Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
 
Engenharia de Alimentos
 
Disciplina: ZEA0864 - Gestão Industrial
Industrial Management

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Introdução ao universo de gestão industrial de empreendimentos alimentares, considerando e explorando a interface entre tecnologia de processamento e Planejamento e Controle da Produção (PCP) com as demais áreas funcionais de uma organização, em especial Gente, Marketing e Viabilidade de Projetos (Econômica-Social-Ambiental). Sob esse propósito maior, a disciplina procura ainda contribuir com a formação de Engenheiros Cidadãos, a partir da exposição dos discentes aos contemporâneos paradigmas que marcam a gestão industrial de empreendimentos alimentares, a exemplo de Responsabilidade Social Corporativa e de Negócios de Impacto Social.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3029272 - Vivian Lara dos Santos Silva Rossignolo
 
Programa Resumido
Proposta de Pograma Resumido (REFORMULADO): Identidade contemporânea do alimento processado e novos paradigmas de gestão industrial. Marketing. Comportamento do consumidor e o novo consumidor de alimentos. Decisões de marketing mix em indústrias de alimentos. Administração de operações em organizações: aplicação às indústrias de alimentos. Planejamento agregado da produção. Plano mestre de produção. Controle de estoques. Programação de projetos.
 
 
 
Programa
Proposta de Programa Reformulado: Uniformizando conceitos de gestão. Sustentabilidade, Responsabilidade social corporativa e Negócios de impacto social. Introdução ao marketing. Comportamento do consumidor e o novo consumidor de alimentos. Decisões de marketing mix em indústrias de alimentos (produto/embalagem/marca, promoção/comunicação, preço, distribuição/comercialização). Administração de operações em indústrias de alimentos. Sistemas de administração de operações: planejamento agregado. Sistemas de administração de operações: plano mestre, de materiais e capacidade (controle de estoques).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Visando a tornar o aprendizado mais efetivo, os conceitos teóricos, apresentados em aulas expositivas pelo professor, serão trabalhos por meio da discussão de casos reais (brasileiros e internacionais) e da realização de exercícios e trabalhos. Durantes as aulas, os alunos serão estimulados a buscar e a discutir exemplos e aplicações práticas aos aspectos conceituais abordados. Em muitos casos, as discussões em sala de aula exigirão a leitura prévia, por parte dos alunos, de textos e artigos. Os conceitos também serão trabalhados por meio de atividades extra-classe, referindo-se à elaboração de trabalhos por parte dos alunos (individualmente ou em grupos). Complementarmente, planeja-se viabilizar visitas e/ou palestras concedidas por especialistas convidados
Critério
A avaliação será feita calculando-se a média simples do desempenho do aluno nos Exercícios (Peso 4) conduzidos ao longo do curso e no Trabalho Final (Peso 6).
Norma de Recuperação
Condução de prova escrita ou da apresentação de nova versão do trabalho final – decisão de responsabilidade exclusiva do docente.
 
Bibliografia
     
BATALHA, M.O. (coord.). Gestão agroindustrial. 2 ed., São Paulo: Atlas, 2001. CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: Um novo papel de Recursos Humanos nas organizações. 4 ed. Manole, 2014. KOTLER, P; KELLER, K.L. Administração de marketing. 12 ed. Pearson, 2006. MAXIMIANO, A.C.A. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados. São Paulo: Atlas, 2014. SILVA, V.L.; MAKISHI, F. Ensino-ação: Uma experiência de aprendizado por meio da extensão universitária. Revista de Graduação USP, v. 2, p. 141, 2017. SLACK, N.; CHAMBERS, S., JOHNSTON, R. Administração da produção. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
 

Clique para consultar os requisitos para ZEA0864

Clique para consultar o oferecimento para ZEA0864

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP