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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
 
Zootecnia
 
Disciplina: ZAZ0210 - Solos
Soils

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2005 Desativação:

Objetivos
Fornecer ao aluno noções básicas sobre as características e propriedades dos solos, sob o ponto de vista pedológico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
64388 - Pedro Henrique de Cerqueira Luz
 
Programa Resumido
Estudo das propriedades físicas e químicas, das características e dos processos pedogenéticos do solo e suas inter-relações com o ambiente.
 
 
 
Programa
- Introdução ao estudo do solo. Evolução dos conhecimentos sobre o solo.
- Noções de petrologia e mineralogia. Alumino-silicatos.
- Natureza e propriedades das frações granulométricas.Textura.
- Composição geral do solo: fração gasosa, líquida, mineral e orgânica.
- Agregação e estrutura do solo. Densidade do solo e das partículas.
- Fração coloidal e fenômenos de superfície.
- Porosidade do solo. Ar e temperatura.
- Água no solo. Capacidade de campo e ponto de murcha permanente.
- Consistência do solo. Compactação e manejo.
- Cor do solo. Importância e interpretação.
- Fatores de formação dos solos. Processos pedogenéticos.
- Noções de classificação dos solos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aula expositiva, demonstração prática, visita a locais de diferentes unidades de solos.
Critério
P1 – 1ª Prova (peso 2); P2 – 2ª Prova (peso 2); Prova Substitutiva: toda matéria e será somente para o aluno que faltar na P1 ou P2, mediante justificativa aceita pelo professor.
Média Exercícios/Relatórios xE = (E1 + E2 + ... + En)/n (Peso 1).
Média Final (1ª Avaliação) = (2*P1 + 2*P2 + xE)/5
Norma de Recuperação
Constará de uma prova dissertativa (PD) sobre a matéria toda. A média final (2ª Avaliação) será composta pela média aritmética simples da nota final da disciplina (1ª Avaliação) + PD, ou seja, 2ª Avaliação = (1ª Avaliação + PD)/2.
 
Bibliografia
     
Básica

BRADY, N.C.; WEIL, R.R. Elementos da natureza e propriedades dos Solos. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 686p.
LEPSCH, I. F. 19 Lições de Pedologia. 1.ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 456p.
EMBRAPA – EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Sistema brasileiro de classificação de solos. 3.ed. Brasília, DF: Embrapa, 2013. 353p.
OLIVEIRA, J.B. Pedologia aplicada. 4.ed. Piracicaba: FEALQ, 2011. 592p.
RESENDE, M.; CURI, N.; REZENDE, S.B.; CORRÊA, G.F. KER, J.C. Pedologia: base para distinção de ambientes. 6.ed. Lavras: Ed. UFLA, 2014. 378p.
SANTOS, R.D.; CURI, N.; SHIMIZU, S.H. Guia Prático para Classificação de Solos Brasileiros. 1.ed. Lavras: Produção independente, 2015. 82p.
SANTOS, R.D.; LEMOS, R.C.; SANTOS, H.G.; KER, J.C.; ANJOS, L.H.C.; SHIMIZU, S.H. Manual de descrição e coleta de solo no campo. 6.ed. Viçosa: SBCS, 2013. 100p.

Complementar

KER, J.C.; CURI, N.; SCHAEFER, C.E.G.R. VIDAL-TORRADO, P. Pedologia: fundamentos. Viçosa: SBCS, 2012. 343p.
LEPSCH, I. F. Formação e Conservação dos Solos. 2.ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2010. 216p.
OLIVEIRA, J.B.; JACOMINE, P.K.T. & CAMARGO, M.N. - Classes Gerais de solos do Brasil. Guia auxiliar para seu reconhecimento. FUNEP, Jaboticabal, 1992.
PRADO, H. Manejo dos solos: descrições pedológicas e suas implicações. Livraria Nobel S/A, São Paulo, 1991. 117p.
PRADO, H. Manual de classificação de solos do Brasil. 2ªed. Jaboticabal: FUNEP. 1995. 197p.
 

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