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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
 
Med Vet Preventiva e Saúde Animal
 
Disciplina: VPS1101 - Pedagogias periféricas da saúde multiespécie
Peripheral pedagogies of multispecies health

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
1. Refletir sobre as limitações do conceito de Saúde Única e introduzir a saúde multiespécie em termos de ecologias de práticas e saberes decoloniais.
2. Elaborar o conceito de pedagogias periféricas numa perspectiva de saúde multiespécie.
3. Situar as pedagogias periféricas da saúde multiespécie como processos de transformação social e coextensão universitária.
4. Realizar atividades didáticas de educação em saúde com crianças de uma periferia urbana.
5. Retribuir à sociedade que sustenta à universidade pública.
 
 
 
Programa Resumido
O eixo da disciplina é a coprodução de vivências e propostas voltadas ao cuidado de coletivos multiespécies de uma periferia urbana. Para isso, a fundamentação teórica, a ser trabalhada por meio de revisão de literatura e discussões, será articulada com trabalhos de campo para conhecer o território, consolidar parcerias e participar em atividades pedagógicas de uma instituição que atende crianças da comunidade. A partir dessa articulação e aprendendo das pedagogias mais-que-humanas que ensinam a resistir, afetar, ser afetado e criar alternativas em situações periféricas, serão elaboradas duas propostas de cuidado multiespécie. A primeira resultará numa atividade didática de educação em saúde, realizada com as crianças da instituição e conduzida pelas estudantes da disciplina. A segunda terá como propósito especular sobre estratégias que possam começar a ser construídas desde o cotidiano atual e resultem no futuro que se quer para a comunidade, visando resistir danos irreversíveis e evitar os que podem surgir, em decorrência da crise civilizatória atual e suas catástrofes socioambientais.
 
 
 
Programa
1. Introdução à saúde multiespécie e suas pedagogias periféricas.
2. Revisão e discussão de literatura.
3. Trabalho de campo.
4. Preparação de atividade didática de educação em saúde com crianças.
5. Elaboração de proposta especulativa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação nas dinâmicas das aulas; elaboração e realização de atividade didática com crianças, apresentação de trabalho final.
Critério
Média ponderada. Pesos: participação nas dinâmicas das aulas: 20%; atividade didática: 40%; trabalho final: 40%.
Norma de Recuperação
A recuperação constará de duas provas, a serem realizadas no período indicado pelo calendário USP. A média final após a recuperação será a média aritmética da nota da avaliação final e da média da recuperação [Média pós-recuperação: (nota da avaliação final + média da recuperação)/2].
 
Bibliografia
     
- Atkinson K. Wasps-Bees-Mushrooms-Children: Reimagining Multispecies Relations in Early Childhood Pedagogies. Canadian Children. 2015 Spring;40(2):67–79.
- Fatyass R, Casella N. Hacer ciencia con niñas y niños: experiencias, saberes y desafíos situados en un barrio popular de Córdoba, Argentina. ReHuSo: Revista de Ciencias Humanísticas y Sociales. 2023 Jul 1;8(2):106–24.
- Haraway. D. Ficar com o problema: fazer parentes no Chthuluceno (2023, capítulo 8). n-1 edições.
- Nelson N, Drew J. Multispecies collaboratories: reconfiguring children’s more-than-human entanglement with colonization, urban development and climate change. Children’s Geographies. 2024 Jan 2;22(1):165–81.
- Nxumalo F, Pacini-Ketchabaw V. “Staying with the trouble” in child-insect-educator common worlds. Environmental Education Research. 2017 Nov 26;23(10):1414–26.
- O’Brien S. Speculating the Symbio: Possibilities for Multispecies and Multi-Entity World Making in Childhood. Jchildhood. 2022;47(1):45–55.
- Rede de Saúde Multiespécie (Rede SAME). https:redesame.fmvz.usp.br/
- Tammi T, Hohti R, Rautio P. From Child–Animal Relations to Multispecies Assemblages and Other-Than-Human Childhoods. Barn – forskning om barn og barndom i Norden [Internet]. 2023 Aug 16 [cited 2024 May 3];41(2–3). Available from: https://tidsskriftetbarn.no/index.php/barn/article/view/5475
- Taylor A, Pacini-Ketchabaw V. Learning with children, ants, and worms in the Anthropocene: towards a common world pedagogy of multispecies vulnerability. Pedagogy, Culture & Society. 2015 Oct 2;23(4):507–29.
- Westerlaken M. What is the opposite of speciesism? On relational care ethics and illustrating multi-species-isms. International Journal of Sociology and Social Policy. 2020 Jan 1;41(3/4):522–40.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Crianças de uma periferia urbana.
Objetivos da atividade
Realizar atividades educação em saúde.
Descrição da atividade
Com base em revisão de literatura, trabalhos de campo e conversa com educadores de uma instituição parceira que trabalha com crianças, os estudantes organizarão e realizarão atividades de educação em saúde adequadas às situações cotidianas das crianças.
Indicadores de avaliação da atividade
Comentários das crianças, dos estudantes, da avaliação conjunta dos três docentes responsáveis pela disciplina e de representantes da instituição parceira.

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