A disciplina que tem como objetivo contribuir para a formação em engenharia de alimentos a partir da introdução de um novo olhar à tecnologia de alimentos. Estar no lugar certo, na hora certa, no preço certo, atendendo, ainda, a determinados – e rigorosos – padrões de qualidade passa obrigatoriamente por um gerenciamento que transcende aos limites organizacionais da firma processadora, estendendo-se à gestão de toda a cadeia de suprimentos. Olhar sistêmico que contemporaneamente ganha novas nuances terminológicas, como de cadeias de valor, e que exige repensar sua linearidade, embutindo concepção de economia circular. Partindo desta proposta, a disciplina se estrutura no modelo C.H.A. (conhecimento, habilidade e atitude) de gestão de pessoas, que se desdobra na proposta de: introduzir perspectiva estratégica da distribuição de alimentos (Conhecimento); fomentar capacidade analítica, com ênfase nos limites e oportunidades do processamento de alimentos quando embebido em sistema produtivo maior (Habilidade); concomitante ao estímulo de uma nova postura, dentro e fora da sala de aula, fundamentada em aspectos essenciais do mundo contemporâneo no qual vivemos (Atitude).
Novos drivers de consumo, visão sistêmica e repensar dos padrões de qualidade. Visão estratégica da distribuição de alimentos. Introdução à gestão da cadeia de suprimentos, logística e de transportes. Tecnologia da informação e novos formatos de relacionamento
Identidade contemporânea do alimento processado. Repensar padrões de qualidade. Inovação aberta e colaborativa. Introdução à visão sistêmica. Metodologias de análise (cadeias de suprimento, cadeias de valor e canais de marketing). Marketing de alimentos e estratégias de distribuição. Introdução à canais de marketing. Introdução à gestão da cadeia de suprimentos, logística e de transportes. Planejamento do produção e controle do efeito chicote. Jogo da distribuição (controlando o efeito chicote). Tecnologia da informação e novos formatos de relacionamento.
Básica: ACKOFF, R.L.; SASIENI, M.W ACKOFF, R.L.; SASIENI, M.W. Pesquisa operacional. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos. 1974. BALLOU, R.H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. 4ª. Ed. Bookman. BATALHA, M.O. (coord.). Gestão do agronegócio: textos selecionados. São Carlos: EDUFSCar, 2005. BERTAGLIA, P.R. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2003. BOWERSOX; CLOSS. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. SP: Atlas, 2001. Caixeta-Filho, J.V. Pesquisa operacional: técnicas de otimização aplicadas a sistemas agroindustriais. 2 ed., São Paulo: Atlas, 2004. Caixeta-Filho, J.V.; Gameiro, A.H. (orgs.). Transporte e logística em sistemas agroindustriais. São Paulo: Atlas, 2001. CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operação. Prentice Hall, 2003. COUGHLAN, A.T.; ANDERSON, E.; STERN, L.W., EL-ANSARY, A.I. Canais de marketing e distribuição. 6 ed., São Paulo: Bookman, 2002. HILLIER, F.S.; LIEBERMAN, G.J. Introdução à pesquisa operacional. São Paulo: Universidade de São Paulo. 1988. NEVES, M.F.; THOMÉ E CASTRO, L (orgs.). Marketing e estratégia em agronegócios e alimentos. São Paulo: Atlas, 2003. PIRES, S.R.I. Gestão da cadeia de suprimentos: conceitos, estratégias, práticas e casos. São Paulo: Atlas, 2004. ROSENBLOOM, B. Canais de marketing: uma visão gerencial. São Paulo: Atlas, 2002. SHAPIRO, J.F. Modeling the supply chain. New York: Thomson Learning. 2001. SILVA, V.L.; SERENO, ALBERTO M. ; DO AMARAL SOBRAL, PAULO JOSÉ . Food industry and processing technology: on time to harmonize technology and social drivers. Food Engineering Reviews, v. 10, p. 1-13, 2018. dOI: 10.1007/s12393-017-9164-8 SILVA, V.L. Social drivers in food technology. 1. ed. Zurique: Springer, 2021. v. 1. 83p. TAYLOR, D. Logística na cadeia de suprimentos: uma perspectiva gerencial. São Paulo: Pearson, 2005. UK Food Group. Food, Inc. Corporate Concentration from Farm to Consumer. 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/270285330_Food_Inc_Corporate_Concentration_from_Farm_to_Consumer WAGNER, H.M. Pesquisa operacional. Rio de janeiro: Prentice-Hall do Brasil. 2ª. edição.1986. Complementar: Jogo da distribuição. https://www.supplychain247.com/article/lemonade_and_the_supply_chain 'Cliiping sobre inovação e mercado' https://www.ted.com/talks/howard_rheingold_the_new_power_of_collaboration#t-12046 'How the Internet of Things is helping solve real problems.' https://www.ted.com/talks/aruna_srinivasan_how_the_internet_of_things_is_helping_solve_real_problems 'Industry 4.0 and How Will It Shape Our Future.' https://www.ted.com/talks/can_ustertuna_industry_4_0_and_how_will_it_shape_our_future 'Inovação como pipoca'. https://smartup.life/why-innovation-is-like-popcorn/ Por onde anda você? Where have you been? Mapeamento dos egressos do curso de engenharia de alimentos da Universidade de São Paulo (MECEA 2019): http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/457 'TED Design thinking, solucionando problemas complexos.' https://www.youtube.com/watch?v=7fcqb2a5_ok 'The future of food.' https://www.ted.com/talks/michael_silverstein_the_future_of_food 'Vamos entender o que é inovação aberta?' https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/catalisa