Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
 
Engenharia de Alimentos
 
Disciplina: ZEA0564 - Físico-química
Physical Chemistry

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Apresentar ao aluno a descrição termodinâmica de soluções, objetivando a seguir introduzir os conceitos e o formalismo matemático do equilíbrio de fases (tendo como caso estudado o Equilíbrio Líquido-Vapor), bem como a resolução de problemas e análise de casos representativos do tema. Introduzir conceitos e diagramas de outros tipos de equilíbrios de fase importantes para a Engenharia de Alimentos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3399623 - Samantha Cristina de Pinho
 
Programa Resumido
Conceitos básicos sobre equilíbrio de fases. Descrição termodinâmica de soluções. Equilíbrio líquido-vapor: comportamento qualitativo e quantitativo. Introdução a outros tipos de equilíbrios de fases (equilíbrio líquido-líquido, equilíbrio líquido-líquido-vapor e equilíbrio sólido-líquido).
 
 
 
Programa
1. Introdução e importância da Físico-Química na Engenharia de Alimentos 2. Introdução ao equilíbrio de fases em sistemas multicomponente: equilíbrio líquido-vapor (ELV) 2.1. A natureza do equilíbrio em sistemas multicomponente 2.2. A regra das fases 2.3. Comportamento qualitativo do ELV 2.4. Modelos simples para o ELV: sistemas ideais 2.5. Desvios da idealidade do ELV 3. Introdução à teoria da termodinâmica de soluções 3.1. Relações entre as funções de sistemas com a composição variável 3.2. Propriedades termodinâmicas importantes em sistemas multicomponente em ELV 3.3. Fugacidade e coeficiente de fugacidade 4. Aplicações simples em termodinâmica de soluções 4.1. Propriedades da fase líquida a partir de dados do ELV (equilíbrio líquido-vapor) 4.2. Modelos para a energia livre de Gibbs em excesso 5. Introdução a outros tipos de equilíbrios de fases 5.1. Equilíbrio Líquido-Líquido, Equilíbrio Líquido-Líquido-Vapor e Equilíbrio Sólido-Líquido: fenomenologia e diagramas
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, exercícios aplicativos executados em sala e extraclasse, individualmente e/ou em grupo.
Critério
O aluno será aprovado se obtiver NF maior ou igual a 5,0, de acordo com o critério:

NF=0,20*TT + 0,40*PI + 0,40*TG
TT = média das notas dos testes teóricos
PI = nota da prova individual
TG = média das notas dos trabalhos em grupo

Caso NF < 5,0, o aluno poderá se submeter a uma avaliação substitutiva, versando sobre toda a matéria do semestre, cuja nota substituirá a menor nota dentre TT, PI e TG.
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
ABBOTT, MC; SMITH, JM; VAN NESS, HC (2007). Introdução à termodinâmica da engenharia química. 7a ed.: LTC, Rio de Janeiro.
ATKINS, PW; DE PAULA, J (2002). Físico-Química. 7a ed.: LTC, Rio de Janeiro, RJ. (volumes 1 e 3).
KORETSKY, MD (2008). Termodinâmica para Engenharia Química. LTC, Rio de Janeiro, RJ.
 

Clique para consultar os requisitos para ZEA0564

Clique para consultar o oferecimento para ZEA0564

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP