Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
 
Nutrição e Produção Animal
 
Disciplina: VNP0334 - Nutrição Animal
Animal Nutrition

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
Fornecer ao aluno conhecimentos teóricos e práticos essenciais à nutrição dos animais de interesse zootécnico, bem como dos métodos analíticos utilizados na determinação de nutrientes e substâncias químicas presentes em alimentos. Tem por finalidade, ainda, informar ao aluno quanto aos aspectos pertinentes à ingestão, digestão, absorção, transporte, armazenamento e excreção desses componentes dos alimentos, bem como as função orgânicas por eles desempenhados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2558969 - Messias Alves da Trindade Neto
1522860 - Paulo Henrique Mazza Rodrigues
78060 - Romualdo Shigueo Fukushima
 
Programa Resumido
Fornecer ao aluno conhecimentos teóricos e práticos essenciais à nutrição dos animais de interesse zootécnico, bem como dos métodos analíticos utilizados na determinação de nutrientes e substâncias químicas presentes em alimentos. Tem por finalidade, ainda, informar ao aluno quanto aos aspectos pertinentes à ingestão, digestão, absorção, transporte, armazenamento e excreção desses componentes dos alimentos, bem como as função orgânicas por eles desempenhados.
 
 
 
Programa
1) Introdução à nutrição animal: importância, aplicações, histórico e futuro da nutrição animal. Definições e terminologia utilizadas em nutrição animal.
2) Estudo dos diferentes critérios de classificação dos alimentos, com ênfase às definições, importância, características, fontes e usos. Estudo dos alimentos volumosos, com destaque às gramíneas e leguminosas, conservadas pela ensilagem, fenação e outros. Estudo dos alimentos basais (energéticos), com destaque aos cereais, raízes e tubérculos, bem como óleos e gorduras. Estudo dos alimentos protéicos, com destaque aos sub-produtos da indústria moageira a às fontes de proteínas de origem animal. Estudo das fontes de minerais, fontes de vitaminas e aditivos alimentares.
3) Estudo das exigências de proteína por animais. Estudo do fluxo de nitrogênio em animais, apresentando as principais fontes de nitrogênio, digestão, metabolismo e formas de excreção. Conceitos de reciclagem de nitrogênio no rúmen, bem como dos fatores que afetam a produção de proteína microbiana. Estudo dos fatores que afetam as exigências de proteína por animais; estudo dos diferentes métodos para quantificação das exigências de nitrogênio, proteína e aminoácidos, bem como dos métodos para avaliar a quantidade e qualidade da proteína nos alimentos.
4) Estudo dos carboidratos. Estudo das definições, importância, classificação e métodos analíticos para determinação dos carboidratos. Estudos da importância da fibra na alimentação de não-ruminantes, bem como as causas e conseqüências da acidose lática ruminal e síndrome da depressão da gordura no leite em ruminantes.
5) Estudo dos lipídios em alimentação animal. Estudo das definições, classificações, estrutura, propriedades físicas e métodos analíticos para quantificação dos lipídios. Estudo da digestão e processos metabólicos pós-absortivos dos lipídios. Estudo das interações entre as propriedades físicas dos lipídios e seus efeitos sobre a digestão ruminal, especialmente da fibra. Estudos dos métodos para estabelecimento dos limites da adição de lipídios na alimentação animal.
6) Estudo dos conceitos de energética aplicada à nutrição animal, com destaque ao fluxo de energia, aos métodos de mensuração das exigências de energia, aos fatores que afetam as exigências de energia e aos métodos para aumentar a disponibilidade de energia nos alimentos. Estudo críticos dos diferentes sistemas para avaliação das exigências e caracterização da concentração de energia nos alimentos.
7) Estudo dos minerais. Estudos das funções, metabolismo e deficiências de minerais. Estudo dos métodos e dos sistemas utilizados para estimar as exigências e disponibilidade de macro e micro-elementos em animais.
8) Estudo das vitaminas. Estudo da estrutura, funções, metabolismo e deficiências de vitaminas. Estudo dos métodos e dos sistemas utilizados para estimar as exigências de vitaminas lipo e hidrossolúveis por animais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Será utilizado como método de ensino aulas teóricas expositivas realizadas em sala de aula, bem como aulas práticas realizadas tanto em laboratório como em viagens técnicas. Adicionalmente, os alunos deverão se dedicar ao preparo do relatório referente a cada aula prática ministrada. Para o adequado preparo do relatório, os alunos deverão recorrer tanto aos ensinamentos oferecidos nas aulas como a pesquisas em bibliotecas e/ou sites de busca especializados.
Além dos docentes e técnicos, monitores participantes do Programa de Apoio ao Ensino (PAE) estarão disponíveis para solucionar dúvidas fora do período das aulas.
Critério
A disciplina constará de 2 módulos a saber: 1) Nutrientes maiores (proteína, carboidratos e lipídios) e 2) Nutrientes menores (Minerais e vitaminas). A média geral da nota será obtida através da média ponderada das notas teóricas (peso 6,0) e práticas (peso 4,0). A nota teórica será obtida através da média aritmética das duas provas teóricas. A nota prática será dada em função da nota dos relatórios de aulas práticas.
Aconselha-se entregar o relatório de cada aula prática no início da aula seguinte. Todos os relatórios deverão estar entregues até o dia da última avaliação, descontando-se um ponto na nota do relatório para cada dia de atraso.
Norma de Recuperação
 
Bibliografia
     
ANFAR/Associação Nacional dos Fabricantes de Rações. Matérias-primas para Alimentação Animal - PADRÃO ANFAR. Ministério da Agricultura e Reforma Agrária, Secretaria Nacional de Defesa Animal. Departamento Nacional de Defesa Animal, São Paulo, SP, 1998.
ASSOCIATION OF OFFICIAL ANALYTICAL CHEMISTS. Official Methods of Analysis. 11.ed. Washington D. C.: AOAC., 1980. 1051p.
BATEMAN, J.V. Nutrición Animal. Manual de Métodos Analíticos. 1.ed. México: Editora Herrero Hermanos, SA. 1970. 469p.
CURCH, D.C. The ruminant animal: Digestive Physiology and Nutrition. Prentice Hall Inc., 1988.
LUCCI, C.S. Bovinos Leiteiros Jovens. São Paulo-SP: Editora Nobel/Edusp, 1989.
ORSKOV, E.R. The Feeding of Ruminants. 2o Ed. Chalcombe Publications, 2005.
RODRIGUES, P.H.M.; CASTRO, A.L.; ROBASSINI, S.L.D.A.; GODOY, G.L.A. Manual de práticas de laboratório - Bromatologia. Pirassununga: FMVZ – USP, 2001. 62p.
SILVA, D.J. Análise de alimentos (métodos químicos e biológicos). Viçosa: UFV, 1981. 166p.
VAN SOEST, P.J. Nutritional Ecology of the Ruminant. Cornell University Press: Ithaca, NY, 1994.
 

Clique para consultar os requisitos para VNP0334

Clique para consultar o oferecimento para VNP0334

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP