Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
 
Engenharia de Alimentos
 
Disciplina: ZEA0662 - Fenômenos de Transporte II
Transport Phenomena II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Fornecer os conceitos fundamentais dos mecanismos de transferência de calor em fluidos e sólidos e suas aplicações em processos industriais. Capacitar o aluno a modelar e resolver problemas de interesse em transferência de calor, com escolha adequada de hipóteses e uso de ferramentas correspondentes de solução. Disciplina de formação básica em engenharia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6545148 - Izabel Cristina Freitas Moraes
 
Programa Resumido
Introdução à transferência de calor. Condução de calor em regime permanente e em regime transiente. Convecção forçada em dutos e sobre corpos; convecção natural. Transferência de calor por radiação térmica. Transferência de calor com mudança de fase.
 
 
 
Programa
Introdução ao curso: conceitos fundamentais de transferência de calor e aplicações Transferência de calor por condução - Equação de Fourier Transferência de calor unidimensional em regime permanente (paredes plana, cilindro longo, capa esférica, paredes compostas em série) Transferência de calor unidimensional em regime permanente com contornos convectivos Tubos com isolamento: espessura crítica de isolamento Condução de calor em regime transiente Sistemas concentrados (resistência interna desprezível) Resistência interna não-desprezível (Unidimensional, Bi-dimensional e Tri-dimensional) Transferência de calor por convecção Coeficientes convectivos de transferência de calor Convecção forçada (Escoamento externo e Escoamento interno) Convecção livre Coeficiente global de Transferência de Calor Ebulição e condensação Transferência de calor por radiação
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas escritas, relatórios de aulas práticas e exercícios em classe ou extra-classe.
Critério
A média (M) será avaliada como: M = 0,40 x (P1 + P2) + 0,2 x RE, sendo P1 e P2 as notas das provas escritas e RE a média dos relatórios e exercícios. Será aprovado o aluno que obtiver M >= 5,0 (além de possuir freqüência >= 70%).
Norma de Recuperação
Aplicação de prova escrita individual sobre todo o conteúdo programático. A nota final NF será avaliada a partir da nota PR da prova de recuperação e da média entre a média MF obtida durante o semestre letivo conforme: NF = 0,5 x (PR + MF) estando aprovado o aluno que obtiver NF maior ou igual a 5,0.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica INCROPERA, F.P., DEWITT, D.P. Fundamentos de transferência de calor e de massa. 7ª Ed. LTC Editora, 2010. ÇENGEL, Y.A.; GHAJAR, A.F. Transferência de calor e massa: uma abordagem prática. Editora McGraw Hill. 4ª Ed., 2012. Bibliografia Complementar BENNETT, C.O., MYERS, J.E. Fênomenos de Transporte – Quantidade de Movimento, Calor e Massa. McGraw-Hill, 1978. BIRD,R.B., STEWART, W.E., LIGHTFOOT, E.N. Fenômenos de Transporte. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2004 ÇENGEL, Y.A.; GHAJAR, A.F. Transferência de calor e massa: uma abordagem prática. Editora McGraw Hill. 4ª Ed., 2012. GEANKÓPLIS, C. Transport Process and unit operations. 3 Ed. Prentice Hall, 1993. WELTI-CHANES, J.; VÉLEZ-RUIZ, J.F.; BARBOSA-CÁNOVAS, G.V. Transport phenomena in food processing. Boca Raton: CRC Press, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para ZEA0662

Clique para consultar o oferecimento para ZEA0662

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP