Conceituar os princípios que fundamentam a prática da inspeção veterinária baseada em risco, a inspeção higiênica, tecnológica ou industrial e a sanitária dos diferentes processos e produtos de origem animal (carne, leite, pescado, ovos, mel e seus respectivos derivados). Identificar oportunidades de atuação profissional nos diversos segmentos que compõem as cadeias produtivas de alimentos. Definir e descrever os critérios de julgamento e destinação que fundamentam a inspeção veterinária sanitária no abate de animais de açougue, na obtenção e beneficiamento do leite, ovos e mel e na captura e despesca do pescado. Identificar e conhecer áreas de atuação do Médico-veterinário específicas de produtos de origem animal e alimentos em geral.
- Bases técnicas, conceitos e fundamentos das práticas da inspeção sanitária, higiênica e tecnológica de produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis. Temas correlatos também são abordados, como a vigilância sanitária de alimentos, a certificação para a segurança dos alimentos e auditoria, vigilância agropecuária e princípios da higienização na indústria de produtos de origem animal. - Ressalta-se que o conteúdo teórico é finalizado com a realização de Excursões Didáticas em estabelecimentos de atuação do Médico-veterinário realizado inspeção e/ou fiscalização de produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis.
- Fundamentação e Conceitos sobre Inspeção baseada em Risco - Inspeção ante e post mortem dos animais de corte – Excursão Didática - Inspeção Sanitária e Tecnológica do Leite e Derivados – Excursão Didática - Inspeção Sanitária e Tecnológica do Pescado e Derivados – Excursão Didática - Inspeção Sanitária e Tecnológica do Mel e Derivados - Inspeção Sanitária e Tecnológica dos Ovos e Derivados - Inspeção Sanitária e Tecnológica de produtos de origem Animal não Comestíveis - Vigilância Sanitária de Alimentos – Excursão Didática - VIGIAGRO: conceito, atribuições e relevância no contexto Agropecuário - Auditoria e Certificação no setor de Alimentos - Princípios da Higienização na indústria de produtos de origem Animal OBSERVAÇÃO: Por se tratar de uma disciplina fundamentalmente prática, de preparação do graduando em Medicina Veterinária para exercer o papel de inspetor e/ou fiscal oficial em Inspeção Sanitária de produtos de origem Animal e Vigilância Sanitária de Alimentos, realiza Excursões Didáticas complementares às aulas e atividades realizadas na FMVZ-USP.
Bases para Referências utilizadas na disciplina: - MAPA: http://www.dfasp.gov.br/ e http://www.agricultura.gov.br (localizar o RIISPOA) - SUASA: https://linktr.ee/coordenacao_suasa - Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento: http://www.cda.sp.gov.br/legislação (legislação referente ao SISP) - Anvisa: http://www.anvisa.gov.br (Legislação relativa à Vigilância em Saúde) - COVISA: http://prefeitura.sp.gov.br (Legislação relativa à Vigilância em Saúde) - Prefeitura Municipal de São Paulo: www.prefeitura.sp.gov.br (legislação referente à Vigilância em Saúde no âmbito do município de São Paulo) - Codex Alimentarius: www.codexalimentarius.net (códigos e diretrizes de temas relacionados a alimentos) - Canal Youtube: Suasa-MAPA FEHLHABER, K.; JANETSCHKE, P. Higiene Veterinaria de los alimentos. Zaragoza: Acribia, 1995. 669p. FRANCO, B.D.G.M.; LANDGRAF, M. Microbiologia dos alimentos. São Paulo: Atheneu, 2005, 196p. GERMANO P.M.L.; GERMANO M.I.S. Sistema de Gestão: Qualidade e Segurança dos Alimentos. 1ª Edição Barueri: Manole, 2013. 602 p. HERANDA, D.; CHAMBERS, P.G.; ETTRIQUI, A.; SENEVIRATNA, P.; da SILVA, T.J.P. Manual on Meat inspection for developing countries. FAO ANIMAL PRODUCTION AND HEALTH, n.119. Rome, 1994. MOTARJEMI Y.; LELIEVELD H. Food Safety Management: A Practical Guide for the Food Industry. Canada: Academic Press, 2013. 1192p. PINTO P. S. A. Inspeção e Higiene de Carnes. 2ª Edição. Viçosa: Editora UFV, 2014. 389 p. RYAN J.M.; SYSTEMS R.; LAKE C. Guide to Food Safety and Quality During Transportation: Controls, Standards and Practices. Canada: Academic Press, 2014. 288p.