Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
 
Patologia
 
Disciplina: VPT2202 - Patologia Animal
Animal Pathology

Créditos Aula: 7
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 105 h
Carga Horária de Extensão: 16 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem o objetivo de proporcionar condições para que o aluno compreenda as respostas teciduais por sistemas e reconheça e descreva as alterações anatomopatológicas que são observadas em maior frequência nos diferentes sistemas e nas diferentes espécies de animais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
9128068 - Claudia Momo
1122119 - Frederico Azevedo da Costa Pinto
 
Programa Resumido
O programa abrange a fisiopatologia e as alterações anatomopatológicas dos principais processos patológicos que acometem os sistemas dos órgãos nos animais domésticos.
 
 
 
Programa
O processo de ensino e aprendizagem da disciplina abordará a fisiopatologia e as grandes classes de processos patológicos com suas respectivas alterações anatomopatológicas que acometem os órgãos e sistemas dos animais domésticos.

São empregadas aulas teóricas, práticas e discussões de casos sobre os seguintes temas:

1.	Patologia do Sistema Respiratório
2.	Patologia do Sistema Hematopoiético e Linfopoiético
3.	Patologia do Sistema Circulatório
4.	Patologia do Sistema Digestório
5.	Patologia das Glândulas Anexas ao Sistema Digestório
6.	Patologia das Glândulas Endócrinas
6.	Patologia do Sistema Urinário
7.	Patologia do Sistema Genital Feminino e do Sistema Genital Masculino
8.	Patologia do Sistema Nervoso
9.	Patologia do Sistema tegumentar
11.	Patologia do sistema músculo-esquelético
12.	Patologia do olho e ouvido
 
 
 
Avaliação
     
Método
1) Duas provas dissertativas sobre o programa teórico; 2) Uma prova prática sobre prática necroscópica; 3) Uma avaliação de caso completo; 4) Avaliação complementar sobre outras atividades, exercícios e estudos.
Critério
A nota final será a média aritmética das cinco notas de atividades avaliativas descritas anteriormente (uma de cada prova teórica, uma da prova prática, uma da avaliação de caso e uma avaliação complementar); a perda de uma das avaliações poderá ser reposta por prova substitutiva (que inclui apenas o conteúdo perdido caso haja justificativa médica ou que abordará sua totalidade do semestre caso não haja justificativa para a ausência).
Norma de Recuperação
A recuperação constará de duas provas, cuja natureza ficará a cargo de cada disciplina, a serem realizadas no período indicado pelo calendário USP. A média final após a recuperação será a média aritmética da nota da avaliação final e da média da recuperação [Média pós-recuperação: (nota da avaliação final + média da recuperação)/2].
 
Bibliografia
     
1.	Carlton WW, McGavin MD Patologia veterinária especial de Thomson. 2ed. Artmed, Porto Alegre, 1998, 672p.
2.	Gross, TJ, Ihrke, PJ;, Walder, EJ, Affolter, VK Skin diseases of the dog and cat. Clinical amd Histopathologic diagnosis. 2nd Edition. Blackwell Publishing, 2005. 932p.
3.	Jones, TC, Hunt RD, & King NW Veterinary Pathology. 6ed. Lippincott Williams & Wilkins, Philadelphia, EUA, 1997, 1392p.
4.	Jones, TC, Hunt RD, & King NW Patologia Veterinária. Tradução 6ed. Editora Manole.
5.	JUBB, KV; KENNEDY, PC.; PALMER, N. Pathology of domestic animals. 5.ed. Vols. 1,2 e 3. 2007.
6.	McGavin, MD, Zachary, JF Bases da Patologia Veterinária. Tradução da 5ed. Mosby Elsevier, 2013.
7.	Santos, RL, Alessi, AC Patologia Veterinária. Editora Roca, São Paulo, 2011. 892p.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Responsáveis por animais que vieram a óbito no HOVET-USP, interessados externos que encaminharam cadáveres para serem avaliados pelo Serviço de Patologia Animal da nossa Unidade, médicos veterinários interessados no desfecho do caso de animais por eles encaminhados, representantes de órgãos públicos com interesse (tais como secretarias de saúde, centros de controles de zoonoses, delegados e outros), dentre outros possíveis.
Objetivos da atividade
Prover aos interessados no encaminhamento dos cadáveres um relatório acerca das alterações que colaboraram para o desfecho do caso encaminhado (óbito do animal em questão); promover aos estudantes uma oportunidade de treinamento real no cotidiano de trabalho de patologistas veterinários que trabalham com diagnóstico, possibilitando a discussão de casos completos e o estabelecimento do raciocínio em saúde que possibilita a compreensão global dos processos de adoecimento e morte.
Descrição da atividade
Para tanto, os estudantes realizarão o exame necroscópico completo do cadáver nos próprios do Departamento de Patologia, redigirão um relatório minucioso descritivo (que será anexado ao módulo de avaliacão de competências no e-disciplinas da USP), além de treinar a coleta e encaminhamento de material para exame histopatológico; posteriormente, os estudantes discutirão o caso completo com veterinários residentes do serviço, bem como conosco (corpo docente) e eventuais profissionais interessados nos casos em questão.
Indicadores de avaliação da atividade
Os relatórios submetidos no módulo de competências serão avaliados por docentes, médicos veterinários associados ao serviço e eventualmente consultores externos; serão contabilizados o número de exames necroscópicos realizados, confrontando-os com o número de relatórios gerados e enviados aos interessados. Antecipamos que cada estudante participante da atividade extensionista realizará um exame por período de quatro horas, o que deve gerar quatro descrições, discussões e relatórios ao longo do semestre.

Clique para consultar os requisitos para VPT2202

Clique para consultar o oferecimento para VPT2202

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP