Proporcionar uma visão geral do conceito de Marketing e Canais de Distribuição, que possibilite ao aluno compreender as inter-relações sistêmicas do Marketing e as demais funções presentes nas organizações. Para proporcionar maior aderência ao perfil dos alunos e entendimento dos conceitos teóricos, serão abordados cases de marketing em sistemas agroalimentares.
• Visão Geral da Administração de Marketing• O Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing• Planejamento Estratégico e o Papel do Marketing• Análise de Mercado e o Comportamento do Consumidor;• Segmentação do Mercado e Posicionamento;• Gestão de Produtos, Preços e Comunicação;• Canais de marketing: conceito e funções;• Fluxos desempenhados pelos canais de marketing;• Posicionamento do canal;• Configuração do canal: Integração vertical x terceirização; • Implementação de um canal de marketing: Poder, Conflito, Cooperação e Alianças Mercadológicas;• Canais eletrônicos;• Logística e Gestão da cadeia de suprimentos
BATALHA, M.O. (coord.). Gestão do agronegócio: textos selecionados. São Carlos: EDUFSCar, 2005.COUGHLAN, A.T., ANDERSON, E., STERN, L.W.; EL-ANSARY A.I. Canais de Marketing e Distribuição. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.KOTLER, Philip. Administração de Marketing (10ª ed. - Ed do Milênio). São Paulo. Prentice Hall. 2000.KOTLER, P.; KELLER, K.L.. Administração de Marketing. 12ª. ed.: Prentice Hall, São Paulo 2006. KOTLER, P. Marketing 3.0: Campus, São Paulo 2010PIRES, S.R.I. Gestão da cadeia de suprimentos: conceitos, estratégias, práticas e casos. São Paulo: Atlas, 2004.ROSENBLOOM, B. Canais de marketing: uma visão gerencial. São Paulo: Atlas, 2002.URDAN, A.T e URDAN, F.T – Marketing Estratégico no Brasil.: Atlas, São Paulo 2010