

Ementa
Estudo do conceito de SMART – Specific, Measurable, Achievable, Realistic e Time.

Objetivos Gerais
Permitir ao aluno compreender as metas a ser desenvolvidas para se atingir um plano empreendedor.
Objetivos Específicos
Aprendizado das técnicas do SMART
Programa de Aulas
Apresentar o Smart
Usar na prática o Smart com exemplos de casos reais ou fictícios
Metodologia
Aulas presenciais expositivas ministradas em sala de aula. E uso de casos reais de aplicação do Smart.

Aula 5 – O empreendedorismo e a globalização

Ementa
Análise dos empreendedores em nível global.
Objetivos Gerais
Permitir ao aluno analisar como os blocos econômicos perfazem uma trama que afeta o desenvolvimento regional e global.
Objetivos Específicos
Informar que as ações locais podem ter influência direta sobre os negócios de uma região, estado, ou país, inclusive mundialmente e usar parâmetros a serem plicados para desenvolver um projeto de negócio.
Programa de Aulas
Os grandes blocos econômicos
Uso de microfiltro
Demanda solventes
Disponibilidade de pessoal
Equipamentos
Matéria prima
Concorrentes
Metodologia
Aulas presenciais expositivas ministradas em sala de aula e desenvolvimento de parâmetros reais ou fictícios.

Aula 6 - Estudo de viabilidade e pesquisa de campo e uso da FOFA

Ementa
Estudar a viabilidade de um negócio antes dele ser aberto, com todas as suas variáveis teóricas.
Objetivos Gerais
Permitir ao aluno analisar de forma detalhada uma idéia de negócio, e sua viabilidade de execução plena.
Objetivos Específicos
Desenvolver
Programa de Aulas
Análise do FOFA (SWAT) = pontos Fortes, Oportunidades, pontos Fracos e Ameaças.
Produto
Localização
Aspectos técnicos
Situação de oferta e demanda
Marketing
Ameaças
Público alvo
Fatores críticos
Metodologia
Aulas presenciais expositivas ministradas em sala de aula.

Aula 7 a 13 – Plano de Negócios
Ementa
Iniciar de fato um plano de negócios em todas as suas nuances, através de gráfico pré-prontos, tabelas e quadros. Será um preparo de cada aluno junto a seu plano de negócios, nas aulas subseqüentes, até seu término.
Objetivos Gerais
Permitir ao aluno desenvolver seu próprio plano de negócios real ou fictício.
Objetivos Específicos
Fazer o aluno compreender que o plano é essencial para que haja maior possibilidade de êxito futuro.
Programa de Aulas
Planejamento de novos negócios
Minimizando riscos
Plano de Marketing
Plano de Produção
Plano de Organização e Gerenciamento
Plano Financeiro
Estudos de casos
Metodologia
Aula presencial e expositiva, com preparo do seu caso individual (projeto) ou em grupo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão aulas formais, presenciais, com uso de quadro negro, giz, e apresentação com PowerPoint e projetor (datashow). Haverá discussão em grupo. A primeira parte do curso será com aulas expositivas, e haverá aulas práticas a campo, para desenvolver o intelecto empresarial dos alunos, indo ao encontro do cliente, desenvolvendo habilidades de comunicação com empresários, formação de preço, marketing. Das últimas aulas em diante do curso os alunos desenvolverão um plano de negócios, que pode ser real ou fictício. Não haverá avaliação tradicional, com aprovação ou reprovação. As referências bibliográficas são multidisciplinares, e estão incluídas ao final do ementário, e não em cada disciplina.
Critério
Participação ativa dos alunos nas aulas expositivas, sendo que suas experiências como clientes no mercado externo serão úteis e motivadoras para o desenvolvimento das aulas.
As aulas são dadas pelos próprios alunos, sem que se apercebam disto.
A prova será o projeto entregue por escrito.
Aulas teóricas: 30h
Aulas práticas: 10 horas
Seminários: não haverá.
Norma de Recuperação
Caso não haja entrega do projeto, o mesmo deverá ser entregue até 1 mês após o término das aulas.
 
Bibliografia
     
Garcia, L.F. Pessoas de Resultados: O perfil de quem se destaca sempre”, pela Editora Gente 5a. edição (2002). 
Garcia, L.F. “Gente que Faz: Manual prático para quem quer aprender os segredos dos grandes realizadores”, pela Editora Gente (2006)
Gioso, M.A. Guia prático de sobrevivência. Estágio no exterior? Tese? Pesquisa? Medvet Livros. 2007. 128p.
Gioso, M.A. Profissional liberal. Como ganhar mais dinheiro de forma ética. Mevet Livros, 2007, 89p.
KOTTER, John P. Liderando mudanças. Rio de Janeiro, Ed. Campus, 1997.
KRAMES, Jeffey A. O estilo Jack Welch de liderança. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
Manual do Sebrae de Empreendedorismo, 2007.
 

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