Capacitar médicos-veterinários para que utilizem e desenvolvam métodos científicos para avaliação de bem-estar animal. Promover boas práticas para melhorar o bem-estar dos animais. Melhorar a qualidade, produtividade e sustentabilidade das interações homem-animal.
1) Introdução ao curso: objetivos, metodologia, entrega de material para os seminários, e definição do tema para o trabalho de conclusão do curso. 2) Ética e legislação em bem-estar animal 3) Aspectos econômicos relacionados com boas práticas de bem-estar animal e programas de certificação 4) Biomarcadores, incluindo aspectos epidemiológicos e tecnologia de sensores na avaliação de bem-estar animal 4.1) Seminário virtual 1 & 2) Cenários interativos para a avaliação de bem-estar animal. Os seminários vão facilitar o trabalho individual e em grupo, com o estabelecimento de um banco de dados global sobre o desempenho dos estudantes nos cenários (Heleski, Zanella and Pajor, 2003; Zanella, 2008). A avaliação dos cenários irá preceder a abordagem na sala de aula e também o trabalho prático. 5) Indicadores e protocolos para avaliar o bem-estar de aves domésticas e coelhos 6) Indicadores e protocolos para avaliar o bem-estar de bovinos de corte e de leite 7) Indicadores e protocolos para avaliar o bem-estar de caprinos e ovinos; 8) Indicadores e protocolos para avaliar o bem-estar de equídeos e suínos 9) Indicadores e protocolos para avaliar o bem-estar de animais de peixes e animais aquáticos 10) Indicadores e protocolos para avaliar o bem-estar de animais utilizados em pesquisa 11) Indicadores e protocolos para avaliar o bem-estar de animais de companhia e esporte 12) Indicadores e protocolos para avaliar o bem-estar de animais não domesticados, mantidos em cativeiro ou em liberdade.
1) Introdução ao curso: objetivos, metodologia, entrega de material para os seminários, e definição do tema para o trabalho de conclusão do curso. 2) Ética e legislação em bem-estar animal 3) Aspectos econômicos relacionados com boas práticas de bem-estar animal e programas de certificação 4) Biomarcadores, incluindo aspectos epidemiológicos e tecnologia de sensores na avaliação de bem-estar animal 4.1) Seminário virtual 1 & 2) Cenários interativos para a avaliação de bem-estar animal. Os seminários vão facilitar o trabalho individual e em grupo, com o estabelecimento de um banco de dados global sobre o desempenho dos estudantes nos cenários (Heleski, Zanella and Pajor, 2003; Zanella, 2008). A avaliação dos cenários irá preceder a abordagem na sala de aula e também o trabalho prático. 5) Indicadores e protocolos para avaliar o bem-estar de aves domésticas e coelhos 6) Indicadores e protocolos para avaliar o bem-estar de bovinos de corte e de leite 7) Indicadores e protocolos para avaliar o bem-estar de caprinos e ovinos; 8) Indicadores e protocolos para avaliar o bem-estar de equídeos e suínos 9) Indicadores e protocolos para avaliar o bem-estar de animais de peixes e animais aquáticos 10) Indicadores e protocolos para avaliar o bem-estar de animais utilizados em pesquisa 11) Indicadores e protocolos para avaliar o bem-estar de animais de companhia e esporte 12) Indicadores e protocolos para avaliar o bem-estar de animais não domesticados, mantidos em cativeiro ou em liberdade. Aulas Práticas (2 horas/aula/grupo de 20 estudantes): Ministradas em Pirassununga 1) Análise comportamental, de saúde; coleta de amostras; análise laboratorial de bio-marcadores de bem-estar animal; sensores utilizados para avaliação de bem-estar animal 2) Protocolos para mensurar experiências subjetivas: conforto, contentamento, dor, medo, memoria, ansiedade em animais 3) Utilização prática de protocolos validados de avaliação de bem-estar animal em várias espécies de animais 4) Competição de avaliação de bem-estar animal (Heleski, Zanella & Pajor, 2003)
1) Broom, D.M. and Fraser, A.F. (2007) Domestic animal behaviour and welfare. CABI International, Oxfordshire, OX10 8DE, UK. 438 páginas 2) Fraser, D. (2008) Understanding animal welfare: the science in its cultural context. John Wiley & Sons, Oxford, OX4 2DQ, UK. 324 páginas. 3) Heleski, C.R.; Zanella, A.J. and Pajor, E. (2003) Animal welfare judging teams - a way to interface welfare science with traditional animal science curricula? Applied Animal Behaviour Science 81:279-289. 4) Heleski, C.; Mertig, A.; and Zanella, A.J. (2004) Assessing attitudes toward farm animal welfare: a national survey of animal science faculty members. J. Anim. Sci. 82:2806–2814 5) Heleski, C.; Mertig, A.; and Zanella A.J. (2005) Results of a national survey of US veterinary college faculty regarding attitudes toward farm animal welfare. JAVMA Vol. 226 (9), 1538-1546. 6) Siegford JM, Bernardo TM, Malinowski RP, Laughlin K, Zanella AJ. Integrating animal welfare into veterinary education: using an online, interactive course. J Vet Med Educ. 2005 Winter;32(4):497-504. 7) Siegford JM, Zanella AJ, Bernardo T, Wickens C, Laughlin K and Malinowski R. 2007 Leveraging expertise in animal welfare to create educational equity. Animal Welfare, 16:241-243 8) Zanella, A.J. (2008) Meeting the educational challenges to engage veterinarians in animal welfare science. Acta Veterinaria Scandinavica, 50(supp1): 54.