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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
 
Engenharia de Alimentos
 
Disciplina: ZEA0961 - Distribuição de Alimentos
Food Distribution

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
A disciplina que tem como objetivo contribuir para a formação em engenharia de alimentos a partir da introdução de um novo olhar à tecnologia de alimentos. Estar no lugar certo, na hora certa, no preço certo, atendendo, ainda, a determinados – e rigorosos – padrões de qualidade passa obrigatoriamente por um gerenciamento que transcende aos limites organizacionais da firma processadora, estendendo-se à gestão de toda a cadeia de suprimentos. Olhar sistêmico que contemporaneamente ganha novas nuances terminológicas, como de cadeias de valor, e que exige repensar sua linearidade, embutindo concepção de economia circular. Partindo desta proposta, a disciplina se estrutura no modelo C.H.A. (conhecimento, habilidade e atitude) de gestão de pessoas, que se desdobra na proposta de: introduzir perspectiva estratégica da distribuição de alimentos (Conhecimento); fomentar capacidade analítica, com ênfase nos limites e oportunidades do processamento de alimentos quando embebido em sistema produtivo maior (Habilidade); concomitante ao estímulo de uma nova postura, dentro e fora da sala de aula, fundamentada em aspectos essenciais do mundo contemporâneo no qual vivemos (Atitude). 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3029272 - Vivian Lara dos Santos Silva Rossignolo
 
Programa Resumido
Novos drivers de consumo, visão sistêmica e repensar dos padrões de qualidade. Visão estratégica da distribuição de alimentos. Introdução à gestão da cadeia de suprimentos, logística e de transportes. Tecnologia da informação e novos formatos de relacionamento
 
 
 
Programa
Identidade contemporânea do alimento processado. Repensar padrões de qualidade. Inovação aberta e colaborativa. 

Introdução à visão sistêmica. Metodologias de análise (cadeias de suprimento, cadeias de valor e canais de marketing). 

Marketing de alimentos e estratégias de distribuição. Introdução à canais de marketing. 

Introdução à gestão da cadeia de suprimentos, logística e de transportes. Planejamento do produção e controle do efeito chicote. Jogo da distribuição (controlando o efeito chicote).

Tecnologia da informação e novos formatos de relacionamento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Visando a tornar o aprendizado mais efetivo, os conceitos teóricos, apresentados em aulas expositivas pelo professor, serão trabalhos por meio da discussão de casos reais (brasileiros e internacionais) e da realização de exercícios e trabalhos. Durantes as aulas, os alunos serão estimulados a buscar e a discutir exemplos e aplicações práticas aos aspectos conceituais abordados. Em muitos casos, as discussões em sala de aula exigirão a leitura prévia, por parte dos alunos, de textos e artigos. Os conceitos também serão trabalhados por meio de atividades extra-classe, referindo-se à elaboração de trabalhos por parte dos alunos (individualmente ou em grupos). Complementarmente, planeja-se viabilizar visitas e/ou palestras concedidas por especialistas convidados.
Critério
A avaliação será feita calculando-se a média simples do desempenho do aluno nos Exercícios (Peso 4) conduzidos ao longo do curso e no Trabalho Final (Peso 6).
Norma de Recuperação
Condução de prova escrita ou da apresentação de nova versão do trabalho final – decisão de responsabilidade exclusiva do docente.
 
Bibliografia
     
Básica:
ACKOFF, R.L.; SASIENI, M.W ACKOFF, R.L.; SASIENI, M.W. Pesquisa operacional. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos. 1974.
BALLOU, R.H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. 4ª. Ed. Bookman.
BATALHA, M.O. (coord.). Gestão do agronegócio: textos selecionados. São Carlos: EDUFSCar, 2005. 
BERTAGLIA, P.R. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2003.
BOWERSOX; CLOSS. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. SP: Atlas, 2001.
Caixeta-Filho, J.V. Pesquisa operacional: técnicas de otimização aplicadas a sistemas agroindustriais. 2 ed., São Paulo: Atlas, 2004.
Caixeta-Filho, J.V.; Gameiro, A.H. (orgs.). Transporte e logística em sistemas agroindustriais. São Paulo: Atlas, 2001.
CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operação. Prentice Hall, 2003.
COUGHLAN, A.T.; ANDERSON, E.; STERN, L.W., EL-ANSARY, A.I. Canais de marketing e distribuição. 6 ed., São Paulo: Bookman, 2002.
HILLIER, F.S.; LIEBERMAN, G.J. Introdução à pesquisa operacional. São Paulo: Universidade de São Paulo. 1988.
NEVES, M.F.; THOMÉ E CASTRO, L (orgs.). Marketing e estratégia em agronegócios e alimentos. São Paulo: Atlas, 2003.
PIRES, S.R.I. Gestão da cadeia de suprimentos: conceitos, estratégias, práticas e casos. São Paulo: Atlas, 2004.
ROSENBLOOM, B. Canais de marketing: uma visão gerencial. São Paulo: Atlas, 2002. SHAPIRO, J.F. Modeling the supply chain. New York: Thomson Learning. 2001. 
SILVA, V.L.; SERENO, ALBERTO M. ; DO AMARAL SOBRAL, PAULO JOSÉ . Food industry and processing technology: on time to harmonize technology and social drivers. Food Engineering Reviews, v. 10, p. 1-13, 2018. dOI: 10.1007/s12393-017-9164-8
SILVA, V.L. Social drivers in food technology. 1. ed. Zurique: Springer, 2021. v. 1. 83p.	
TAYLOR, D. Logística na cadeia de suprimentos: uma perspectiva gerencial. São Paulo: Pearson, 2005.
UK Food Group. Food, Inc. Corporate Concentration from Farm to Consumer. 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/270285330_Food_Inc_Corporate_Concentration_from_Farm_to_Consumer
WAGNER, H.M. Pesquisa operacional. Rio de janeiro: Prentice-Hall do Brasil. 2ª. edição.1986.


Complementar:

Jogo da distribuição.
https://www.supplychain247.com/article/lemonade_and_the_supply_chain
'Cliiping sobre inovação e mercado' https://www.ted.com/talks/howard_rheingold_the_new_power_of_collaboration#t-12046 
'How the Internet of Things is helping solve real problems.' https://www.ted.com/talks/aruna_srinivasan_how_the_internet_of_things_is_helping_solve_real_problems 
'Industry 4.0 and How Will It Shape Our Future.' https://www.ted.com/talks/can_ustertuna_industry_4_0_and_how_will_it_shape_our_future 	
'Inovação como pipoca'. 
https://smartup.life/why-innovation-is-like-popcorn/
Por onde anda você? Where have you been? Mapeamento dos egressos do curso de engenharia de alimentos da Universidade de São Paulo (MECEA 2019): http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/457 
'TED Design thinking, solucionando problemas complexos.' https://www.youtube.com/watch?v=7fcqb2a5_ok 
'The future of food.' https://www.ted.com/talks/michael_silverstein_the_future_of_food 
'Vamos entender o que é inovação aberta?'
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/catalisa 
 

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