Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
 
Engenharia de Biossistemas
 
Disciplina: ZEB0571 - Gestão de Marketing e Canais de Distribuição
Marketing Management and Distribution Channels

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Proporcionar uma visão geral do conceito de Marketing e Canais de Distribuição, que possibilite ao aluno compreender as inter-relações sistêmicas do Marketing e as demais funções presentes nas organizações. Para proporcionar maior aderência ao perfil dos alunos e entendimento dos conceitos teóricos, serão abordados cases de marketing em sistemas agroalimentares.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
944201 - Fabiana Cunha Viana Leonelli
 
Programa Resumido
• Visão Geral da Administração de Marketing
• O Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing
• Planejamento Estratégico e o Papel do Marketing
• Análise de Mercado e o Comportamento do Consumidor;
• Segmentação do Mercado e Posicionamento;
• Gestão de Produtos, Preços e Comunicação;
• Canais de marketing: conceito e funções;
• Fluxos desempenhados pelos canais de marketing;
• Posicionamento do canal;
• Configuração do canal: Integração vertical x terceirização;
• Implementação de um canal de marketing: Poder, Conflito, Cooperação e Alianças Mercadológicas;
• Canais eletrônicos;
• Logística e Gestão da cadeia de suprimentos
 
 
 
Programa
• Visão Geral da Administração de Marketing
• O Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing
• Planejamento Estratégico e o Papel do Marketing
• Análise de Mercado e o Comportamento do Consumidor;
• Segmentação do Mercado e Posicionamento;
• Gestão de Produtos, Preços e Comunicação;
• Canais de marketing: conceito e funções;
• Fluxos desempenhados pelos canais de marketing;
• Posicionamento do canal;
• Configuração do canal: Integração vertical x terceirização;
• Implementação de um canal de marketing: Poder, Conflito, Cooperação e Alianças Mercadológicas;
• Canais eletrônicos;
• Logística e Gestão da cadeia de suprimentos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, estudos dirigidos e exercícios.
Critério
Duas provas, com questões dissertativas e/ou de múltipla escolha; exercícios em sala de aula.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito e/ou prova. Aprovação com média maior ou igual a 5,0.
 
Bibliografia
     
BATALHA, M.O. (coord.). Gestão do agronegócio: textos selecionados. São Carlos: EDUFSCar, 2005.
COUGHLAN, A.T., ANDERSON, E., STERN, L.W.; EL-ANSARY A.I. Canais de Marketing e Distribuição. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing (10ª ed. - Ed do Milênio). São Paulo. Prentice Hall. 2000.
KOTLER, P.; KELLER, K.L.. Administração de Marketing. 12ª. ed.: Prentice Hall, São Paulo 2006.
KOTLER, P. Marketing 3.0: Campus, São Paulo 2010
PIRES, S.R.I. Gestão da cadeia de suprimentos: conceitos, estratégias, práticas e casos. São Paulo: Atlas, 2004.
ROSENBLOOM, B. Canais de marketing: uma visão gerencial. São Paulo: Atlas, 2002.
URDAN, A.T e URDAN, F.T – Marketing Estratégico no Brasil.: Atlas, São Paulo 2010
 

Clique para consultar os requisitos para ZEB0571

Clique para consultar o oferecimento para ZEB0571

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP