O conjunto de conhecimentos e conceitos reunidos na disciplina de Empreendedorismo e Planos de Negócios deverá atender à demanda de informação que o profissional necessita para enfrentar o desafio de montagem de uma empresa e a capacitação gerencial no mercado de trabalho. Este profissional deve apresentar sólida base de conhecimentos científicos além de ser dotado de consciência política e visão crítica e global da conjuntura econômica, social e cultural do Brasil e do Mundo e que esteja preparado para: a) Gerenciar diferentes tipos de atividades ligadas à área do Agribusiness, inseridas no contexto micro e macroeconômico, otimizando os recursos disponíveis com o uso adequado de soluções técnica, social e economicamente viáveis; b) Desenvolver visão empreendedora e pró-ativa, agindo como empresário ou profissional autônomo com capacidade de contribuir positivamente para toda a sociedade na geração de resultados econômicos e empregos em seu segmento; e c) Conhecer o processo de elaboração de um plano de negócios de forma profissional na gestão de empresas do Agribusiness ou campo de trabalho correlato.
1. Visão estratégica de negócios:- Avaliação de oportunidades e ameaças de meio negocial- Avaliação de pontos fortes e fracos do ambiente interno das empresas2. Custo de produção e medidas de resultado econômico:- Classificação dos custos- Análise comparativa de custos- Correção de valores correntes- Análise de rentabilidade- Remuneração do empresário e do capital3. Empreendedorismo no agronegócio:- Tipos de negócio- Motivos de empreendedorismo- Técnicas de implantação de novos negócios- Análise de SWOT4. Técnicas para elaboração de projetos:- Seleção de projetos- Etapas de elaboração- Metodologia para tomada de decisões- Planos de Negócios
1. O empreendedorismo e o agronegócio: introdução.2. Tipos de negócio e oportunidades.3. Planejamento estratégico: conceituação.4. O Plano de Negócios: o processo de elaboração e de análise, objetivos e estratégias do Plano de Negócios.5. Plano de ação e administração estratégica: Implementação e controle.6. Desenvolvimento de negócios e estratégias de crescimento e marketing.7. Administração Estratégica de negócios e as estratégias competitivas.8. Avaliação e potencial de lucro do empreendimento.9. Estratégias de alavancagem financeira e análise de risco.
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