Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
 
Clínica Médica
 
Disciplina: VCM4202 - Clínica Médica de Ruminantes
Ruminants Internal Medicine

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 90 h
Carga Horária de Extensão: 16 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Estudo das causas (etiologia), mecanismos de instalação (patogenia) e sintomas das principais enfermidades de bovinos, ovinos e caprinos com a finalidade de estabelecer o diagnóstico, avaliar a evolução, definir o prognóstico e instituir o tratamento, por meio de aulas teóricas (38h) ministradas no Centro Didático da FMVZ/USP e aulas práticas ministradas na Clínica de Bovinos e Pequenos Ruminantes (36h), e em criações de ruminantes em propriedades rurais (16h). Objetiva-se também contextualizar a clínica médica de ruminantes na medicina da produção e caracterizar a integração desta com o mercado de trabalho a campo e em empresas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
250837 - Alice Maria Melville Paiva Della Libera
2207762 - Fabio Celidonio Pogliani
 
Programa Resumido
Abordagem das principais enfermidades que acometem os diferentes sistemas orgânicos dos ruminantes domésticos com ênfase na etiopatogenia e diagnóstico, para fundamentação do prognóstico e tratamento. Além das aulas teóricas, os alunos irão desenvolver atividades práticas em viagens didáticas para a aquisição de competências e aprimoramento de habilidades fundamentais para o exercício da prática clínica.
 
 
 
Programa
Curso Teórico - aulas teóricas expositivas (38h)
1.	Neonatologia I 
2.	Neonatologia II 
3.	Neonatologia III 
4.	Enfermidades Respiratórias: Complexo Doença Respiratória Bovina
5.	Hemoparasitoses
6.	Enfermidades dos pequenos ruminantes 
7.	Aspectos clínicos das verminoses em ruminantes
8.	Enfermidades do sistema nervoso
9.	Aspectos clínicos da glândula mamária
10.	Enfermidades do sistema gênito-urinário
11.	Claudicação em bovinos – afecções podais
12.	Principais dermatopatias em ruminantes
13.	Leucose enzoótica bovina
14.	Enfermidades do Sistema Digestório I 
15.	Enfermidades do Sistema Digestório II 
16.	Enfermidades do Sistema Digestório III 
17.	Clínica médica de ruminantes - medicina da produção & mercado de trabalho

Curso Prático - Aulas práticas (52h):
1.	Na Clínica de Bovinos e Pequenos Ruminantes da FMVZ/USP (36h) no acompanhamento de casos clínicos de ruminantes internados trazidos por proprietários ou trazidos pela própria unidade com objetivos didáticos e discussão de casos clínicos empregando-se metodologia ativa PBL (Problem Based Learning); 
2.	 Viagem ao campus Fernando Costa (Pirassununga/SP) para aulas práticas a campo em propriedades rurais, fazendas e criações (16h).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades teóricas: duas provas teóricas Atividades práticas: participação, interesse, assiduidade e pontualidade nas aulas práticas e, quando solicitado, elaboração de relatórios com os resultados dos exames clínicos e relatório de discussão de casos clínicos.
Critério
Atividades teóricas: média aritmética de 2 provas teóricas de igual peso, não cumulativas. Atividades práticas: média aritmética das notas das aulas práticas. Conforme o critério estabelecido pelo Departamento de Clínica Médica, as aproximações de notas serão feitas da seguinte forma: * a partir de 4,89 a média final será aproximada para 5,00; * entre 4,81 e 4,88 a média final será aproximada para 4,80; * acima de 5,00 e abaixo de 4,80 a média final será aproximada para o décimo superior.
Norma de Recuperação
A recuperação constará de duas provas, cuja natureza ficará a cargo de cada disciplina, a serem realizadas no período indicado pelo calendário USP. A média final após a recuperação será a média aritmética da nota da avaliação final e da média da recuperação [Média pós-recuperação: (nota da avaliação final + média da recuperação)/2].
 
Bibliografia
     
ANDREWS, A.H. et al. Medicina Bovina. Doenças e Criação de bovinos. Roca. São Paulo. 2ª Ed., 2008. 1167p.
AMARANTE, A.F.T. Os parasitas de ovinos. UNESP Digital, 2015. 263p.
BIRGEL, E.H.; BENESI, F.J. Patologia Clínica Veterinária. Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, 1982. 260p.
BORGES, J.R.J.; CAMARA, A.C.L.; MOSCARDINI, A.R.C.; RODRIGUES, C.A.; PITOMBO, C.A.; GRACA, F.A.S.; SILVA, L.A.F.; SILVA, P.C.A.R.; CUNHA, P H.J.; VIANA, R.B.; RABELO, R.E.; OLLHOFF, R.D. Doenças dos dígitos dos bovinos: nomenclatura padronizada para o Brasil. REVISTA CFMV, v. 23, p. 45-52. 2017.
CONSTABLE, P., HINCHCLIFF, K.W., DONE, S.H., GRÜNBERG, W. Veterinary Medicine: A Textbook of the Diseases of Cattle, Horses, Sheep, Pigs, and Goats. 11th Ed., Elsevier, 2017. 2308p. 
DIRKSEN, G.; GRÜNDER, H.D; STÖBER, M. Medicina Interna y Cirugía del Bovino.Vol.1 e 2. Intermedica Editorial. 4 Ed, 2005. 1172p.
FEITOSA, F.L.F. Semiologia Veterinária. A Arte do Diagnóstico. Roca. 4ª Ed., 2020. 704p.
GREENOUGH, P.R. Bovine Laminitis and Lameness - A hands-on approach. Saunders Elsevier, Philadelphia, USA, 2007.311 p.
GOMES, V., MADUREIRA, K.M., BORGES, J.R.J., PINHEIRO, F.A., MARTIN, C.C., BACCILI, C.C., SANTOS, J.F., YASUOKA, M.M., DECARIS, N., BOMBARDELLI, J.A, BENESI, F.J. Doenças na fase de aleitamento e práticas de manejo sanitário na criação de bezerras. Revista Brasileira de Buiatria, v.1, n.2, p.27-62, 2021.
GRUNERT, E.; BIRGEL, E.H.; VALE, W.G.; BIRGEL JR, E.H. Patologia e Clínica da Reprodução dos animais mamíferos domésticos. Ginecologia. 1a Ed., Varela, São Paulo, 2005. 551p.
HOWARD, J.L. Current Veterinary Therapy. Food Animal Practice. W. B. Saunders Company ed., Philadelphia, 5th Ed., 2009. 736p.
HULSEN, J. Cow Signals. A practical guide for dairy farm management. Roodbont Publishers. 2007. 96p.
MEGID, J.; RIBEIRO, M.G.; PAES, A.C. Doenças Infecciosas em Animais de Produção e de Companhia. 1.ed. Roca. 2016, 1272p.
NATIONAL MASTITIS COUNCIL. Recommended Mastitis Control Program. 
https://www.nmconline.org/wp-content/uploads/2016/08/RECOMMENDED-MASTITIS-CONTROL-PROGRAM-International.pdf 
OIE – WORLD ORGANISATION FOR ANIMAL HEALTH. Animal welfare and dairy cattle production systems. 
https://www.oie.int/fileadmin/Home/eng/Health_standards/tahc/current/chapitre_aw_dairy_cattle.pdf 
PARKINSON, T.J.; VERMUNT, J.J.; MALMO, J.; LAVEN, R. Diseases of Cattle in Australasia: A comprehensive textbook. 2nd Ed. Massey University Press. 2019. 1176p.
PEEK, S.F; DIVERS, T.J. Rebhun´s Diseases of Dairy Cattle. 3rd Ed. Elsevier. 2018. 840p.
PUGH, D.G.; BAIRD, A.N. Sheep and Goat Medicine. 2nd Ed. Elsevier. 2011. 621p.
RISCO, C.A.; RETAMAL, P.M. Dairy Production Medicine. Wiley-Blackwell, 2011. 363p.
ROSENBERGER, G. Exame Clínico dos Bovinos. Guanabara Koogan Ed. Rio de Janeiro, 3ª Ed., 1993. 419 p.
SCOTT, D.W. Color Atlas of Farm Animal Dermatology. 2nd Ed. Wiley Blackwell, 2018. 336p.
SPINOSA, H.S.; PALERMO-NETO, J.; GÓRNIAK, S.L. Medicamentos em Animais de Produção. Roca. 1.ed. 2014. 504p.
SMITH, B.P. Large Animal Internal Medicine. 6th Ed. Elsevier, 2020. 1874p.
SMITH, M.C.; SHERMAN, D.M. Goat Medicine. Wiley-Blackwell, 3rd Ed. 2023. 965p.
THRALL, M.A. et al. Veterinary hematology and clinical chemistry. 2nd Ed. John Wiley & Sons, 2012. 762p.
TOUSSAINT-RAVEN, E. Cattle Footcare and Claw Trimming. Farming Press Books, 1989, 126p.
WELFARE QUALITY. The Welfare Quality Lameness Control Programme for Dairy Cattle. http://www.welfarequalitynetwork.net/media/1122/wqr14.pdf   
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Pequenos produtores rurais do município de Pirassununga/SP, e de outros municípios vizinhos em um raio de até 100km.
Objetivos da atividade
Fornecer ao aluno condições de capacitação e aprimoramento no desenvolvimento de atividades clínicas de diagnóstico, prognóstico e tratamento a campo, em diferentes condições daquelas desenvolvidas em condições hospitalares na unidade, de animais ruminantes em produção desenvolvendo o conceito de medicina da produção.
Descrição da atividade
As aulas práticas serão realizadas em propriedades rurais, principalmente, mas não unicamente, de exploração leiteira. Durante as aulas práticas, o proprietário ou responsável irá encaminhar animais doentes e com queixas clínicas para serem avaliados. Após a seleção dos casos clínicos, os alunos serão divididos em grupos de até 5 alunos/animal. Os animais serão contidos de forma apropriada para realização do exame físico e determinação das funções vitais. Após exame físico geral inicial, será realizado exame físico específico do sistema acometido e/ou suspeito de acordo com as manifestações clínicas apresentadas e pesquisadas e, quando necessário, coleta de amostras biológicas será realizada para exames laboratoriais. De acordo com as manifestações e indicações e resultados dos exames complementares realizados, tratamentos serão instituídos de acordo. Além dos animais enfermos atendidos, será realizada análise dos fatores de risco da propriedade e identificação de índices epidemiológicos, sanitários e produtivos para auxílio da contextualização das condições da propriedade e direcionamento das orientações necessárias.
Indicadores de avaliação da atividade
Participação, interesse, assiduidade e realização de procedimentos e confecção de receituários e orientações aos proprietários de acordo com as necessidades identificadas durante as aulas práticas.

Clique para consultar os requisitos para VCM4202

Clique para consultar o oferecimento para VCM4202

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP