Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
 
Patologia
 
Disciplina: VPT4101 - Toxicologia aplicada à Medicina Veterinária
Applied Toxicology in Veterinary Medicine

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Proporcionar aos alunos os conhecimentos de toxicologia veterinária, capacitando-os a compreender os fatores envolvidos na toxicidade de diversos agentes e seus efeitos nocivos no organismo animal, bem como as implicações na saúde humana de resíduos de produtos de uso veterinário e de agentes tóxicos nos animais de produção. Habilitar o aluno na prevenção, diagnóstico e tratamento das intoxicações dos animais domésticos. Possibilitar a vivência de realização do diagnóstico de intoxicação em animais de produção, em condições de campo (Fazenda Escola, em Pirassununga), por meio de treinamento prático, com coleta de informações com o tratador do animal, avaliação das condições de armazenamentos de insumos e coletas de agentes tóxicos, como, por exemplo, plantas tóxicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
91736 - Silvana Lima Gorniak
 
Programa Resumido
Introdução à toxicologia veterinária. Toxicocinética e toxicodinâmica. Avaliação da toxicidade.
Diagnóstico das intoxicações e conduta de urgência. Toxicologia do desenvolvimento. Plantas tóxicas. Praguicidas. Toxicologia dos medicamentos. Intoxicação por metais e por produtos domissanitários. Imunotoxicologia. Micotoxicoses. Zootoxinas. Toxicologia forense. Resíduos em produtos de origem animal.
 
 
 
Programa
Introdução à toxicologia veterinária: aspectos históricos e conceitos. Toxicocinética: vias de exposição, absorção, distribuição, biotransformação e eliminação dos agentes tóxicos. Toxicodinâmica: mecanismos de ação dos agentes tóxicos, relação concentração/dose-efeito nocivo. Avaliação da toxicidade. Diagnóstico das intoxicações e noções de toxicologia forense. Conduta de urgência nas intoxicações. Toxicologia do desenvolvimento. Plantas tóxicas ornamentais e de interesse agropecuário. Praguicidas: organoclorados e piretróides, organofosforados e carbamatos, herbicidas, acaricidas, fungicidas e raticidas. Toxicologia dos medicamentos. Intoxicação por metais. Intoxicação por produtos domissanitários. Imunotoxicologia. Micotoxicoses. Alimentos tóxicos para animais e drogas de uso ilícito. Zootoxinas. Toxicologia forense. Resíduos de substâncias químicas em produtos de origem animal. Viagem didática para o campus USP Fernando Costa, em Pirassununga, para realização de aula prática, visando o diagnóstico de intoxicação em animais de produção, em condições de campo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, teórico-práticas e práticas. Participação ativa nas atividades teórico-práticas e práticas, elaborando relatórios, discutindo e apresentados os resultados obtidos. Discussão de casos clínicos. Gincana toxicológica. Seminários. Estudos dirigidos.
Critério
A média final será obtida da seguinte forma: a) 1ª Prova - peso 3; b) 2ª Prova - peso 4; c) Avaliações da participação nas aulas teórico-práticas e práticas, bem como das demais atividades - peso 3.
Norma de Recuperação
A recuperação constará de duas provas a serem realizadas até uma semana antes do término do período de retificação de matrícula (estabelecido anualmente pelo Calendário USP). A média da avaliação final da disciplina entrará no computo da recuperação, sendo: média = média da avaliação final + média da recuperação ÷ 2.
 
Bibliografia
     
Catozo, R.G.; Paula, J.F.; Lima, L.R.; Spinosa, H.S.  Intoxicação em gatos atendidos em um hospital veterinário universitário da cidade de São Paulo: análise retrospectiva de 2010 a 2021. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 20, n. 1, e38329, p. 1-10, 2022. DOI: https://doi.org/10.36440/recmvz.v20i1.38329.

De Paula, J.F; Spinosa, H.S; Catozo, R,G.; Lima, L,R.; Baldini, B.P. Estudo retrospectivo de casos suspeitos de intoxicação em cães atendidos em um hospital veterinário universitário de São Paulo no período de 2010 a 2021. Archives of Veterinary Science, v.27, n. 3, p. 1-9, 2022.  http://dx.doi.org/10.5380/avs.v27i3.86608.

Gupta, R.C. Veterinary toxicology: basic and clinical principles. 3d. New York, Elsevier, 2018.

Hayes, A. W.; Kruger, C.L. Principles and methods of toxicology. 6 ed. Boca Raton, CRC Press, 2014. 

Klassen, C.D. Toxicology: the basic science of poisonous. 9ª ed., New York, MacMillan, 2019.

Lauri, L.S.; Górniak, S.L. Plantas ornamentais e alimentos de origem vegetal tóxicos para animais de companhia: um guia para o médico-veterinário. São Paulo: Troféu, 2021.

Monaco, L.M.; Meireles, F.C.; Abdullatif, M.T.G.V. Animais venenosos: serpentes, anfíbios, aranhas, escorpiões, insetos e lacraias. 2.ed.rev.ampl. – São Paulo: Instituto Butantan, 2017. (https://publicacoeseducativas.butantan.gov.br/web/animais-venenosos/pages/pdf/animais_venenosos.pdf)

Oga, S.; Camargo, M.M.A.; Batistuzzo, J.A.O. Fundamentos de Toxicologia. São Paulo, Atheneu, 2014.

Spinosa, H.S.; Górniak, S.L.; Palermo-Neto, J. Toxicologia aplicada à Medicina Veterinária. 2.ed. Barueri, Manole, 2020.

Tokarnia, C.H.; Brito, M.F.; Barbosa, J.D.; Peixoto, P.V.; Dobereiner, J. Plantas toxicas do Brasil para animais de produção. 2.ed. Rio de Janeiro, Helianthus, 2012.

Waldvogel, J.F.; Lauri, L.S.; Górniak, S.L. Plantas ornamentais e alimentos tóxicos para animais de companhia. Boletim Apamvet, v. 13, n. 2, p. 9-12, 2022.
 

Clique para consultar os requisitos para VPT4101

Clique para consultar o oferecimento para VPT4101

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP