Aprimorar conhecimentos sobre todos os aspectos envolvidos na cadeia produtiva, processadora e comercializadora de alimentos de origem animal. Criar uma visão crítica sobre as tecnologias de produção que afetam a qualidade dos alimentos, além das práticas de processamento, conservação, transporte, comercialização e preparo, que venham a interferir nos vários aspectos determinantes de qualidade física, química e microbiológica. Conhecer programas de controle de qualidade e de processos agroindustriais de produção. Aprofundar conhecimentos de logística.
Filosofia, conceitos básicos e ferramentas dos principais sistemas mundiais de gestão e sistemas de garantia da qualidade, certificação internacional.
- 1. Filosofia, Conceitos Básicos da Gestão da Qualidade.- 2. Definição de Qualidade.- 3. Sobrevivência na Nova Ordem Mundial, competitividade.- 4. Histórico da Qualidade.- 5. Benefícios Internos e Externos da Qualidade.- 6. A Gestão pela Qualidade Total (TQC, CWQC, Toyota, TQM, BSC, e 6 Sigma) e os Sistemas de Certificação Internacional da Qualidade.- 7. Ferramentas da Gestão pela Qualidade Total.- 8. Gestão da rotina: MASP, Brainstorming, Multivotação, GUT-CD, 5W2H, Fluxogramas, SDCA, Unidades Gerenciais Básicas, Programa 5S, Padronização da rotina, Procedimentos Operacionais e Instruções de Trabalho, FMEA, Auditorias Internas, Programa de Educação, Reuniões Relâmpago, Administração Visível, Monitoração de Clientes, Grupos Kaizen.- 9. Gestão da Melhoria: Planejamento Estratégico (longo, médio e curto prazo), PDCA, Sistema Ringi de Negociação, Workshop, Benchmarking, QFD, Política de RH, Marketing, Learning Organization, Custos ABC, Auditorias, Indicadores de Desempenho.- 10. Principais Sistemas de Garantia da Qualidade: Certificação Internacional da Qualidade.- 11. Sistemas de Certificação: ISO (9001, 14001, 17025 e 65), BS8800, SA 8000, OHSAS 18000, EUREP–GAP e USA-GAP.- 12. Metodologia de implantação, documentação, requisitos, participação da alta administração, gerência média e instâncias operacionais.- 13. Pré-auditoria, auditoria de certificação, auditorias de manutenção.- 14. Eficácia empresarial, mapa de processos, organização versus burocratização, motivação, trabalho em equipe.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Gestão da qualidade e garantia da qualidade - terminologia - NBR ISO 8402. Rio de Janeiro: ABNT, 1994a. 15 p.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Normas de gestão da qualidade e garantia da qualidade - Parte 1: Diretrizes para seleção da ISO. Rio de Janeiro: ABNT, 1994b. 18 p.EUREPGAP C/O FOODPLUS. EUREPGAP Protocol for Fresh Fruit and Vegetables. Cologne, Germany. http://www.eurep.orgEUTACHEM. 1995. Quantifying Uncertainty in Analytical Measurement. Londres. 92p.KUME, H. (Tradução Miyake, D.I.). 1993. Métodos Estatísticos para Melhoria da Qualidade. São Paulo. Editora Gente, 245 p.ISHIKAWA, K. Guide to quality control. Tokyo: Kraus Asian Productivity Organization, 1982. 221p.JURAN, J.M.; GRYNA, F.M. Juran controle da qualidade: métodos especiais de apoio à qualidade. São Paulo: Makron Books, 1993. 193p. MONTGOMERY, D.C. 1991. Introduction to Statistical Quality Control. New York. John Wiley & Sons Inc., 674 p.OAKLAND, J.S. (Tradução PEREIRA, A.G.). 1994. Gerenciamento da Qualidade Total. São Paulo. Nobel, 501 p.SARRIÉS, G.A.; S.R. VICINO; A.L. REYES. 2000. Qualidade Total e Certificação Internacional da Qualidade na Internet. CAPES e Proreitorias de Graduação e Pos Graduação da USP. Piracicaba. VIEIRA, S. Estatística para qualidade. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 472p.