Seguindo uma tendência internacional, o uso de animais no ensino de graduação tem sido progressivamente substituído por alternativas, tais como programas de computador, manequins e simuladores, cadáveres de animais obtidos de maneira ética e atividades relacionadas ao atendimento de casos clínicos de rotina. A educação humanitária e o debate sobre alternativas ao uso de animais no ensino superior é uma questão relativamente recente no Brasil. Somente em 2008 foi aprovada a lei 11.794 que cria o Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA) e regulamenta o uso de animais no ensino e pesquisa. Sendo assim, a disciplina visa apresentar ao corpo discente os princípios éticos e legais no uso de animais no ensino superior e na pesquisa biomédica.
O uso de animais de laboratório no ensino e na pesquisa é frequente em diversas áreas do conhecimento, tendo particular relevância na Medicina Veterinária. Desta forma, essa disciplina abordará a evolução do uso de animais no ensino e na pesquisa no Brasil e como essa prática foi regulamentada.
1. Introdução à ciência de animais de laboratório. 2. Histórico da utilização de animais no ensino e na pesquisa. 3. Ética na utilização de animais no ensino e na pesquisa. 4. Legislação na utilização de animais no ensino e na pesquisa. 5. Bem-estar em animais de laboratório. 6. O papel do médico veterinário na ciência de animais de laboratório. 7. Modelos animais e procedimentos experimentais. 8. Eutanásia em animais de laboratório. 9. Objeção de consciência. 10. Métodos substitutivos e alternativos ao uso de animais.
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